Os métodos de transporte, chamados modais de transporte, são o ferroviário, o rodoviário, o hidroviário, o aeroviário e o dutoviário. Esses modais diferenciam-se pela rapidez e variabilidade do tempo de serviço, pela amplitude de abrangência, pelo custo, pela segurança e estrutura de instalações necessária. O modal hidroviário ( fluvial e marítimo ) caracteriza-se como um sistema de transporte
a) adequado para transporte de cargas de baixos e médios valores e grandes volumes a distâncias longas, tais como grãos, minérios, cimento e cal, adubo e fertilizante, derivado de petróleo e contêineres. Apresenta um dos custos mais baixos, porém de alto custo de manipulação quando as cargas não são homogêneas.
b) ideal para produtos que necessitam de rapidez, produtos seguros e de volumes reduzidos, que apresentam custos altos.
c) ideal para rota de médias e curtas distâncias (650-800 km). Modal de maior flexibilidade, é o mais econômico para distâncias médias e curtas, mas apresenta custos bastante elevados quando usado por distâncias maiores.
d) ideal para transporte de grandes quantidades, como petróleo, grãos, produtos industrializados e minérios. Apresenta grandes variabilidades no tempo de viagem e é absolutamente dependente das estruturas de instalações. Apresenta custos variáveis conforme condições de infraestrutura e tempo de movimentação.
e) ideal para transporte de produtos líquidos ou gasosos a grande distância, com os custos mais baixos, mas totalmente dependente das estruturas de instalações.