De acordo com o Guia PMBOK® 5, a definição de projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um
produto, serviço, ou resultado único”. O PMBOK® (Project Management Body of Knowledge ) ou Guia do
Conhecimento em Gerenciamento de Projetos contém todas as etapas do Gerenciamento de Projetos e, ainda, todos
os processos, divididos em 10 áreas do conhecimento. Os cinco grupos de processos, listados no PMBOK® 5, são:
Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e, Encerramento. Uma das áreas de conhecimento do
Gerenciamento de Projetos se refere ao Gerenciamento do Tempo, que possui 7 processos. Cada processo possui um
diagrama de fluxo de dados com entradas, ferramentas e técnicas, e saídas. São entradas do processo definir as
atividades do Gerenciamento do Tempo:
a) Atributos das atividades; Registro dos riscos; e, Calendário dos recursos.
b) Lista de atividades; Lista dos marcos; e, Especificações de escopo do projeto.
c) Linha de base do escopo; Fatores ambientais da empresa; e, Ativos de processos organizacionais.
d) Estrutura analítica dos recursos; Requisitos dos recursos das atividades; e, Análise de rede do Cronograma.