Texto associado. Ciclo menstrual leva a alterações estruturais no cérebro, diz estudo
Um estudo recente mostra que os hormônios que guiam o ciclo menstrual podem levar a alterações cerebrais nas pessoas que menstruam. Pesquisadoras da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, documentaram em detalhes as mudanças estruturais que ocorrem no cérebro à medida que os níveis dos hormônios relacionados à menstruação se alteram.
Publicado no periódico Human Brain Mapping , o estudo sugere que as mudanças estruturais no cérebro ocorridas durante a menstruação podem não estar limitadas às regiões associadas ao ciclo menstrual. Isso indica que ocorrem alterações em todo o cérebro ao longo da menstruação.
Segundo Helga Marquesini, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, já existem alguns estudos que mostram que o ciclo menstrual pode influenciar o funcionamento do cérebro, ativando ou desativando áreas que executam tarefas como fala, emoções e memórias.
Fonte: CNN Brasil. Adaptado.
O trecho abaixo tem como objetivo:
“Segundo Helga Marquesini, ginecologista do Hospital SírioLibanês em São Paulo, já existem alguns estudos que
mostram que o ciclo menstrual pode influenciar o
funcionamento do cérebro [...]” (último parágrafo)
✂️ a) Emitir a opinião de quem o redigiu. ✂️ b) Citar a opinião de um especialista. ✂️ c) Especular a respeito do baixo efeito dos hormônios. ✂️ d) Provocar uma discussão por meio de um relato não
científico. ✂️ e) Relatar o que ocorre fora do ciclo menstrual.