Início

Questões de Concursos 2003

Resolva questões de 2003 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6021Q819589 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Defensor Público de 4a Categoria, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — Lei n.º 8.069/1990 —, julgue os itens a seguir. Por meio da remissão, o adolescente que haja praticado ato infracional não será submetido ao processo respectivo. A remissão é instituto cuja concessão é de competência do representante do Ministério Público, sujeito a homologação por parte da autoridade judicial. Na hipótese de esta não aquiescer à remissão, os autos deverão ser remetidos ao procurador-geral de justiça, para que este reexamine o ato do promotor de justiça.
  1. ✂️
  2. ✂️

6022Q225926 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Procurador, PGFN, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6023Q423308 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Judiciário, TRF 2a, FEC

No que se refere aos órgãos do Poder Judiciário, é correto dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6024Q357009 | Contabilidade Geral, Receita Pública, Auditor Interno, Prefeitura de Salvador BA, SENASP

Um conceito de grande importância na área pública é o de Receita Corrente Líquida. Com base nas informações a seguir, referentes ao final de um período qualquer, e tendo em vista o que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a opção que indica a despesa total máxima, no âmbito do município, a ser realizada com pessoal. Considere, para tanto, que: a contribuição de servidores para o custeio de seu sistema de previdência e assistência social equivale a 50% das receitas de contribuições.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6025Q477335 | Farmácia, Auxiliar em Patologia, Prefeitura de São José SC, ESAG

No processamento de amostras fecais em método direto, para pesquisa de trofozoítas móveis, devemos usar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6026Q416664 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Em relação à Lei de Introdução ao Código Civil e à interpretação das leis, julgue os itens a seguir.

Cabe ao intérprete dizer o exato sentido da lei, ou seja, a razão de ser da lei, sendo-lhe vedada interpretação que resulte em ampliação ou restrição da norma jurídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

6027Q525728 | Direito Processual Civil, PROCESSO DE EXECUÇÃO, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com referência ao processo de execução, julgue os itens seguintes.

Pretendendo o credor executar uma sentença ilíquida, deverá proceder antes à liquidação da condenação genérica, por arbitramento, por artigos ou por cálculo do contador.

  1. ✂️
  2. ✂️

6028Q606114 | Biblioteconomia, Bibliotecário, BHTRANS MG, FUMARC

Em uma unidade de informação, o processo de organização de coleções para disponibilização envolve as seguintes atividades, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6029Q253858 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 5a, FCC

Nas infrações penais comuns, a acusação contra o Presidente da República deverá ser admitida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6030Q729765 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios Coletivos, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Foi ajuizado perante o TST dissídio coletivo, de natureza econômica, tendo por suscitada autarquia federal. Nesse dissídio, todavia, emergiu disputa pela titularidade de representação sindical da categoria obreira, pretendida por entes sindicais distintos. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.

Após ultrapassada a questão concernente à disputa de representação havida entre os sindicatos obreiros, o dissídio proposto é, em tese, juridicamente possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

6031Q423078 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRF 2a, FEC

São considerados brasileiros naturalizados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6032Q358573 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Militar PM Cabo, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito penal, julgue os itens a seguir.

Comete crime de estelionato uma mulher que passa de casa em casa, apresentando-se falsamente como funcionária de um asilo para idosos carentes e solicitando contribuições que, quando obtidas, ela usa em proveito próprio.

  1. ✂️
  2. ✂️

6033Q526254 | Direito Processual Civil, Execução em geral, Analista Judiciário, TRT 18a, CONATEC

Após analisar as proposições abaixo, assinale a alternativa correta:

I - O devedor pode requerer ao juiz que mande citar o credor a receber em juízo o que lhe cabe, conforme o título executivo judicial; neste caso, o devedor assume, no processo, posição idêntica à do exeqüente.

II - Ressalvado o caso de insolvência do devedor, realiza-se a execução no interesse do credor, que adquire, pela penhora, o direito de preferência sobre os bens penhorados.

III - Na execução fundada em título judicial, os embargos do devedor só poderão versar sobre pagamento, novação, transação ou prescrição se anteriores à sentença.

IV - A lei autoriza o cônjuge, descendente ou ascendente a remir todos ou apenas parte dos bens penhorados ou arrecadados no processo de insolvência, desde que depositado o preço pelo qual foram alienados ou adjudicados antes da assinatura do auto respectivo ou até a publicação da decisão que define a preferência entre os pretendentes à adjudicação.

V - Extingue-se a execução quando o credor obtém, por transação ou qualquer outro meio, a remissão total da dívida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6034Q610224 | Informática, Analista Judiciário, TRE AM, FCC

O endereço base para obter endereços absolutos, a partir do qual se baseiam todos os endereços relativos de um programa compilado, está contido no

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6035Q330169 | Segurança e Transporte, Técnico Judiciário, TRE RS, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos e as recomendações relativas à direção defensiva, julgue os seguintes itens.

Antes de pôr um veículo automotor em movimento, o condutor deve ajustar seu banco de forma tal que lhe permita, sem esforço, alcançar todos os pedais e os comandos do painel. Nesse sentido, o banco não deve estar muito próximo ou muito afastado do volante, não devendo, também, estar exageradamente inclinado para trás.

  1. ✂️
  2. ✂️

6036Q424378 | Direito Constitucional, STJ, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

O tribunal regional federal (TRF) de determinada região, por meio de uma resolução administrativa, concedeu gratificação de natureza salarial extensiva a todos os seus servidores.

O Ministério Público (MP) questionou o TRF acerca da constitucionalidade da medida, além de comunicar o ocorrido ao Tribunal de Contas da União (TCU). Diante desse fato, o TRF decidiu suspender o pagamento da referida gratificação.

O sindicato dos servidores do TRF, legalmente constituído e em funcionamento havia mais de um ano, impetrou mandado de segurança coletivo contra a suspensão do pagamento da gratificação. Em entrevista à imprensa, o presidente do sindicato declarou que iria, ainda, requerer ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma afirmação da constitucionalidade da gratificação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A competência para processar e julgar, originariamente, o mandado de segurança mencionado é do Superior Tribunal de Justiça (STJ); se, ao julgar o feito, for denegatória a decisão, o STF será competente para processar e julgar eventual recurso ordinário interposto contra essa decisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

6037Q414140 | Direito Ambiental, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos preceitos norteadores do direito ambiental.

São instrumentos da política urbana previstos no Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/2001) o estudo prévio de impacto ambiental (EIA) e o estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV).

  1. ✂️
  2. ✂️

6038Q325566 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Sobre a integração da Equipe Técnico- Administrativa da unidade escolar, LÜCK, já em 1982, chamava a atenção para a sua importância, afirmando que: "a ação do corpo técnico-administrativo deve ser não só integrada, mas também integradora". Para alcançar essa integração, a autora sugere que os elementos da equipe devem ter em comum:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6039Q395459 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 5a, FCC

É expressão do princípio da legalidade, relativamente à atuação da Administração Pública, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6040Q725958 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

O leasing, também denominado arrendamento mercantil, é uma operação em que o proprietário (arrendador, empresa de arrendamento mercantil) de bem móvel ou imóvel cede a terceiro (arrendatário, cliente, comprador) o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. Essa operação se assemelha a um financiamento que utilize o bem como garantia e que possa ser amortizado em determinado número de prestações periódicas, cujos valores são acrescidos de um residual garantido e de um valor devido pela opção de compra. A respeito de leasing, julgue os seguintes itens.

Além do ISS, incidem sobre as operações de leasing o imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguros, ou relativas a títulos ou valores mobiliários.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.