Início

Questões de Concursos 2004

Resolva questões de 2004 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


9021Q749367 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Em pequenas culturas tradicionais como o feijão, principalmente em algumas regiões mineiras e nordestinas, predomina o uso da tração animal, cujos implementos mais usados são o arado, a grade e o cultivador. A esse respeito, é correto afirmar que

na tração animal, o arado mais comumente utilizado é o de disco.

  1. ✂️
  2. ✂️

9022Q526648 | Direito Processual Civil, Partes e procuradores, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios que regem o processo civil, especialmente em relação à formação do processo, às partes, à intervenção de terceiros, ao pedido e à causa de pedir, julgue os itens a seguir. Na denunciação da lide promovida pelo réu, pode a sentença condenar diretamente o denunciado a compor os prejuízos reclamados pelo autor se restar comprovado ter sido o denunciado o causador direto dos danos sofridos pela vítima.
  1. ✂️
  2. ✂️

9024Q737849 | Direito Processual Penal, Sentença, Delegado de Polícia, Polícia Civil DF, NCE

Membro do Ministério Público imputa ao acusado a prática de crime doloso contra a vida na sua forma tentada em concurso material com o crime de seqüestro. Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9025Q391227 | Direito Administrativo, Analista Prova 1, IRB, ESAF

Administração e Governo não se confundem entre si, sendo certo que suas ações, na prática,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9026Q464959 | Direito Previdenciário, Analista, IRB, ESAF

Em relação aos benefícios previdenciários, aponte a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9027Q595010 | Química, Policial Federal Papiloscopista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que o EDTA possui 2 grupos amino que podem ser protonados e 4 grupos carboxílicos que podem ser desprotonados, então ele pode ser considerado um ácido fraco hexaprótico. Representando a forma desprotonada do EDTA pela letra Y, as várias formas que o EDTA pode assumir em solução aquosa são as seguintes: H6Y2+ , H5Y+ , H4Y, H3Y- , H2Y2- , HY3- e Y4- . Nesse sentido, a partir do texto de referência e sabendo que, para o EDTA, pKa1 = 0,0, pKa2 = 1,5, pKa3 = 2,0, pKa4 = 2,68, pKa5 = 6,11 e pKa6 = 10,17, julgue o item seguinte.

Em uma solução aquosa de EDTA em pH 7,0, a espécie química mais abundante, entre as citadas, é H2Y2- .

  1. ✂️
  2. ✂️

9028Q612933 | Informática, Programação, Técnico 3, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca do LabVIEW, julgue os seguintes itens.

Programas desenvolvidos no LabVIEW são chamados de instrumentos virtuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

9029Q325704 | Pedagogia, Pedagogo, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Suponha que a seguinte demanda tenha chegado ao conhecimento do pedagogo gestor da área de treinamento de uma organização. O gerente de atendimento ao público dessa organização telefonou para o setor de treinamento e desenvolvimento, a fim de comunicar um grave problema de desempenho. Segundo ele, os colaboradores, por algum motivo, não estavam sendo capazes de alcançar as metas e objetivos definidos para aquela unidade. Dessa forma, ele solicitou urgentemente um programa de treinamento para melhoria do desempenho de sua equipe de trabalho. Com relação ao levantamento de necessidades de treinamento, julgue os itens que se seguem.

Caso o baixo desempenho decorra de falta de motivação dos indivíduos ou existência de obstáculos organizacionais intransponíveis, o programa de treinamento solicitado deverá ser desenvolvido e implementado o mais rapidamente possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

9031Q538955 | Engenharia Civil, Topografia, Engenheiro Civil, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

O levantamento topográfico de um terreno é um serviço básico e fundamental para as construções civis. Com relação à topografia, julgue os itens que se seguem.

O processo de triangulação é apropriado para o levantamento topográfico de pequenas áreas, como terrenos típicos de prédios residenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

9032Q323149 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST

Assinale a alternativa que caracteriza a abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9033Q548943 | Informática, Windows Explorer, Agente Tecnólogo, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Windows 98, julgue os itens seguintes.

Por meio do Windows Explorer, é possível realizar diversas operações com arquivos, tais como mover arquivos de um diretório para outro ou renomear arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

9034Q526673 | Direito Processual Civil, Recursos, Advogado, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Em relação aos recursos, julgue os itens subseqüentes.

A interposição do agravo de instrumento gera a preclusão pro iudicato, impedindo que o juízo a quo reconsidere a decisão, no todo ou em parte, ainda que não tenha sido julgado o recurso.

  1. ✂️
  2. ✂️

9035Q356178 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Entre as seguintes opções, indique a que caracteriza uma interferência passiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9036Q441170 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, BESC SC, FGV

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9037Q265043 | Informática, Hardware, Técnico Judiciário Telefonia, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um usuário decidiu adquirir um computador pessoal para uso em sua residência. Como não tinha muitos recursos financeiros, fez uma pesquisa, de forma a escolher uma configuração com preço mais baixo.

Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

Existem várias opções de placas de vídeo para serem instaladas no computador, porém, se o usuário adquirir um computador com o microprocessador Pentium IV, não é necessário o uso de placa de vídeo no computador, pois o referido processador é capaz de desempenhar as funções dessa placa.

  1. ✂️
  2. ✂️

9038Q254036 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Considerando que Luciano tomou posse em cargo de provimento efetivo no TRE/GO, é correto afirmar que, durante os doze primeiros meses de exercício nesse cargo, a ele é permitido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9039Q600406 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Considerando que um agricultor que produz e armazena a granel grãos e sementes de arroz, feijão, milho e soja esteja sofrendo consideráveis perdas desses produtos devido a microrganismos e pragas de armazenamento, julgue os itens subseqüentes, com referência às possíveis causas desse problema e às suas soluções.

Se os produtos forem armazenados a 13% de umidade, estarão naturalmente protegidos do ataque de pragas, como traças e carunchos, pois, nessa condição, não há umidade suficiente para o desenvolvimento de pragas.

  1. ✂️
  2. ✂️

9040Q475990 | Farmácia, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Isaque, de 33 anos de idade, foi encontrado em seu quarto em coma, com respiração superficial associada a freqüência respiratória diminuída. Suas pupilas estavam reduzidas, puntiformes (miose). Junto a sua cama foi encontrada uma garrafa de uísque vazia e em seu braço esquerdo havia sinais de picadas de agulha. Segundo um familiar, ele estava bem até o dia anterior. Como antecedente, referiu que o mesmo havia sofrido um acidente automobilístico com politraumatismo há aproximadamente 10 meses e que na internação, decorrente desse acidente, apresentou dores intensas, sendo medicado várias vezes com um analgésico injetável e potente. Levado ao hospital, Isaque foi internado com suspeita de intoxicação por opióide, sendo medicado, logo após sua chegada, com naloxona. Melhorou rapidamente e, no dia seguinte, estava agitado, nervoso, com pupilas dilatadas, hipertenso e com palpitações e taquicardia. Esses sinais foram interpretados como sendo secundários à síndrome de abstinência.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes, relativos ao uso abusivo de drogas e ao mecanismo de ação das drogas.

O receptor opióide que está mais relacionado à depressão respiratória e ao efeito analgésico é o receptor do tipo sigma (?).

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.