Início

Questões de Concursos 2005

Resolva questões de 2005 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4681Q359683 | Enfermagem, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 23 anos de idade, portadora de endomiocardiofibrose, encontra-se internada na UTI no nono dia de pós-operatório de cirurgia cardíaca (decorticação biventricular e implante de marca-passo epicárdico) e está sendo avaliada por um enfermeiro que coletou as seguintes informações. A paciente encontra-se em estado grave, consciente, respirando espontaneamente com oxigênio sob cateter nasal a 3 litros por minuto, afebril e orientada. Cicatriz cirúrgica de esternotomia é mantida com curativo fechado, com pontos metálicos ao longo da linha média, alguns apresentando deiscência. Está com acesso venoso através de dissecção venosa em membro superior esquerdo. Mantém-se em diálise peritoneal há dois dias e refere dor no local da inserção do cateter abdominal. A gasometria revelou hipoxemia e hipocapnia. Seus sinais vitais são: temperatura de 36 ºC, freqüência cardíaca de 68 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 24 movimentos por minuto e pressão arterial de 70 mmHg × 35 mmHg. Apresenta obesidade de classe II, anasarca, ruídos adventícios à ausculta pulmonar e anúria. Queixa-se de náuseas freqüentes e falta de interesse em alimentar-se. Recebe dieta por sonda nasoenteral.

Considerando a situação hipotética apresentada e o processo de enfermagem, julgue os itens seguir.

Existem características definidoras suficientes para a elaboração dos diagnósticos da NANDA integridade da pele prejudicada, dor aguda e débito cardíaco diminuído, sendo redigidos em declarações de três partes.
  1. ✂️
  2. ✂️

4682Q616213 | Informática, Banco de Dados, Analista Judiciário, TRT 13a, FCC

Em um projeto do Tribunal foi solicitada a elaboração de um modelo de dados relacional normalizado que representasse, em uma entidade X, uma foreign key FK cuja origem é a entidade Y. Nesse sentido é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4683Q616726 | Informática, Dados, Analista de Sistemas, BADESC, FEPESE

Seja uma linguagem de programação hipotética, chamada L, cuja única estrutura de dados existente é a pilha. Considere que para este tipo de estrutura estejam defi nidas apenas as operações:

ins(p,d) - que insere o dado d na pilha p;

rem(p) - que remove e retorna um dado da pilha p;

esc(p) - que escreve na tela o valor que está no topo da pilha.

Suponha que uma pilha p1 foi formada pela inserção da seguinte seqüência de números:

  • 89, 26, 49, 10, 36
    1. ✂️
    2. ✂️
    3. ✂️
    4. ✂️

4684Q442649 | Direito Constitucional, Política Urbana, Consultor Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal e o Estatuto da Cidade estabeleceram novas regras e instrumentos que devem ser implementados e, por esse motivo, o planejamento territorial foi intensamente renovado no Brasil nos últimos anos.Julgue os itens a seguir, que tratam dos instrumentos de política urbana. O direito de preferência, ou de preempção, será exercido sempre que o poder público necessitar de áreas para operações urbanas consorciadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

4685Q433947 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC

A Constituição Federal assegura à categoria dos trabalhadores domésticos o direito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4686Q549423 | Informática, HTTP, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

Um serviço muito utilizado em ambiente Internet, tendo como porta padrão de funcionamento a TCP 80:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4687Q439092 | Direito Constitucional, TSE, Analista Judiciário, TRE MA, CESPE CEBRASPE

Com relação às normas vigentes da organização e competência da justiça eleitoral, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4688Q817973 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Técnico Assistente de Nível Superior, Companhia Espírito Santense de Saneamento ES, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 9.433/1997 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Com base nessa lei, julgue os seguintes itens. Para a implementação da referida política, a unidade territorial de planejamento será o município.
  1. ✂️
  2. ✂️

4689Q330559 | Segurança e Transporte, Sistema Nacional de Trânsito SNT, Especialista em Regulação, ANTT, NCE

Quanto à habilitação de empresas à prestação do serviço de transporte rodoviário internacional de cargas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4690Q362821 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

Os óbitos por câncer de mama no Brasil representam 2/3 de todas as causa de morte e seus sintomas mais comuns são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4691Q193861 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO

Quanto à caracterização jurídica do contrato de compra e venda, é INCORRETO afirmar-se que este é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4692Q531784 | Engenharia Civil, Técnico Assistente, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Materiais de construção civil compreendem ampla gama de componentes das edificações e são estudados quanto a diversos aspectos, tais como sua obtenção e aplicação. Acerca desses materiais, julgue os itens seguintes.

Aglomerantes podem ser classificados em quimicamente ativos e quimicamente inertes.

  1. ✂️
  2. ✂️

4693Q380490 | Biologia, Citologia, Analista em Biologia, MPE RO, CESGRANRIO

Assinale a opção que apresenta uma organela revestida por uma membrana dupla.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4694Q461913 | Direito Penal, Do Crime, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Considere as hipóteses abaixo.

I. José, a título de cobrança forçada, subtraiu R$ 200,00 (duzentos reais) pertencentes a João, porque este devia àquele a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais) e alegava sempre que não tinha recursos para pagar essa dívida.

II. Paulo subtraiu uma bicicleta pertencente a Marcos, julgando-a própria, uma vez que as bicicletas de cada um, praticamente iguais, encontravam-se estacionadas no mesmo local.

Pode-se dizer que, nesses casos, José e Paulo cometeram, respectivamente, os erros de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4695Q728668 | Direito Financeiro, Despesas públicas, Auditor, SEF SC, FEPESE

Segundo os conceitos fixados na Portaria nº 42/1999, do Ministério de Orçamento e Gestão, entendem-se por:

I. Programa, o instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos por Decreto do Poder Executivo;

II. Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo;

III. Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;

IV. Operações Especiais, as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4696Q739681 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por isso, constitui fundamento sólido para análise dos grandes agregados econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. A existência de mercados competitivos impede que as firmas repassem para os preços a totalidade dos aumentos de custo de qualquer origem.
  1. ✂️
  2. ✂️

4698Q465526 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Ana, que é empregada da empresa Y Ltda. desde 1995, ficou grávida em 2003 e o nascimento do bebê estava previsto para o mês de maio de 2004. Ana pretendia aproveitar a licença-maternidade de 120 dias, após o nascimento do bebê, para poder dedicar-se à criança por mais tempo. Entretanto, Maria, colega de Ana, durante uma conversa disse que achava não ser isto possível porque, legalmente, a licença maternidade deveria ter início 28 dias antes do parto, sendo impossível o gozo dos 120 dias após o nascimento da criança.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, relativos à licença-maternidade e aos encargos patronais.

Como o pagamento do salário-maternidade, após mudança legislativa, passou a ser feito unicamente pelo INSS, Ana não receberia o valor correspondente à sua remuneração diretamente do seu empregador.

  1. ✂️
  2. ✂️

4699Q923513 | Direito Administrativo, Poderes Administrativos, Primeira Fase OAB, OAB, FCC

O Código de Trânsito Brasileiro _ CTB _ delegou ao Conselho Nacional de Trânsito _ CONTRAN _ a competência para regulamentar seus dispositivos. Se ao editar a resolução regulatória o CONTRAN exorbita dessa competência, o Congresso Nacional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4700Q600191 | Agricultura e Agropecuária, Assistente de Defesa Agropecuária, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

Em conformidade com o estabelecido pela Instrução Normativa nº 82, de 20/11/2003, o Estado do Maranhão está localizado no Circuito Pecuário Nordeste, que tem o reconhecimento nacional para Febre Aftosa de Zona de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.