Início

Questões de Concursos 2005

Resolva questões de 2005 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3301Q747333 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Baseada na visão clássica das funções do Estado na economia, identifique a opção que foi defendida por J.M. Keynes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3302Q439109 | Direito Constitucional, Poder Judiciário, Técnico Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

Quanto ao Poder Judiciário, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3303Q355916 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Constituem-se em objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, bem como dos principais documentos utilizados no seu funcionamento, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3304Q327505 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3305Q392020 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico de Nível Superior II, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, CESPE CEBRASPE

Hely Lopes Meirelles, em sua obra Direito Administrativo Brasileiro, diz que a administração pública realiza sua função executiva por meio de atos jurídicos que recebem a denominação especial de atos administrativos. Nessa mesma obra, o autor define ato administrativo como sendo toda manifestação unilateral de vontade da administração pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria. Acerca dos atos administrativos, julgue os seguintes itens. Anulação é a supressão de um ato administrativo legítimo e eficaz, realizada pela administração, e somente por ela, por não mais lhe convir sua existência.
  1. ✂️
  2. ✂️

3306Q226390 | Direito Internacional, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3307Q616550 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Com base na sintaxe e na semântica da linguagem Java, julgue os itens que se seguem. Quando se utiliza a técnica de sobrecarga, o nome do método, o tipo e a ordem dos argumentos devem ser idênticos ao do método pai e a acessibilidade não pode ser mais restrita que a do método original.
  1. ✂️
  2. ✂️

3308Q810095 | Legislação Federal, Lei 10259 2001, Oficial de Apoio Judicial, TJ MG, FUNDEP UFMG

Considerando-se a disciplina legal federal sobre os Juizados Especiais, é CORRETO afirmar que compete a esses órgãos a ação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3309Q813443 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Comissário de Justiça da Infância e da Juventude, Tribunal de Justiça SC, UFPR

Enquanto não instalados os Conselhos Tutelares, as atribuições a eles conferidas serão exercidas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3310Q191364 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO

A continência é critério de modificação da competência, que se distingue da conexão por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3311Q319367 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Apesar das potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Diante de situações como essa, independentemente do nível de conflito, a melhor estratégia para preparar os alunos é o professor dissolver o grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️

3312Q605072 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Casa da Moeda, CESGRANRIO

De acordo com Guinchat e Menou (1994), o que permite estabelecer uma distinção essencial entre documentos primários, secundários e terciários é sua característica intelectual referente à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3313Q464794 | Direito Previdenciário, Dependentes, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Caio, em maio de 2000, separou-se, judicialmente, de Maria. Na referida separação, acordou-se, judicialmente, que Caio não iria pagar pensão alimentícia à ex-esposa e que só iria pagar tal encargo para Ana, filha do casal, 19 anos. Em agosto de 2002, Caio conhece Teresa, com a qual vem a morar e manter união estável. Em agosto de 2004, Caio falece. Quem tem direito à pensão por morte, na qualidade de dependente de Caio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3314Q753051 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

A gestão, a proteção e o controle da qualidade ambiental requerem que o analista ambiental tome decisões com base em informações técnicas que envolvem aspectos como poluição do ar, do solo e da água, passivos e remediação ambientais, segurança química e do meio ambiente, dados toxicológicos e bioestatística. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.

Considere a realização de testes de bioacumulação de um agrotóxico organoclorado em tecido gorduroso de ursos brancos. Nesse caso, os desvios-padrão das médias obtidas representam as flutuações dos resultados em torno das médias.

  1. ✂️
  2. ✂️

3315Q650139 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Especialista em Políticas Públicas, MPOG, ESAF

A democracia representativa surgiu como um compromisso entre o poder do príncipe, cuja legitimidade residia na tradição, e o poder dos representantes do povo, cuja legitimidade residia no consenso, cujo marco é a Revolução Inglesa de 1688. Esse processo, entretanto, prosseguiu com uma série de desdobramentos.

As seguintes afirmações estão associadas ao desenvolvimento da democracia representativa:

1- A representação por estamentos dá lugar à representação dos indivíduos.

2- O reconhecimento dos direitos do homem e do cidadão implica reconhecimento da igualdade natural entre todos os seres humanos.

3- A ampliação dos direitos políticos, cujo ápice é o sufrágio universal, tornou necessária a constituição de partidos, alterando o próprio sistema de representação.

4- A mudança no sistema de representação, ao fazer com que os partidos se formassem fora e não dentro do Parlamento, acarretou que as decisões coletivas se tornassem fruto de negociações e acordos entre os grupos de representantes das diversas forças sociais e políticas.

Em relação às afirmativas acima, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3316Q544430 | Física, Técnico de Operação e Controle, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Um circuito elétrico contém apenas resistores e uma fonte de tensão representada por uma bateria. Tanto os resistores quanto a fonte de tensão são supostos elementos ideais de circuitos. Em relação a esse circuito, julgue os itens seguintes.

Considere que os resistores sejam ligados à bateria por meio de uma chave que pode ocupar os estados aberto ou fechado e que é utilizada para energizar a rede resistiva. Se a chave estiver na posição aberta e for levada para a posição fechada, a corrente elétrica nos resistores atingirá um valor constante somente após decorrido um intervalo de tempo, que é função da quantidade de resistores presentes no circuito e demora alguns segundos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3317Q220603 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade anônima, Procurador, PGE SE, FCC

Alberto, Bernardo e Carlos são sócios da ABC Ltda., sociedade empresária regularmente constituída na vigência do novo Código Civil (Lei nº 10.406/02). Cada sócio detém 1/3 (um terço) do capital social e a administração social compete exclusivamente a Carlos. Alberto e Bernardo descobriram que Carlos desviou vultosa quantia do patrimônio social, em proveito próprio, e desejam responsabilizá-lo civilmente pelo ocorrido. O contrato social prevê a aplicação subsidiária das normas relativas às sociedades anônimas e é omisso quanto à forma de deliberação dos sócios e quanto à responsabilização dos administradores. Nesse caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3318Q811709 | Legislação Federal, Código de Conduta da Alta Administração Federal, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE, SEF MG, ESAF

De acordo com o Decreto nº 43.885, de 4 de outubro de 2004, as penas aplicáveis em caso de infração ao Código de Conduta Ética do Servidor Público e da Alta Administração Estadual são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3319Q226753 | Direito Econômico, Procurador, PGE SE, FCC

Quanto às definições formuladas pela Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3320Q166081 | Direito Tributário, Impostos de Competência dos Estados, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Avalie o acerto das formulações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a resposta correta.

( ) O imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA), de competência dos Estados e do Distrito Federal, terá alíquotas mínimas fixadas pelo Senado Federal.
( ) Não se admite a fixação de alíquotas diferenciadas do IPVA em função do tipo e utilização de veículo automotor.
( ) A Constituição Federal exige deliberação conjunta dos Estados e do Distrito Federal, na forma regulada em lei complementar da União, para fixação de alíquotas máximas do IPVA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.