A estruturação e planejamento do processo de ensino-aprendizagem inicia-se com a
reflexão sobre as diferentes manifestações e vivências que as crianças tem na infância e
adolescência. Portanto, ao planejar é necessário identificar os diferentes momentos
históricos e sociais nos quais o processo pedagógico se insere considerando não somente
a transformação da sociedade ao longo das décadas; bem como é importante projetar a
evolução tático-técnica das modalidades no futuro. O ensino-aprendizagem-treinamento
dos esportes deve caracterizar-se por almejar o desenvolvimento da personalidade dos
alunos, facilitar e propiciar a aquisição e crescimento cultural, sendo o conhecimento da
área dos esportes sempre colocado em interação com uma consciência crítica sobre
saúde, qualidade de vida, conscientização de valores. Os Jogos de inteligência e
criatividade tática – JICT – é uma abordagem metodológica para o ensino dos esportes, a
respeito desta abordagem analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. No JICT é necessário na prática se desenvolver a compreensão tática do jogo, se
conhecer quais são os parâmetros constitutivos da compreensão (tática) dos esportes.
II. No JICT solicitam os processos cognitivos de atenção, antecipação, percepção,
memória/conhecimento, pensamento, tomada de decisão e inteligência.
III. No JICT o ensino do jogo é realizado em partes distintas, sendo primeiramente realizado
a aquisição de habilidades técnicas esportivas de forma isolada e que posteriormente em
um segundo plano será somado ao desenvolvimento do jogo como um todo, junto com
componentes táticos.
IV. No JICT é necessário a captação da informação relativa a particularidade da situação,
para a concretude da tomada de decisão.
✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas II e III estão corretas. ✂️ c) Apenas I, II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas I, II e IV estão corretas. ✂️ e) Todas estão corretas.