Início

Questões de Concursos 2005

Resolva questões de 2005 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


9261Q540566 | Engenharia Civil, Técnico Assistente, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Materiais de construção civil compreendem ampla gama de componentes das edificações e são estudados quanto a diversos aspectos, tais como sua obtenção e aplicação. Acerca desses materiais, julgue os itens seguintes.

Materiais betuminosos têm, à temperatura ambiente, consistência sólida ou semi-sólida.

  1. ✂️
  2. ✂️

9262Q401819 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Administrador, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos agentes públicos, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Reginaldo foi aprovado em concurso público de provas e títulos em maio de 2004, tomando posse em empresa pública em julho do mesmo ano.

Nessa situação, Reginaldo deverá ser submetido ao regime estatutário, uma vez que não há mais o regime da CLT para agentes públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

9263Q417437 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Consultor Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Com a finalidade de criar um novo pólo hortigranjeiro, o governo do DF pretende transferir gratuitamente para a posse de particulares uma série de terrenos que atualmente são bens dominicais do DF, sob a condição de que os beneficiários tornem a terra produtiva no prazo de seis meses.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Se, no referido caso, o governo do DF optasse por utilizarse do instituto do comodato, seria dispensável a edição de lei que autorizasse a celebração de tais contratos, dado que o comodato não implica a alienação da propriedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

9264Q224414 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Procurador, BACEN, FCC

O contrato de fiança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9265Q532383 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

O valor da vazão de esgotos para uma população de 5.000 hab, que consome diariamente 100 litros de água por habitante, se for adotado um coeficiente de retorno de 80%, é:

  1. ✂️
  2. ✂️

9266Q326303 | Pedagogia, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Em relação aos conhecimentos teórico-práticos, julgue o item a seguir.

O processo ensino-aprendizagem orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais parte de situações práticas, contextualizadas, visando à sua teorização.

  1. ✂️
  2. ✂️

9267Q729761 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios Coletivos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 16a Região, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens em seguida, é apresentada uma situação hipotética acerca da substituição e representação processual na justiça do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Após celebrado acordo coletivo de trabalho, prevendo a concessão de reajuste salarial aos empregados de determinada empresa, o sindicato profissional verificou que a empresa signatária não vinha honrando o pactuado. Nessa situação, como representante processual dos trabalhadores lesados, o sindicato está autorizado a ajuizar ação de cumprimento na justiça do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

9268Q222373 | Direito Tributário, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Em virtude da notícia de que a Receita Estadual irá fiscalizar os maiores contribuintes de seu Estado, o contribuinte resolve reavaliar o cumprimento de suas obrigações tributárias e constata a existência de pagamento a menor de tributo. Segundo a jurisprudência dominante, para regularizar sua obrigação, o contribuinte deve recolher

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9269Q549798 | Informática, Windows, Agente Administrativo, SEAD AM, CESGRANRIO

No Windows Explorer do Windows 2000, ao se excluir um arquivo através da tecla "delete", ele pode ser enviado para um local a partir do qual pode ser restaurado futuramente, caso seja necessário. Este local é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9270Q923307 | Direito Processual Penal, Sumulas, Primeira Fase OAB, OAB, FCC

Segundo orientação sumulada do Superior Tribunal de Justiça,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9271Q923566 | Direito Constitucional, Estatuto dos congressistas responsabilidade e imunidades, Primeira Fase OAB, OAB, FCC

Os membros do Congresso Nacional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9272Q485551 | Inglês, Interpretação de Texto, Auxiliar Administrativo, BADESC, FEPESE

Select the correct alternative according to the text.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9273Q334768 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes.

Se 8 homens, que trabalham no mesmo ritmo, demoram 12 dias para carregar 16 contêineres, então 15 homens, que trabalham no mesmo ritmo dos anteriores, necessitam de menos de 21 dias para carregar 50 contêineres.

  1. ✂️
  2. ✂️

9274Q364977 | Enfermagem, Processamento de material, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Os profissionais de saúde estão constantemente adotando medidas que visam a diminuição de riscos de infecção nos pacientes, dando atenção especial ao preparo do material, bem como a adequação do processo de esterilização. Julgue os itens subseqüentes quanto a esse tema.

Na autoclave, pode-se utilizar invólucros de tecido de algodão, papéis (grau cirúrgico e kaft) e filme de poliamida transparente.

  1. ✂️
  2. ✂️

9275Q391603 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Técnico em Tecnologia da informação, UFT, FCC

Tem aumentando ultimamente no Brasil a quantidade de cooperativas, associações, fundações e organizações não governamentais (ONGs), que fazem trabalho voluntário em comunidades carentes, sem fins lucrativos. Essas entidades todas formam o chamado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9276Q603063 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

No que se refere à legislação, à formação e mercado de trabalho do bibliotecário e do moderno profissional da informação e a ética profissional, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a profissão de bibliotecário tem mais chances de preencher com eficiência seu papel social se a estrutura de formação profissional hoje existente for ampliada e diversificada, associando-se a outras profissões que também visam satisfazer as necessidades individuais e institucionais de informação, criando com elas uma classe única de profissionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

9277Q405179 | Direito Administrativo, Contador e Avaliador dos Juizados Especiais, TJ PR, TJ PR

Considerando o Direito Administrativo, diferencie remuneração, subsídio, vencimento e salário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9278Q784571 | Engenharia Elétrica, Iluminação Elétrica, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC

Considere as afirmações seguintes:

I. Uma lâmpada incandescente com especificação de 220 V-200 W ligada a uma rede de 127 V certamente queimará.

II. Uma lâmpada incandescente com especificação de 127 V-200 W ligada a uma rede de 220 V certamente acionará o disjuntor de proteção da instalação.

III. Uma lâmpada incandescente com especificação de 127 V-100 W ligada a uma rede de 220 V funcionará com potência de 200 W.

Está INCORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9279Q530368 | Engenharia Civil, Engenheiro, CODERN RN, COMPERVE

O cálculo das vazões demandadas pelas diversas partes constituintes de um sistema de abastecimento de água ou das contribuições de esgotos para dimensionamento das partes dos sistemas de esgotamento sanitário é feito em função de um conjunto de parâmetros, tais como, população (P) a ser abastecida, quota per capita (q), coeficientes de variações de consumo (k1, k2 e k3) e coeficiente de retorno (Cr). Os parâmetros k1, k2 e k3 são denominados, respectivamente, coeficientes de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9280Q414400 | Direito Ambiental, Analista, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos instrumentos da política estadual de meio ambiente no estado do Espírito Santo, julgue o item abaixo.

Referidos instrumentos incluem o cadastro técnico rural; o plano plurianual de desenvolvimento científico tecnológico e de preservação ambiental; e o fomento da participação comunitária e de órgãos afins.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.