Durante o planejamento de segurança de dignitários, deve-se levar em conta a contribuição dos órgãos de segurança pública estaduais incumbidos do policiamento ostensivo e preventivo
a) para todos os deslocamentos do dignitário seja qual for a requisição de emprego de efetivo policial, que tem por objetivo providenciar a escolta através de batedores, bem como fechamento de vias durante o deslocamento, obrigatoriamente.
b) diretamente na escolta de qualquer dignitário, pois o elemento fardado inibe o cometimento de atentados, sendo necessário oficiar ao órgão de Polícia Militar do local do evento em que comparecerá a autoridade.
c) exceto durante os eventos em que o dignatário estiver presente, pois suas atribuições, em momento algum, refletem qualquer tipo de resultado no sucesso das ações de segurança.
d) para a garantia da ordem pública - atividade realizada pela Policia Militar/Brigada Militar e também pela Polícia Civil, sendo a última, inclusive encarregada pela escolta do dignitário, desde que solicitada pela sua assessoria.
e) se empregado no evento onde está presente o dignitário, como garantia da ordem pública e, eventualmente, o fornecimento de informações de interesse à equipe de segurança.