Questões Educação Física Dança

Sobre o ensino da dança nas diferentes etapas do Ensino Fundamental (EF), analisar os i...

Responda: Sobre o ensino da dança nas diferentes etapas do Ensino Fundamental (EF), analisar os itens. I. No primeiro ciclo do EF, 1º e 2º anos, espera−se que os estudantes experimentem diferent...


1Q984435 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Sobre o ensino da dança nas diferentes etapas do Ensino Fundamental (EF), analisar os itens.

I. No primeiro ciclo do EF, 1º e 2º anos, espera−se que os estudantes experimentem diferentes danças dos contextos comunitário e regional, identificando seus elementos constitutivos e os diferentes ritmos musicais. Essa vivência deve pautar−se no respeito às diferenças culturais, que devem ser problematizadas com o coletivo.
II. No segundo ciclo do EF, 3º, 4º e 5º anos, objetiva−se que os alunos reconheçam as diversas possibilidades das danças urbanas e saibam definir quais são seus elementos constitutivos, bem como as capacidades físicas exigidas por essa modalidade artística.
III. No terceiro ciclo do EF, 6º e 7º anos, espera−se que os alunos conheçam danças do Brasil, danças do mundo e danças de matriz indígena ou africana, comparando as suas características e elaborando novas possibilidades para os ritmos já conhecidos.
IV. No quarto e último ciclo do EF, 8º e 9º anos, incentiva−se que os estudantes reconheçam as diversas possibilidades das danças de salão, saibam definir quais são seus elementos constitutivos e como realizar pesquisas sobre os diferentes tipos de danças de salão existentes, valorizando os conhecimentos prévios sobre a temática.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.