Início

Questões de Concursos 2005

Resolva questões de 2005 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q341886 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Analista Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

Considere a proposição: Se meu cliente fosse culpado, então a arma do crime estaria no carro. Simbolizando por P o trecho meu cliente fosse culpado e simbolizando por Q o trecho a arma estaria no carro, obtém-se uma proposição implicativa, ou simplesmente uma implicação, que é lida: Se P então Q, e simbolizada por P ? Q. Uma tautologia é uma proposição que é sempre V (verdadeira). Uma proposição que tenha a forma P ? Q é V sempre que P for F (falsa) e sempre que P e Q forem V. Com base nessas informações e na simbolização sugerida, julgue os itens subseqüentes.

A proposição "Se meu cliente fosse culpado, então a arma do crime estaria no carro. Portanto, se a arma do crime não estava no carro, então meu cliente não é culpado." é uma tautologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1162Q330434 | Segurança e Transporte, Transporte e Distribuição, Especialista em Regulação, ANTT, NCE

Em relação à responsabilidade do Operador de Transporte Multimodal, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1163Q747478 | Economia, Estruturas de Mercado, Economista, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. As estruturas básicas são divididas em, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1164Q604928 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca do processo de seleção e aquisição de coleções e do marketing em sistemas de informação.

Os conceitos básicos da aplicação do marketing em qualquer tipo de biblioteca são: a satisfação do cliente; o conceito de troca, em lugar da venda; a responsabilidade da organização e o compromisso com o consumidor, julgando-o inteligente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1165Q430595 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Analista Administrativo, INCRA, NCE

De acordo com a organização administrativa do Estado brasileiro, analise as afirmativas a seguir:

I - Os órgãos do Poder Judiciário e do Poder Legislativo também podem desempenhar atividade administrativa em razão da autonomia atribuída a todos os poderes na Constituição.

II - Os princípios constitucionais relativos à Administração Pública somente serão aplicados para a União.

III - Os servidores do Poder Judiciário são subordinados, também, ao chefe do Poder Executivo.

É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1166Q177462 | Direito Penal, Teoria Geral do Delito, Delegado de Polícia, Polícia Civil DF, NCE UFRJ

No direito penal entende-se como ingerência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1167Q326724 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª

série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares

de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como

disparador para discussão sobre o movimento de resistência

cultural dos negros africanos que foram trazidos para o

Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer

a congada porque seu avô participava dela há muito tempo".

A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu

avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente,

os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre

esse auto popular brasileiro de motivação africana – a

congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à

categoria dos conteúdos procedimentais porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q366252 | Enfermagem, Saúde do Adolescente, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

Com relação à maturação sexual em meninas, o aparecimento dos brotos mamários é um evento conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1169Q604368 | Biblioteconomia, Ferramentas e estratégias de busca, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de ferramentas de busca, julgue os itens a seguir. A lógica booleana de buscas, utilizada na maioria dos sistemas, é usada para ligar termos de linguagens controladas, não sendo possível seu uso em linguagens naturais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1170Q387793 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A tese mais aceita e difundida sobre a origem da tragédia grega associa seu nascimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1171Q237290 | Direito Penal, Prescrição, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Considere os seguintes enunciados, relacionados com prescrição:

I. O art. 89, § 6.º, da Lei n.º 9.099/95, estabelece causa interruptiva de prescrição ao dispor que "não correrá a prescrição" durante o prazo da suspensão condicional do processo.

II. Reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, não prevalece nenhum efeito da sentença condenatória eventualmente existente.

III. Reconhecido crime continuado na sentença condenatória, não se computa o acréscimo da pena decorrente da continuação no cálculo da prescrição retroativa ou intercorrente.

Estão corretos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1172Q440573 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Quanto à Constituição Federal e aos direitos e garantias fundamentais, julgue os seguintes itens. Os direitos e garantias fundamentais integram a proteção constitucional mais importante dirigida aos indivíduos, aos grupos e, em certos casos, até às pessoas jurídicas; apesar disso, esses direitos não têm caráter absoluto, portanto podem sofrer limitações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1173Q174087 | Direito Administrativo, Intervenção do estado na propriedade, Delegado de Polícia, Polícia Civil DF, NCE UFRJ

O Estado, na defesa do interesse da coletividade, pode promover a intervenção na propriedade privada. Uma das formas de intervenção prevê que o Poder Público pode impor ao proprietário de um bem a obrigação de suportar restrição permanente decorrente da prestação de um serviço público. Essa modalidade de intervenção denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1174Q725268 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rio Grande do Norte, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual AFTE, SET RN, ESAF

Cultivado(a) em diversas áreas do Estado do Rio Grande do Norte, destaca-se, na atualidade, por ser um dos principais produtos de exportação do vale do Açu, sendo o município de Ipanguaçu um dos principais produtores. O texto acima se refere ao cultivo do (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q229152 | Direito Processual Penal, Apelação, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

"Fulano" foi condenado por roubo duplamente qualificado a 6 anos de reclusão e ao pagamento de 15 dias-multa. Em flagrante equívoco, fixou-se o regime aberto para o cumprimento da reprimenda corporal. O Promotor de Justiça opôs embargos de declaração, que foram acolhidos pelo Magistrado, alterando-se para o regime fechado.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q466220 | Direito Tributário, Impostos, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ MG, ESAF

Assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q525111 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, MPE RO, CESGRANRIO

A organização do sistema de controles internos nas empresas, para verificar se os funcionários estão seguindo as rotinas internas e a segregação de funções, é responsabilidade da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1179Q166981 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão 01.

A questão proposta é a do acaso. Na tradição ocidental, o
tema aparece invariavelmente ligado a um outro, o da razão:
o dos limites e do alcance da racionalidade. Nem seria
errôneo afi rmar que o empenho maior para o pensamento
fi losófi co inaugurado na Grécia antiga resume-se em
querer vencer a sujeição ao acaso. De fato, um dos
traços peculiares ao homem primitivo está em deixar-se
surpreender pelo acaso, em guiar-se pelo imprevisível.
Já o homem racional instaurado pelos gregos entrega-se,
pela primeira vez na história, a esse esforço descomunal e
decisivo para a evolução do Ocidente, de tentar conjurar o
mais possível as peias do acaso, estabelecendo as bases
para um comércio racional do homem com o seu meio
ambiente; mais precisamente: a postura racional passou
a designar, de modo gradativo, um comportamento de
dominação por parte do homem, elaborando racionalmente
as suas relações com a natureza, o homemterminaria
abocanhando as vantagens de ver subordinada a natureza
aos seus desígnios pessoais.

(Gerd Bornheim. Racionalidade e acaso. fragmento)

Assinale a opção que apresenta coerência com as idéias do texto e correção gramatical.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1180Q329563 | Segurança e Transporte, Veículos, Despachante de Trânsito, DETRAN PR, UFPR

NÃO é vedado aos despachantes de trânsito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.