Início

Questões de Concursos 2004

Resolva questões de 2004 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5641Q379590 | Biologia, Imunologia, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Acerca de antígenos e anticorpos, julgue os seguintes itens.

As imunoglobulinas humanas são classificadas em IgG, IgA, IgM, IgD e IgE, sendo que IgG é a que ocorre em maior concentração no soro.

  1. ✂️
  2. ✂️

5642Q377294 | Administração Pública, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, CGU, ESAF

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definições sobre a Governabilidade, relacionadas a seguir:

( ) A governabilidade refere-se às próprias condições substantivas / materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado.

( ) A governabilidade é a autoridade política do Estado em si, entendida como a habilidade que este tem para agregar os múltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum.

( ) A fonte e a origem da governabilidade são as leis e o poder legislativo, pois é ele que garante a estabilidade política do Estado, por representar todas as unidades da Federação e os diversos segmentos da sociedade.

( ) A fonte da governabilidade são os agentes públicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulação / implementação correta das políticas públicas.

( ) A governabilidade é o apoio obtido pelo Estado às suas políticas e à sua capacidade de articular alianças e coalizões para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado.

Escolha a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5643Q368015 | Enfermagem, Técnico Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Um paciente de 72 anos de idade encontra-se hospitalizado em uma unidade de clínica médica, como conseqüência de insuficiência respiratória, secundária a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Encontra-se limitado ao leito por estar em uso de cateter nasal, com oxigênio a 2 L/min. O médico orientou para que o paciente não ficasse sem o oxigênio por períodos prolongados. Para fazer sua higiene corporal, com a ajuda de um profissional de enfermagem, ele retira o cateter e vai rapidamente até o chuveiro para o banho de aspersão. Queixa-se que o oxigênio não o está ajudando, que continua com falta de ar e dificuldades respiratórias. Foram prescritas: avaliação dos sinais vitais, tapotagem e nebulização a cada 4 horas.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

A nebulização é utilizada principalmente para fluidificar as secreções das vias respiratórias, devendo haver formação de uma névoa para melhores resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️

5644Q362205 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da atuação da enfermagem no trabalho de parto, julgue os itens que se seguem.

No estágio de dequitação, deve-se solicitar à paciente que faça força suave para baixo. Nesse estágio, é desaconselhável aplicar pressão sobre o fundo do útero, devido ao risco de restos placentários, sendo importante controlar o sangramento vaginal e os sinais vitais da parturiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

5645Q353238 | Contabilidade Geral, Escrituração, Técnico em Contabilidade, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Gisele, inexperiente em rotinas contábeis, é a nova funcionária do escritório de contabilidade Conta Certa, que ainda não implantou sistema contábil informatizado. A escrituração contábil é conferida semanalmente pelo contador.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Há situações em que os créditos de fornecedores podem ser corretamente feitos no livro Diário Auxiliar de Fornecedores.

  1. ✂️
  2. ✂️

5646Q352456 | Contabilidade Geral, Contador, FUNCAP PA, CESPE CEBRASPE

Com fulcro nos ensinamentos de contabilidade sobre análise das demonstrações contábeis, julgue os itens que se seguem.

A análise por quocientes, sinônimo de análise por números-índices, utiliza a técnica da relação entre contas do mesmo grupo ou grupos de contas distintos das demonstrações financeiras, a fim de ilustrar determinado aspecto da situação econômica ou financeira da instituição analisada.

  1. ✂️
  2. ✂️

5647Q351785 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sem o olhar fecundador do artista, a matéria é inerte e muda: apenas aquele olhar formativo desperta-a para a vida da arte. Os problemas técnicos não se impõem ao artista, mas é ele quem sabe fazê-los nascer da matéria que lhe foi entregue pela tradição; a técnica, de per si, só forma o artesão, mas é o artista quem sabe torná-la capaz de mostrar a arte; a matéria pode ser resistência, obstáculo, causa de malogro, e é o artista quem sabe fazer dela uma ocasião, um veículo, uma garantia de êxito.

Este pensamento de Luigi Pareyson, reflete-se no pensamento dos estudiosos contemporâneos do ensino de arte que afirmam:

I. A exploração dos materiais é uma ação pedagógica necessária.

II. É necessário atribuir significados à matéria, pois ela também dá suporte à poética do artista.

III. A técnica pode refletir o contexto sócio-histórico-cultural de quando foi utilizada, e sua compreensão facilita perceber o significado das rupturas.

IV. Conhecer o processo de criação do artista permite perceber não somente sua poética pessoal, suas temáticas, as influências estilísticas, mas também o modo como enfrentou a resistência das matérias que escolheu para trabalhar.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5648Q339066 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

Leia o argumento a seguir e posteriormente assinale a alternativa que apresente argumento a ele similar.

"Quando chove, meu carro fica molhado. Como não tem chovido ultimamente, meu carro não pode estar molhado."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5649Q335409 | Matemática, Geometria, Atendente de Consultório Dentário, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Um recipiente em forma de um paralelepípedo retângulo tem 2 m de comprimento, 1,5 m de largura e 1 m de altura. Vazio, o recipiente pesa 30 kg e quando 80% desse recipiente está cheio de um determinado líquido, ele pesa 234 kg. A respeito desse recipiente, julgue os itens a seguir.

O volume desse recipiente é inferior a 2.000 L.

  1. ✂️
  2. ✂️

5650Q318197 | Administração Geral, Métodos e Processos, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

No que se refere a aspectos gerais da administração, julgue os itens a seguir.

Tendo em vista a busca de maior produtividade e eficiência na organização, é necessário que cada processo organizacional tenha um responsável definido.

  1. ✂️
  2. ✂️

5651Q316683 | Administração Geral, Motivação, Analista Administrativo, CER RR, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.

Quanto a motivação, o fator ético é uma das principais críticas realizadas à teoria do condicionamento e reforço operantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

5652Q256447 | Direito Eleitoral, Partidos Políticos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Uma das grandes conquistas democráticas da Constituição Federal de 1988, amplamente registrada pelos comentaristas da nossa Carta Magna, é a ampla liberdade de organização partidária. Para regulamentar a Constituição, foi editada a Lei n.º 996/1995, que dispõe sobre os partidos políticos. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

I Os partidos adquirem personalidade jurídica na forma de leis administrativas.
II Partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público.
III Para concorrer às eleições, a pessoa deve estar filiada a um partido político um ano antes da data das eleições.
IV A perda dos direitos políticos implica o cancelamento da filiação.
V Aos partidos políticos é vedado receber auxílio pecuniário de entidade sindical.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5653Q213789 | Medicina, Médico Cardiologista Ecocardiografia, SECAD TO, CESGRANRIO

Em relação a pacientes portadores de fibrilação atrial crônica do grupo de alto risco, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5654Q202493 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Plínio, utilizando toda a munição de seu revólver, atirou seis vezes contra Túlio, com intenção de matá-lo, mas errou todos os tiros. Nessa situação, houve tentativa branca ou incruenta, devendo Plínio responder por tentativa de homicídio.

  1. ✂️
  2. ✂️

5655Q198609 | Arquitetura, Analista Arquitetura, MPU, ESAF

Das opções abaixo, qual aquela que contém todas as obras assim consideradas para os efeitos da Lei nº 8.666/1993, no Cap. I, seção II, art. 6º:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5656Q197983 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Administração, MPU, ESAF

O ato administrativo goza da presunção de legitimidade, mas, quando dele decorrerem efeitos favoráveis, para seus destinatários e estiver eivado de vício insanável de legalidade, a Administração tem o direito de anulá-lo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5657Q181426 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As estruturas de aço utilizadas em edifícios devem ser
dimensionadas e construídas de forma a apresentarem segurança
e durabilidade. Com relação a tais estruturas, julgue os itens
seguintes.

Em barras de aço prismáticas sujeitas à compressão provocada por cargas agindo segundo o eixo que passa pelos centros de gravidade das seções transversais, o limite do índice de esbeltez não pode ser superior a 120.

  1. ✂️
  2. ✂️

5658Q151436 | Informática, Modelagem de dados, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os bancos de dados relacionais são uma das principais
ferramentas computacionais para armazenamento, organização e
exploração da informação. Quanto à modelagem de dados por
entidades e relacionamentos, ao modelo relacional e à álgebra
que o sustenta, julgue os itens que se seguem.

No modelo relacional, uma relação consiste em um conjunto
obrigatoriamente ordenado de tuplas.

  1. ✂️
  2. ✂️

5659Q113075 | Informática , Sistemas de tolerância a falhas, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

No desenvolvimento de um sistema, um conjunto de métodos e técnicas deve ser empregado para atender aos atributos de "dependabilidade". Com relação à classificação desses métodos e técnicas é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5660Q819628 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Procurador, AGU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao salário-de-contribuição, julgue os itens subseqüentes. O salário-de-contribuição limita e quantifica a base de cálculo da contribuição previdenciária e, ao mesmo tempo, apresenta a hipótese de incidência da obrigação previdenciária: o exercício de atividade remunerada por aquele que a lei define como segurado obrigatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.