Texto associado.
Em regra, a embarcação, em flutuação, tem seis possíveis movimentos: três deslocamentos e três rotações em relação aos três eixos que permitem a determinação de um ponto no espaço. Por ordem decrescente de interferência sobre a estabilidade e a manobrabilidade da embarcação, citam-se: o balanço (roll), caracterizado pelo giro da embarcação em torno do seu eixo longitudinal, o caturro (pitch), caracterizado pelo giro em torno do eixo transversal, e o cabeceio (yaw), caracterizado pelo giro em torno do eixo perpendicular ao plano de flutuação. Para o estudo dos esforços que ocorrem sobre o casco das embarcações, é estabelecida uma correlação entre essa estrutura flutuante e a viga estrutural submetida a esforços típicos da estabilidade de obras civis.
A partir dessas informações, julgue o próximo item acerca de flexão pura em vigas, tensão de cisalhamento e deflexão de viga.
Quando a embarcação navega em mar e recebe ondas cujas
ortogonais às cristas estão alinhadas com o seu eixo
longitudinal, a deflexão a meio navio será determinada por
valor proporcional a d = (5qL4
)/(384EI), desde que haja uma
crista à proa e outra crista à popa, e o casco fique apoiado
majoritariamente sobre essas duas cristas, o carregamento da
embarcação possa ser representado por carga (q)
uniformemente distribuída ao longo do casco, o
comprimento da onda seja de (L) metros e se iguale ao
comprimento da embarcação, E seja o módulo de
elasticidade e I seja o momento de inércia de uma seção
caixão (ou retangular oca) de eixo vertical maior que o eixo
horizontal, o momento de inércia da seção seja calculado por
I = (bp3 – bmpm
3
)/12, em que (b) é a boca, (p) é o pontal, (bm)
é a boca moldada e (pm) é o pontal moldado. Com essa
abordagem, admite-se que o movimento predominante dessa
embarcação seja o caturro.
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