Início

Questões de Concursos 2002

Resolva questões de 2002 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1981Q318063 | Administração Geral, Recompensas e Punições, Analista, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Os componentes da Remuneração Total de um funcionário são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1982Q468338 | Direito Tributário, Administração tributária, Fiscal de Tributos Estaduais Prova 2, SEFA PA, ESAF

Considerando o que dispõe a lei que rege os procedimentos administrativo-tributários, assinale a proposição verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1983Q417144 | Direito Civil, Sucessão Testamentária, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

São condições de validade jurídica do testamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1984Q547199 | Informática, Rede Dial up, Analista Financeiro, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Nas questões de 6 a 8 que avaliam Noções de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados.

Acerca da Internet, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Pedro, desejando obter informações na Internet acerca de um determinado assunto, acessou, por meio de uma rede dial-up, um site de busca com a ajuda de um navegador de Internet. Porém, toda vez que tentava acessar o site de busca, Pedro obtinha a mensagem de que o acesso ao site desejado era impossível.

Nessa situação, o acesso não foi efetivado pelo fato de que, entre outros possíveis problemas, o acesso a sites de busca utilizando-se navegadores de Internet não pode ser realizado por meio de redes dial-up.

  1. ✂️
  2. ✂️

1985Q257160 | Português, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 20a REGIÃO, FCC

A frase redigida com clareza e correção é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1986Q806026 | Legislação e Decretos, Consolidação das Leis Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 6a, CESPE CEBRASPE

Por serem necessários conhecimentos específicos, uma empresa que atua na venda e manutenção de equipamentos hospitalares contratou como empregado um técnico de nacionalidade finlandesa, firmando o contrato no país de origem daquele técnico. Esse empregado foi lotado em uma filial da empresa localizada na cidade de João Pessoa – PB; porém ele prestou serviços apenas na cidade de Recife – PE. Após a terminação do contrato, houve a recusa do empregado no recebimento de parcelas rescisórias, e foi movida uma ação de consignação em pagamento, com valor da causa estipulado em montante equivalente a cem salários mínimos. Essa ação foi originalmente proposta perante uma das varas do trabalho localizadas em Recife – PE.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.

As atas relativas à audiência havida nessa ação de consignação em pagamento serão formalmente lavradas pelo diretor da secretaria da vara do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

1987Q729486 | Direito Internacional, Domínio Público Internacional Pólo Norte, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao regime jurídico e à disciplina do domínio público internacional, julgue os seguintes itens.

Os Estados-partes no Tratado da Antártica renunciaram a eventuais pretensões de domínio sobre o todo ou sobre parte do continente, estabelecendo um regime jurídico de não-militarização da área, que deve ser destinada a fins pacíficos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1988Q353944 | Contabilidade Geral, Operações Financeiras, Contador, ELETROBRÁS, NCE

A Cia Alfa em 30/09/2001 possuía Ações em Tesouraria no valor de R$ 200.000,00 equivalente a 10.000 ações pelo seu valor patrimonial. À medida que a companhia alienar estas ações, poderá haver um ganho ou uma perda na transação, que deverá ser reconhecido contabilmente da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1989Q535452 | Engenharia Civil, Engenheiro, ELETROBRÁS, NCE

No Diagrama de Rippl, se a inclinação da reta tangente a um ponto da Curva de Massa das vazões mensais de um determinado rio for igual a zero, pode-se afirmar que a vazão deste mês:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1990Q354205 | Contabilidade Geral, Demosntração das Mutações do Patrimônio Líquido, Contador, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Acerca da demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR) e das mutações do patrimônio líquido de uma determinada empresa, julgue os itens a seguir.

A elevação do capital circulante líquido em determinado período, evidenciada na DOAR, não implica que o ativo circulante líquido de final de período da empresa objeto da demonstração seja positivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1991Q318411 | Administração Geral, Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Judiciário, TRT 6a, CESPE CEBRASPE

Uma empresa analisa dois projetos de investimentos, independentes e excludentes, isto é, só poderá escolher um desses investimentos. Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de decisão da empresa e aos conceitos da administração financeira.

Quando o projeto atinge o ponto de equilíbrio, isso significa que seu retorno é, no mínimo, igual a seus custos fixos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1992Q470482 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Analista de Comércio Exterior, Ministério do Desenvolvimento, ESAF

É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1993Q468949 | Direito Tributário, Legislação Tributária, Fiscal de Tributos Estaduais, SEARH AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à legislação tributária.

A adoção do sistema de substituição tributária em operações interestaduais, desde que autorizada pela Lei Complementar n.º 87, de 1996, independe de acordo específico entre os estados da Federação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1994Q468449 | Direito Tributário, Analista, CHESF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a normas e procedimentos para elaboração de DIPJ e DCTF, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1995Q379876 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito do boro e considerando o texto CE, julgue os itens seguintes.

O limite máximo de concentração de boro, definido em lei, é de 0,75 mg/L para as águas da classe 1 e de 1,00 mg/L para as águas das classes 2, 3 e 4.

  1. ✂️
  2. ✂️

1996Q318459 | Administração Geral, Abordagem Comportamental da Administração, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Assinale a alternativa que não é considerada uma das fases da organização, segundo a Teoria do Desenvolvimento Organizacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1997Q652553 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, ESAF

O cálculo do valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), quando vinculado à importação, toma por base:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1998Q425226 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Guarda Municipal, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH

A Constituição Federal de 1988 garante uma série de direitos aos cidadãos. Assinale a opção correta sobre o assunto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1999Q458529 | Direito Empresarial e Comercial, Fiscal de Tributos Estaduais, SEARH AL, CESPE CEBRASPE

O nome empresarial contém elementos importantes, que podem passar despercebidos por muitos. A partir do nome, pode-se, em regra, identificar o tipo societário sob o qual a empresa se constituiu, os sócios e a responsabilidade deles pelas obrigações sociais e, também, o objeto social. A leitura do nome social por olhos treinados revela informações invisíveis aos leigos. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Em obediência ao princípio da novidade, o nome empresarial não poderá conter palavras ou expressões que denotem atividade não-prevista no objeto da empresa mercantil.

  1. ✂️
  2. ✂️

2000Q233763 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

Quanto à aplicabilidade das normas de um novo texto constitucional promulgado, pode-se dizer que uma norma tem eficácia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.