Início

Questões de Concursos 2001

Resolva questões de 2001 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q787835 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Em muitas aplicações industriais, são usados circuitos eletrônicos de potência denominados inversores para, por exemplo, o controle de velocidade em motores CA síncronos e de indução e o aquecimento por indução. Esses dispositivos são usados também como fontes de alimentação para aeronaves, fontes de alimentação de funcionamento contínuo (no-breakes) e na transmissão em alta tensão CC. Por sua vez, os chamados cicloconversores são circuitos eletrônicos de potência variadores de freqüência utilizados, principalmente, para o controle de velocidade de motores CA e como fontes de freqüência constante. Com relação aos inversores e aos cicloconversores, julgue os itens seguintes. Os cicloconversores costumam operar de modo eficiente para freqüências acima do dobro da freqüência da fonte CA de entrada.
  1. ✂️
  2. ✂️

903Q452507 | Direito do Trabalho, Organização Sindical, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com relação à NR-7, que tem como objetivo monitorar, individualmente, aqueles trabalhadores expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos, julgue os seguintes itens.

O PCMSO deve incluir, entre outras providências, a realização obrigatória dos exames médicos admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

904Q810142 | Legislação Federal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à adoção no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em regra, a adoção prescinde de prévio estágio de convivência com a criança ou o adolescente.

  1. ✂️
  2. ✂️

905Q476072 | Farmácia, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Queimados RJ, NCE

Muitas essências de flores podem ser obtidas em laboratório. Para isso basta aquecer as pétalas com água em balão munido de refrigerador. A mudança de estado físico que participa desse processo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q744152 | Economia, Analista, BACEN, ESAF

Com relação a um mercado monopolista, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q366591 | Enfermagem, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Um enfermeiro do trabalho defronta-se, pelas características de sua função, com um impasse ético, pois é, na maioria das vezes, empregado do capital, assim como os demais trabalhadores da mesma empresa e está sujeito às mesmas incertezas e a riscos semelhantes. Apesar disso, ele tem o dever de preservar a saúde do trabalhador. Quanto à segurança e saúde do trabalho e à atuação do enfermeiro no âmbito das relações trabalhistas, julgue os itens abaixo.

A NR que rege o uso de equipamento de proteção individual (EPI) é a NR-6. Essa norma estabelece que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, no ato de admissão, o EPI pertinente à sua função, atendidas as peculiaridades de cada atividade profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

908Q610371 | Informática, Normalização, Analista, BACEN, ESAF

Analise as seguintes afirmações relativas à lógica formal.

I. Os argumentos analógicos podem ser apreciados na base da maior ou menor probabilidade com que suas conclusões são estabelecidas.

II. Um critério para apreciação de um argumento analógico é o número de entidades entre as quais se afirmam as analogias.

III. É impossível submeter à prova uma hipótese, se dela forem dedutíveis alguns fatos observáveis.

IV. O operador condicional opera sobre três expressões. A primeira é avaliada e, se falsa, a expressão toda assume o valor da segunda expressão; caso contrário, assume o valor da terceira expressão.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q358224 | Direito Penal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Com a soma das penas privativas de liberdade, Lino encontrase condenado definitivamente a 58 anos de reclusão. Iniciou o cumprimento das reprimendas em setembro de 1986, tendo expiado, assim, mais de quinze anos. Nenhuma das condenações de Lino foi por crime hediondo ou equiparado, sendo reincidente em crime doloso, com excelente comportamento carcerário. Nessa situação, considerando que o limite máximo de cumprimento de pena é de trinta anos, Lino preenche o requisito objetivo-temporal para postular a concessão de livramento condicional.
  1. ✂️
  2. ✂️

910Q746839 | Economia, Economista Júnior, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos e aborda temas como a mensuração da renda, a inflação e o desemprego. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Freqüentemente citada como um dos efeitos mais lesivos da inflação, a redistribuição arbitrária de riqueza em benefício dos agentes credores não é logicamente implicada por todos os fenômenos inflacionários.

  1. ✂️
  2. ✂️

911Q753258 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Engenharia, Petrobras, CESPE CEBRASPE

No período de 24 horas, coletou-se uma amostra composta por várias alíquotas de uma amostra de água residuária industrial bruta (sem tratamento). A amostra foi transportada para um laboratório, onde foi examinada, tendo-se tomado todas as precauções técnicas de preservação, transporte e exame, seguindo-se os métodos padronizados preconizados pela Resolução CONAMA n.o 20/1986.

No exame, foram obtidos, entre outros, os seguintes resultados:

• DBO = 620 mg/L O2;

• DQO = 590 mg/L O2;

• índice de Ryznar = 8,02;

• NTK = 30 mg/L N;

• sólidos sedimentáveis = 62 mL/L.

Com relação aos resultados do boletim de exame e aos procedimentos que podem ter sido utilizados na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Em face dos valores de DBO e DQO obtidos, é correto concluir que houve erro na determinação laboratorial, devendo-se repetir o processo de amostragem e exame.

  1. ✂️
  2. ✂️

912Q388992 | História, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Há incertezas quanto ao futuro do mundo, e elas não são apenas reflexo dos atos de terror que abalaram os EUA na manhã de 11 de setembro de 2001. Bem antes disso, uma voz abalizada - a do historiador Eric Hobsbawm - já alertava para o fato de não se saber para onde seguir ante uma nova realidade: após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o colapso do socialismo no Leste europeu e a emergência isolada do predomínio norte-americano na cena internacional. Relativamente a esse quadro, julgue os itens que se seguem.

Na América Latina, a superação da recente crise argentina consolidou o Mercado Comum do Sul, o MERCOSUL, afastando as divergências entre seus integrantes, a começar pela harmonização das taxas alfandegárias e pela adoção de uma política cambial comum.

  1. ✂️
  2. ✂️

913Q424065 | Direito Constitucional, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Em relação à competência, julgue os itens que se seguem.

Ação de indenização movida por particular que teve seu veículo abalroado em Brasília por viatura do estado de Minas Gerais deve tramitar na Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, tendo em vista o foro privilegiado dos estados-membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

914Q750467 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

O Regulamento de Defesa Sanitária Vegetal, Decreto n.º 24.114, de 12 de abril de 1934, apesar de tratar-se de uma legislação bem antiga, ainda é considerado muito avançado nos seus conceitos. Amparado nas diretrizes desse regulamento, julgue as providências tomadas nas situações hipotéticas apresentadas nos itens que se seguem.

Um fiscal federal agropecuário do Posto de Vigilância Agropecuária (PVA) localizado no porto de Recife – PE, ao inspecionar a chegada de um lote de arroz vindo da Indonésia detectou a presença de uma praga perigosa, não existente no Brasil e altamente patogênica. De imediato, ele procedeu à apreensão e inutilização de todo o lote.

  1. ✂️
  2. ✂️

915Q476304 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

O processo de análise de toxinas nos grãos, tais como as aflatoxinas, inicia-se com o procedimento de amostragem do produto, que muitas vezes se encontra estocado em grandes silos. Acerca dos procedimentos de amostragem com grãos, julgue os seguintes itens.

O objetivo da amostragem é obter amostras de um produto que tenham características intrínsecas as mais semelhantes possíveis às da população de grãos amostrada.
  1. ✂️
  2. ✂️

916Q358042 | Direito Penal, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Eduardo foi denunciado pelo órgão do MP pela prática de crime contra a ordem tributária, pois, com o intuito de não pagar ICMS, determinou a escrituração de várias notas fiscais falsas no livro de registro de entrada de mercadorias. A exordial acusatória foi instruída com as notas fiscais, laudos documentológico e de perícia contábil, cópia dos livros fiscais e auto de infração, contra o qual Eduardo interpôs recurso junto à administração fazendária, tendo o conselho de contribuintes anulado-o por vício formal, em face da ausência de assinatura do representante legal da empresa autuada. Nessa situação, caberá habeas corpus para trancar a ação penal por falta de justa causa.

  1. ✂️
  2. ✂️

917Q753319 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Engenharia, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, acerca de diferentes tipos de solos.

Em uma camada argilosa saturada por capilaridade, as tensões efetivas devido ao peso próprio serão menores que as tensões totais.

  1. ✂️
  2. ✂️

918Q741557 | Economia, Analista Técnico, SUSEP, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q369096 | Enfermagem, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

No âmbito da economia globalizada, as empresas têm buscado melhores índices de produtividade e custos cada vez mais reduzidos, esquecendo-se, muitas vezes, dos cuidados com a saúde do trabalhador, acarretando, em conseqüência, o surgimento de novas doenças relacionadas à evolução tecnológica e às exigências de produtividade. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Os únicos fatores considerados relevantes na caracterização da exposição aos fatores de risco são a região anatômica exposta e o tempo de exposição.

  1. ✂️
  2. ✂️

920Q458185 | Direito Empresarial e Comercial, Assistente Jurídico, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

A sociedade anônima é tipo societário destinado, normalmente, à formação de grandes empresas, cujo funcionamento e cuja administração não dependem diretamente da figura dos sócios. Seu capital é dividido em ações, que são títulos de livre cessibilidade que incorporam os direitos dos sócios, chamados acionistas, cuja responsabilidade, assim como nas sociedades por quotas, é limitada. A respeito das sociedades anônimas, julgue os itens a seguir.

A responsabilidade dos acionistas é limitada ao valor patrimonial das ações subscritas ou adquiridas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.