Início

Questões de Concursos 2002

Resolva questões de 2002 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5121Q259805 | Português, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 20a REGIÃO, FCC

Texto associado.

As questões de números 11 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Acaba de ser concluído um dos maiores estudos sobre o stress no trabalho. Um batalhão de pesquisadores ouviu 1 000 executivos de vários países, inclusive do Brasil. Uma das conclusões é que os brasileiros estão entre os que mais sofrem com as pressões do dia-a-dia no escritório. E sofrimento, aqui, não é simplesmente um lugar-comum. Segundo o estudo, eles estão à beira da exaustão severa no jargão médico, o estado mais devastador de esgotamento físico e mental. "Aquela velha idéia de que o brasileiro é naturalmente um sujeito relaxado, cuca-fresca, foi por água abaixo com esse estudo", afirma uma das organizadoras do levantamento. Os nossos executivos, lideram o ranking dos que dedicam mais horas ao trabalho (54 horas semanais contra a média mundial de 41). Mas esse não é o fator determinante para deixá-los tão nervosos. O que falta aos brasileiros, revela a pesquisa, é principalmente confiança em si próprios só alemães e franceses são mais inseguros. Esse é um ponto-chave. A autoconfiança no trabalho é uma espécie de colete salva-vidas contra os principais fatores de stress. Sem ela, o executivo (e qualquer outro tipo de profissional, acrescente-se) pode naufragar do ponto de vista psicológico. Não importa o país, o trabalho é naturalmente um ambiente de stress. Hoje, no entanto, a pressão é muito maior do que há vinte anos. Da década de 80 para cá, as grandes empresas sofreram cirurgias profundas em sua estrutura. Elas estão menos verticais, divididas em unidades operacionais. Com isso, surgiram vários chefes no lugar de um só, o todo-poderoso a quem todos deviam reportar-se. Nesse tipo de organização, de hierarquia pulverizada, é comum o executivo receber ordens de pessoas diferentes, muitas vezes contraditórias. Freqüentemente ele também não sabe a quem se dirigir primeiro se ao diretor dessa ou daquela área confluentes. E, o que é pior, tornou-se difícil descobrir a origem de determinadas decisões.
(Adaptado de Veja, abril/2002)

De acordo com o texto, o nível de pressão no trabalho está sendo maior porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5122Q791007 | Engenharia Química, Engenheiro, ELETROBRÁS, NCE

Uma centrífuga opera a 6000 rpm. A intensidade do campo centrífugo de forças a uma distância radial de 50 cm do eixo de rotação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5123Q784866 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Em circuitos de sinalização e controle, destinados a equipamentos eletrônicos, são admitidos cabos de cobre isolados de seções mínimas de até:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5124Q470505 | Direito Tributário, Imposto sobre a produção e a circulação, Técnico, Secretaria de Estado da Fazenda AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicações (ICMS).

No fornecimento de alimentação, bebidas e outras mercadorias por estabelecimento comercial, há incidência do ICMS sobre os serviços prestados.

  1. ✂️
  2. ✂️

5125Q357865 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS Prova 2, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

No tocante ao crime de facilitação de contrabando e descaminho, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5126Q465389 | Direito Previdenciário, Origem e Evolução da Previdência Social, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca da evolução das instituições do mercado de trabalho e da previdência social, julgue os itens subseqüentes.

Em 1946, foi estabelecido o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), reunindo, em um único órgão, todos os outros institutos então existentes, tanto os deficitários quanto os superavitários. Como resultado, logo após o seu estabelecimento, aproximadamente 50% do total da população economicamente ativa era contribuinte do INPS.

  1. ✂️
  2. ✂️

5127Q417774 | Direito Civil, Propriedade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao instituto do usucapião especial, julgue os itens que se seguem.

Uma pessoa que permaneça como locatária de imóvel por vinte anos não tem direito a adquiri-lo por usucapião.

  1. ✂️
  2. ✂️

5128Q744432 | Economia, Economista, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Todos os economistas sabem que poupança é igual a investimento. Logo, para crescer, o Brasil precisa tornar-se atraente para o capital estrangeiro.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.

Para contornar a dependência da taxa de crescimento do capital externo, uma das alternativas é a redução do déficit público.

  1. ✂️
  2. ✂️

5129Q466931 | Direito Tributário, Extinção do crédito tributário, Fiscal de Rendas, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, FJG

O prazo para exercer o direito à restituição é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5130Q796407 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FUB, CESPE CEBRASPE

Em relação à ventilação mecânica com pressão positiva e suas repercussões cardiopulmonares, julgue os itens a seguir.

A diminuição da resistência vascular pulmonar ocorre por hiperdistensão dos alvéolos e pelo aumento da resistência dos vasos alveolares.

  1. ✂️
  2. ✂️

5132Q743933 | Economia, O Setor Externo, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A Organização Mundial de Comércio (OMC) nasceu formalmente em 1.º/1/1995, mas suas origens e as do sistema multilateral de comércio remontam a 1947, quando 23 países assinaram o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (General Agreement on Trade and Tariffs — GATT), como resultado do novo ordenamento econômico global do pós-guerra. No que se refere à OMC, julgue os itens que se seguem.

No entendimento da OMC, as etiquetas nos produtos não dificultam as transações.

  1. ✂️
  2. ✂️

5134Q788995 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, INPI, NCE

A hierarquia PDH (Hierarquia Digital Plesiócrona) tem seu nome derivado do grego, significando ser uma hierarquia de transmissão de dados "quase síncrona", tanto assim que a taxa do tributário E2, da hierarquia européia, não é um múltiplo exato da taxa do tributário E1. Para obtermos a taxa de E2 devemos multiplicar a taxa de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5135Q336901 | Matemática, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Considerando o texto II, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

   Durante o mês de maio, a partir do dia 1.º, Paulo coletou 10 kg de latas de alumínio por dia. Nesse mês, o preço do quilograma da lata de alumínio para reciclagem, que era de R$ 1,60 em 30 de abril, caiu R$ 0,04 por dia. Devido ao custo de transporte, Paulo deveria vender todas as latas que coletou de uma única vez. Nessas condições, para obter faturamento máximo, Paulo deveria vender as latas no dia 20 de maio.

  1. ✂️
  2. ✂️

5136Q650503 | Ciências Políticas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos sistemas de governo e outros temas correlatos, julgue os itens abaixo.

A combinação de pluripartidarismo e parlamentarismo não garante, por si só, a estabilidade política e a governabilidade, como demonstram os casos clássicos da República de Weimar (Alemanha) e da Quarta República Francesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

5137Q351240 | Arquivologia, Arquivologista, BNDES, VUNESP

É prática corriqueira, nas instituições brasileiras, a formação de grandes depósitos de massa documental acumulada, vulgarmente denominados "arquivo morto". Tais documentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5138Q745234 | Economia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da intervenção do Estado na ordem econômica.

A concessão de subsídios a empresas privadas para explorarem atividade econômica de interesse coletivo constitui forma de intervenção direta do Estado na atividade econômica.

  1. ✂️
  2. ✂️

5139Q423189 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Judiciário, TRF 3a, VUNESP

A Constituição Federal veda a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados, entre outros, os cargos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5140Q357910 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios que regem a aplicação da lei penal, julgue os itens a seguir.

A lei penal brasileira aplica-se ao crime cometido no território nacional, independentemente da nacionalidade do agente.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.