Texto associado.
Em regra, a embarcação, em flutuação, tem seis possíveis movimentos: três deslocamentos e três rotações em relação aos três eixos que permitem a determinação de um ponto no espaço. Por ordem decrescente de interferência sobre a estabilidade e a manobrabilidade da embarcação, citam-se: o balanço (roll), caracterizado pelo giro da embarcação em torno do seu eixo longitudinal, o caturro (pitch), caracterizado pelo giro em torno do eixo transversal, e o cabeceio (yaw), caracterizado pelo giro em torno do eixo perpendicular ao plano de flutuação. Para o estudo dos esforços que ocorrem sobre o casco das embarcações, é estabelecida uma correlação entre essa estrutura flutuante e a viga estrutural submetida a esforços típicos da estabilidade de obras civis.
A partir dessas informações, julgue o próximo item acerca de
flexão pura em vigas, tensão de cisalhamento e deflexão de viga.
Quando a embarcação navega em mar e recebe ondas cujas
ortogonais às cristas estão alinhadas com o seu eixo
longitudinal, o momento fletor a meio navio será
determinado por valor proporcional a qL2
/8, desde que haja
uma crista à proa e outra crista à popa e o casco fique
apoiado majoritariamente sobre essas duas cristas, o
carregamento da embarcação possa ser representado por
carga (q) uniformemente distribuída ao longo do casco e o
comprimento da onda seja de (L) metros e igual
ao comprimento da embarcação. Com essa abordagem,
admite-se que o movimento predominante dessa embarcação
seja o caturro, e que o casco esteja submetido a flexão
composta reta.
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