Ao longo da última década, a administração pública brasileira
realizou inúmeros esforços e iniciativas articulados para gerar
valor às agências públicas e corporativas, por meio de uma tríade
de iniciativas voltadas à governança, gestão de riscos e
integridade.
Dentro dessa tríade, a gestão de riscos é fundamentalmente
voltada a:
✂️ a) coordenar ações que assegurem a conformidade dos agentes
aos princípios éticos, aos procedimentos administrativos e às
normas legais aplicáveis à organização; ✂️ b) definir o conjunto de procedimentos para identificar, analisar,
avaliar, tratar e monitorar fatores negativos que possam
afetar o alcance dos objetivos; ✂️ c) estabelecer os modos de interação que garantam o respeito
dos agentes públicos aos interesses dos proprietários e das
partes interessadas; ✂️ d) orientar as decisões, ações e controles para o alcance dos
resultados, abarcando os processos de direção e controle; ✂️ e) promover ganho de responsividade e legitimidade da gestão
perante os atores interessados, buscando elevar o valor
econômico e social da organização.