Início

Questões de Concursos 2004

Resolva questões de 2004 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


8141Q414853 | Direito Civil, Sociedade, Procurador do Estado de 3a Classe, Procuradoria Geral do Estado AM, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, referentes ao direito societário, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada. Maria, Paula e Laura contrataram sociedade para a prestação de serviços de beleza e estética. Passados dois anos, Paula decidiu retirar-se do quadro social e, após seis meses, Laura veio a óbito em um acidente de avião. Nessa situação, diante da ausência de pluralidade de sócios, considera-se, desde então, dissolvida de pleno direito a sociedade formada por Maria, Paula e Laura.
  1. ✂️
  2. ✂️

8142Q350089 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os procedimentos a serem adotados na implantação de um programa de gestão de documentos em um órgão público, julgue os itens a seguir.

A fase referente à utilização dos documentos envolve a elaboração e a gestão de fichas, formulários e correspondência.

  1. ✂️
  2. ✂️

8143Q320138 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Por função simbólica entende-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8145Q541582 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Estatístico, Secretaria de Estado de Administração PA, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a cálculo de probabilidades, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um consultor de economia afirma que a chance de a taxa de juros SELIC cair no próximo mês é de 1 para 3, que a chance de ela permanecer a mesma é de 3 para 5, e que a chance de a taxa subir é de 5 para 7. Nessa situação, as probabilidades citadas não são consistentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

8146Q317328 | Administração Geral, O comportamento organizacional, Administrador, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A cultura organizacional é um tema que vem sendo amplamente debatido no âmbito da teoria das organizações, sendo que, por meio da compreensão desse sistema de significados partilhados mantidos pelos membros de determinada organização, é possível conhecê-los e tentar gerenciá-los de modo a garantir os retornos esperados pela organização. No que se refere à cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.

Muitas organizações contam com um importante elemento da cultura organizacional, a saga, em que, por meio de uma narrativa histórica que venha a descrever realizações fantásticas de líderes ou de ex-líderes da organização, as pessoas possam se inspirar e buscar a inserção nas convicções fundamentais da organização em que trabalham.

  1. ✂️
  2. ✂️

8148Q807315 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as peculiaridades da Lei n.º 6.404/1976 e da destinação do resultado, julgue os itens que se seguem.

Ao se estabelecer o valor do dividendo por ação, deve-se observar que a ação preferencial de dividendo mínimo tem direito ao recebimento de, pelo menos, 10% a mais que o valor atribuído às ações ordinárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

8149Q808600 | Legislação Federal, Lei 9718 1998, Contador, Companhia Energética de Roraima RR, CESPE CEBRASPE

Quanto à legislação da COFINS e ao correspondente tratamento contábil, julgue o item subseqüente. O faturamento mensal, fato gerador da COFINS, compreende, além da receita bruta das vendas de bens e serviços, outras receitas da pessoa jurídica, mas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos não integram a base de cálculo.
  1. ✂️
  2. ✂️

8150Q258201 | Português, Morfologia, Técnico Judiciário Enfermagem, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

1 Na cidade de Atenas, considerava-se cidadão
(thetes) qualquer ateniense maior de 18 anos que tivesse
prestado serviço militar e que fosse homem livre. Da reforma
4 de Clistenes em diante, os homens da cidade não usariam
mais o nome da família, mas, sim, o do demos a que
pertenciam. Manifestariam sua fidelidade não mais à família
7 (gens) em que haviam nascido, mas à comunidade (demói)
em que viviam, transferindo sua afeição de uma instância
menor para uma maior. O objetivo do sistema era a
10 participação de todos nos assuntos públicos, determinando
que a representação popular se fizesse não por eleição, mas
por sorteio.

Internet: . Acesso em 16/7/2004 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

A estrutura em voz passiva "considerava-se" (l.1) poderia
ser substituída por outra forma de passiva, era considerado,
sem comprometer a coerência do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

8151Q259994 | Direito Civil, Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro, Técnico Judiciário Área Administrativa, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz da Lei de Introdução do Código Civil, julgue os itens que se seguem.

A lei nova só começa a vigorar no dia de sua publicação no Diário Oficial da União, se assim estiver expressamente determinado.

  1. ✂️
  2. ✂️

8152Q241821 | Português, Ortografia, Técnico Administrativo, MPU, ESAF

Indique a opção em que o trecho está incorreto gramaticalmente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8153Q804512 | Geologia, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O estudo das dobras e falhas é importante na pesquisa acadêmica e em programas de prospecção mineral. Do ponto de vista prático, muitas dessas estruturas são responsáveis pelo armazenamento de recursos minerais. Quanto à geologia estrutural aplicada a bacias sedimentares, julgue os itens a seguir.

Hidrocarbonetos são encontrados em grandes estruturas como sinclinais, cobertas com camadas impermeáveis, que podem formar grandes campos petrolíferos.

  1. ✂️
  2. ✂️

8154Q531877 | Engenharia Civil, Engenheiro, PGM Rio de Janeiro RJ, FJG

Por decomposição química se entende o processo em que há modificação química ou mineralógica das rochas de origem. O último produto do processo de decomposição química das rochas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8155Q415142 | Direito Civil, Pessoas, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguir, que versam acerca das pessoas naturais.

A personalidade civil da pessoa coincide com seu nascimento, antes do qual não constitui sujeito de direito; contudo, a legislação resguarda os interesses do nascituro, desde sua concepção. Pode-se, assim, afirmar que o nascituro, por ser sujeito de direitos, tem personalidade civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

8157Q317862 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, Analista em CampT Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito de administração pública e gerencial, julgue os itens seguintes.

O conceito de organização pós-burocrática está relacionado predominantemente a alterações na morfologia burocrática preconizada no tipo ideal weberiano.

  1. ✂️
  2. ✂️

8158Q718246 | Arquitetura, Desenho técnico, Arquiteto, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

O adequado dimensionamento dos ambientes e a expressão gráfica são importantes ferramentas no momento de desenvolvimento de um projeto de arquitetura. Julgue os itens seguintes, acerca de desenho e ergonomia.

A representação gráfica de uma escada localizada no pavimento em que se está desenhando a planta baixa pode ser feita por linhas contínuas ou pontilhadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

8159Q256169 | Direito Eleitoral, Órgãos da Justiça Eleitoral, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe o Código Eleitoral a respeito dos juízes eleitorais, julgue os itens subseqüentes.

I Os juízes eleitorais são juízes de direito.
II Nas comarcas em que houver mais de uma vara, o serviço eleitoral será de competência de todos os juízes.
III É da competência dos juízes eleitorais fazer o registro das candidaturas a prefeito.
IV O juiz eleitoral é competente para dividir a zona eleitoral em seções.
V O juiz eleitoral é competente para constituir as juntas eleitorais.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8160Q549038 | Informática, Teclas de Atalho, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE

Preencha a lacuna com uma das alternativas abaixo: As funções Recortar e Copiar utilizam _____________ para efetuar suas tarefas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.