A gestão da sala de aula e a criação de um ambiente de aprendizagem são aspectos essenciais para a eficácia do ensino, especialmente quando se busca fomentar a participação ativa dos alunos. Em relação às estratégias de gestão de conflitos, organização do espaço físico e a motivação dos estudantes, assinale a alternativa correta:
a) A organização física da sala de aula, conforme a perspectiva de Howard Gardner, não deve priorizar a disposição em filas e fileiras para garantir a concentração dos alunos e a manutenção de uma melhor disciplina, sendo essa a configuração mais adequada para o estímulo das múltiplas inteligências.
b) O clima escolar, entendido como a qualidade das relações interpessoais no ambiente de ensino, tem um impacto direto sobre a motivação dos estudantes, sendo que a abordagem de Urie Bronfenbrenner destaca a importância dos sistemas ecológicos, incluindo o microssistema (relações diretas na sala de aula) e o exossistema (influências externas).
c) A gestão de conflitos na sala de aula, segundo Paulo Freire, deve ser conduzida por meio de técnicas democráticas, que busquem estabelecer o segmento às regras estabelecidas pelo professor, reforçando a hierarquia como elemento essencial da prática pedagógica.
d) A aprendizagem cooperativa, baseada nos estudos de Lev Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), requer que o professor adote uma postura neutra durante as interações em grupo, permitindo que os alunos encontrem suas próprias soluções para os desafios, sem interferência.
e) A disposição da sala de aula em formato de U, defendida por Jean Piaget, é ideal para manter o controle do professor sobre todos os alunos, limitando a comunicação entre eles e garantindo o foco no conteúdo ministrado.