Com relação às recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministéri...

Questão de Medicina da banca IBFC aplicada no concurso Prefeitura de Fortaleza CE (2024). Confira a resolução completa abaixo:

Com relação às recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde para a alimentação complementar nos dois primeiros anos de vida, analise as afirmativas abaixo.

I. O consumo de alimentos ultraprocessados, doces e açúcar nos dois primeiros anos de vida são contraindicados.

II. O consumo de suco de frutas natural deve ser estimulado.

III. A base da alimentação complementar deve ser de preparações culinárias caseiras compostas por alimentos in natura e minimamente processados, incluindo todos os grupos alimentares (cereais e tubérculos, leguminosas, hortaliças, carnes e ovos), com ingredientes culinários e temperos naturais.

IV. Os cuidadores não devem forçar a criança a comer e não devem adicionar leite ou suco às preparações para melhorar a aceitação.

Assinale a alternativa correta: