O fisioterapeuta, como integrante da equipe de um serviço
de follow-up, deve possuir um conhecimento aprofundado
sobre o processo das aquisições normais do
desenvolvimento global da criança. Além desse
conhecimento, o profissional deve estar familiarizado com
os diversos instrumentos de avaliação existentes, para
assim selecionar o mais adequado para o seu serviço ou
pesquisa. Assinale a alternativa que se refere ao
instrumento de avaliação do desenvolvimento de crianças
de zero a dois anos de idade, descrito abaixo:
O teste pode ser aplicado por vários profissionais da saúde
em crianças de 0 a 6 anos, classificando-a
dicotomicamente em risco ou normal. Composto por 125
itens distribuídos na avaliação de quatro áreas distintas do
desenvolvimento neuropsicomotor: motricidade ampla,
motricidade fina-adaptativa, comportamento pessoal social e linguagem. Esses itens são registrados através da
observação direta da criança e, para alguns deles, solicita-se que a mãe informe se o filho realiza ou não
determinada tarefa.
✂️ a) Medida de Função Motora Ampla (GMFM). ✂️ b) Test of Infant Motor Performance (TIMP). ✂️ c) Teste de Triagem Sobre o Desenvolvimento de MilaniComparetti. ✂️ d) Teste de Denver. ✂️ e) Inventário Portage Operacionalizado.