Início

Questões de Concursos 2001

Resolva questões de 2001 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q264265 | Teoria e Normas de Segurança, Mêcanica de Automóveis, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 1a, FCC

O sistema de injeção eletrônica, instalada nos veículos automotores modernos, vém substituindo, de maneira eficiente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q477092 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Os receptores formam uma parte importante do sistema de comunicação química que todos organismos multicelulares usam para coordenar as atividades de suas células e de seus órgãos. Sem eles nós não seríamos melhores que um amontoado de amebas.

H.P. Rang e J.M. Ritter. Farmacologia. 3.ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ed. 1997, p. 5 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Até o presente momento, foram identificados apenas dois tipos de receptores: os acoplados a canais iônicos - como por exemplo o receptor nicotínico - e os acoplados a sistemas de segundos mensageiros intracelulares - como por exemplo o receptor betaadrenérgico.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q741325 | Economia, Economista Júnior, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A teoria da oferta e demanda, que estuda as interações entre vendedores e compradores em uma economia de mercado, constitui o cerne do estudo dos fenômenos econômicos. Utilizando os conceitos essenciais dessa teoria, julgue os itens abaixo.

Supondo-se as elasticidades da oferta e da demanda finitas, quando o preço da gasolina cai, a demanda de óleo de motor aumenta e isso provoca, ceteris paribus, uma alta no preço do óleo de motor, se esse produto for um bem normal.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q148772 | Informática, Normalização, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE RJ, NCE UFRJ

Abaixo estão elencadas características inerentes à 1a, 2a e 3a formas normais, utilizando-se os conceitos de tabelas, linhas e colunas. A característica que define exclusivamente a 2a FN, diferenciando-a da 1a FN, e não caracterizando-a como 3a FN, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q364764 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Queimados RJ, NCE

Foram prescritos 1500 mL de Soro Glicosado a 5% para um paciente, para ser administrado em um período de 24 horas. O gotejamento, em gotas por minuto, deve ser de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q475834 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

O teor de cinzas é um parâmetro físico-químico de identidade e qualidade estabelecido para vários produtos de origem vegetal ou animal. Com relação ao teor de cinzas, julgue os itens abaixo.

Esse parâmetro reflete o conteúdo de minerais na amostra, como cálcio, fósforo, zinco, cobre, magnésio e enxofre.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q475720 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Considerando os processos de eliminação de fármacos do organismo, julgue os itens a seguir.

Reações enzimáticas de biotransformação ocorrem de forma indiscriminada nas várias células do organismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q354199 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contador, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da conta estoques de uma indústria petroquímica.

Aplicando o conceito de custeio variável para os estoques, a depreciação não entra no custo de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q547207 | Informática, Arquivos, Auxiliar de Propriedade Industrial, INPI, NCE

João escreve uma carta para José e salva o arquivo com o nome de "José". Depois ele resolve mandar a mesma carta para a Maria, mudando apenas o primeiro parágrafo. Ele abre o arquivo "José" e faz as alterações, depois usa o comando "salvar como" e muda o nome do arquivo para "Maria". O arquivo "José":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q265138 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 1a, FCC

Texto associado.

Cuidado, isso vicia

Quem precisava de uma desculpa definitiva para fugir da malhação pode continuar sentadão no sofá. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) demonstra que, a exemplo do que ocorre com drogas como o álcool e a cocaína, algumas pessoas podem tornar-se dependentes de exercícios físicos. Ao se doparem, os viciados em drogas geralmente
experimentam um bem-estar, porque elas estimulam, no sistema nervoso, a liberação da dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. A privação da substância, depois, produz sintomas que levam a pessoa a reiniciar o processo, num ciclo de dependência. Os exercícios físicos podem resultar em algo semelhante. Sua prática acarreta a liberação da endorfina, outro neurotransmissor, com propriedades analgésicas e entorpecentes. É como se os exercícios físicos estimulassem a liberação de drogas do
próprio organismo.
Às vezes, a ginástica funciona como uma válvula de escape para a ansiedade, e nesses casoso prazer obtido pode gerar dependência. Na década de 80, estudiosos americanos demonstraram que, após as corridas, alguns maratonistas sentiam euforia intensa, que os induzia a correr com mais
intensidade e freqüência. Em princípio, isso seria o que se pode considerar um vício positivo, já que o organismo se torna cada vez mais forte e saudável com a prática de exercícios. Mas existem dois problemas. Primeiro, a síndrome da abstinência: quando não tem tempo para correr, a pessoa fica irritada e ansiosa. Depois, há as complicações, físicas ou no relacionamento social, decorrentes da obsessão pela academia. Atletas compulsivos chegam a praticar exercícios mais de uma vez ao dia, mesmo sob condições adversas, como chuva, frio ou calor intenso. E alguns se exercitam até quando lesionados.


(Revista VEJA, edição 1713, 15/08/2001)

Considere as seguintes afirmações:

I. A comparação entre exercícios físicos e utilização de drogas é possível porque, em ambos os casos, a dependência é causada tão-somente por fatores psicológicos.
II. A dopamina e a endorfina são neurotransmissores que, de modo combinado, fazem com que algumas pessoas se tornem dependentes de exercícios físicos.
Nosso organismo, estimulado pela prática de exercícios físicos, libera a endorfina, um neurotransmissor que pode causar dependência comparável à causada pelas drogas.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q741674 | Economia, Economista Júnior, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A teoria da oferta e demanda, que estuda as interações entre vendedores e compradores em uma economia de mercado, constitui o cerne do estudo dos fenômenos econômicos. Utilizando os conceitos essenciais dessa teoria, julgue os itens abaixo.

A preocupação recente com a boa forma física multiplica o número de academias de ginástica, contribuindo, assim, para deslocar a demanda de equipamentos de musculação para baixo e para a esquerda.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q458118 | Direito Empresarial e Comercial, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Até os dias atuais, remanesce a dificuldade em se distinguir os atos comerciais dos atos civis. Em virtude dessa dificuldade, alguns autores chegaram até mesmo a propalar a inexistência de objeto próprio para o direito comercial, sustentando que tal direito não consistia uma disciplina autônoma. Tendo em vista essa circunstância, julgue os itens subseqüentes.

As operações imobiliárias e agrícolas, mesmo que praticadas por sociedades anônimas, são consideradas atividades civis regidas pelo direito civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q458240 | Direito Empresarial e Comercial, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Até os dias atuais, remanesce a dificuldade em se distinguir os atos comerciais dos atos civis. Em virtude dessa dificuldade, alguns autores chegaram até mesmo a propalar a inexistência de objeto próprio para o direito comercial, sustentando que tal direito não consistia uma disciplina autônoma. Tendo em vista essa circunstância, julgue os itens subseqüentes.

A emissão de letras de câmbio é considerada ato comercial e rege-se, portanto, pelo direito comercial, ainda que praticada por sujeito não-comerciante.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q594555 | Química, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

No século XVIII, surgia a doutrina das "assinaturas", que defendia a idéia de que as formas de tratamento das doenças deveriam ser buscadas nos locais onde elas eram contraídas. Foi assim que, em 1763, o reverendo Edward Stone relatou sucesso no uso de extratos de casca do salgueiro — Salix alba — no tratamento antifebril da malária, doença adquirida em regiões pantanosas, nas quais crescia o referido vegetal. No século seguinte, seria isolado o ácido acetilsalicílico (AAS), que originou o grupo farmacológico dos antiinflamatórios não-esteroidais, fármacos amplamente utilizados como analgésicos, antipiréticos e antiinflamatórios.

Com relação às idéias contidas no texto acima e à farmacologia, julgue os itens abaixo. A obtenção industrial de fármacos ocorre em várias fases. Inicia-se com ensaios denominados pré-clínicos, nos quais são testadas in vitro as propriedades farmacodinâmicas, farmacocinéticas e tóxicas em animais. Posteriormente, ocorrem os testes clínicos, divididos em três fases. Na primeira fase, a droga é testada em voluntários normais e em populações com distúrbios hepáticos ou renais, avaliando-se a segurança do medicamento e sua farmacocinética. Caso não haja problema, segue-se à fase seguinte, objetivando testar a eficácia terapêutica e as dosagens, que são conduzidas em número restrito de pacientes selecionados. Finalmente, na terceira fase, a droga é utilizada em uma amostra numerosa de indivíduos (de 500 a 3.000 pacientes), avaliando-se a segurança e a eficácia. Passadas as três fases, a droga poderá ser comercializada, não havendo etapas posteriores definidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q521596 | Auditoria, Analista Técnico, SUSEP, ESAF

Assinale a afirmativa falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q262755 | Teoria e Normas de Segurança, Primeiros Socorros, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 1a, FCC

Uma vítima de acidente de trânsito, sofreu profundos cortes nos braços e nas pernas. Nesse caso, para estancar o sangramento (hemorragia) deve-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q524800 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Técnico, SUSEP, ESAF

De acordo com a NBC-T-11 – Normas de Audito-ria Independente das Demonstrações Contábeis, o parecer com ressalva deve utilizar as expres-sões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q253123 | Matemática, Equações e inequações, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 1a, FCC

Uma pessoa sabe que, para o transporte de 720 caixas iguais, sua caminhonete teria que fazer no mínimo X viagens, levando em cada uma o mesmo número de caixas. Entretanto, ela preferiu usar sua caminhonete três vezes a mais e, assim, a cada viagem ela transportou 12 caixas a menos. Nessas condições, o valor de X é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.