Início

Questões de Concursos 2005

Resolva questões de 2005 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


9941Q545756 | Física, Técnico de Operação e Controle, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

       Uma fonte elétrica trifásica equilibrada com tensão de linha igual a 380 V alimenta, com três fios, uma carga elétrica trifásica equilibrada conectada em estrela. A carga consome 76 kVA, com fator de potência igual a 0,8 indutivo.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Se um condutor neutro fosse utilizado para alimentar a carga, por ele fluiria apenas a corrente relativa ao consumo de potência reativa da carga.

  1. ✂️
  2. ✂️

9942Q388573 | História, Analista Financeiro, BADESC, FEPESE

Dentre as conseqüências do Plano Cruzado, ao longo dos três primeiros meses depois de sua implantação, destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9943Q605919 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Técnico, BANPARÁ, UFPA DAVES CEPS

Em alguns ramos de atividade como a ciência básica, há um interesse natural de tornar públicas as informações produzidas, mas em outros setores, como o de desenvolvimento tecnológico, é possível que a informação produzida tenha caráter sigiloso. São exemplos de importantes fontes de informação geradas e usadas no processo de desenvolvimento tecnológico e no processo de pesquisa científica, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9944Q616928 | Informática, Redes ATM, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

As tecnologias de redes de comunicação permitem a implantação de redes públicas e privadas que vêm sendo adotadas nas mais diversas áreas em todo o mundo. Quanto a tecnologias, arquiteturas, protocolos e aplicações de redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

No contexto da descrição do tráfico para contratos de QoS em redes ATM, o parâmetro cell misinsertion rate (CMR) é a taxa de células descartadas em função de erros de alinhamento do quadro de transmissão, em função da perda de sincronismo com o campo header error control (HEC) das células.

  1. ✂️
  2. ✂️

9945Q164066 | Direito Internacional, Valor aduaneiro, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9947Q436455 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Administrador, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios da administração pública previstos na Constituição Federal, julgue os itens seguintes.

O fato de a Constituição Federal, ao dispor sobre a fundamentação dos atos, fazer referência exclusiva ao Poder Judiciário no âmbito de suas funções jurisdicionais justifica a dispensa de motivação dos atos emanados pelos outros poderes.

  1. ✂️
  2. ✂️

9948Q372967 | Direito Tributário, Suspensão do Crédito Tributário, OAB SP

Contribuinte questiona a cobrança de um tributo e obtém liminar para não recolhê-lo. Durante a vigência da liminar,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9949Q222697 | Direito Constitucional, Processo Legislativo, Procurador, PGR, PGR

NO PROCESSO LEGISLATIVO,CONFORME A CONSTITUlçÃO FEDERAL:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9950Q615659 | Informática, Gerência de Projetos, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

A gerência de projetos envolve diversos aspectos e áreas de conhecimento que precisam ser tratados de forma integrada. Considerando os diferentes aspectos envolvidos na gerência de projetos, julgue os itens subseqüentes. O plano de comunicações deve indicar o tipo de comunicação formal mais adequada para cada situação. A comunicação informal, por ocorrer naturalmente e ser parte intrínseca dos processos de trabalho, não precisa ser planejada mas apenas monitorada a fim de evitar conflitos interpessoais.
  1. ✂️
  2. ✂️

9951Q804335 | Geologia, Geólogo, MPE RO, CESGRANRIO

Um mapa geológico difere de um mapa geotécnico ou geoambiental no que se refere ao(à) seu(sua):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9952Q615921 | Informática, Algoritmos, Analista de Sistemas, BADESC, FEPESE

Assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9953Q461811 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT

Para a existência do delito de receptação, é imprescindível que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9954Q616436 | Informática, Tipos, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

No Sistema Operacional Linux, para recuperar-se um BackUp criado com o comando TAR, deve-se utilizar a opção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9955Q806645 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Tendo como base o regime jurídico da administração pública, julgue os itens seguintes. Os mesmos métodos interpretativos aplicados ao direito comum são igualmente aplicáveis ao processo administrativo, incluindo-se a possibilidade de edição de atos administrativos interpretativos, com eficácia retroativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

9956Q526584 | Direito Processual Civil, Partes e procuradores, Analista Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

       Para atuar em determinado processo, um advogado tem procuração geral para o foro, cláusula ad judicia, conferida por instrumento particular assinado pela parte que lhe confere os poderes, mas sem o reconhecimento de firma.

Diante da situação hipotética apresentada e das regras processuais referentes aos procuradores, julgue os itens a seguir.

É desnecessário o reconhecimento de firma na referida procuração, uma vez que essa formalidade não é mais obrigatória no sistema processual para fins de procuração com poderes em geral ad judicia ou para poderes especiais et extra.

  1. ✂️
  2. ✂️

9957Q527097 | Direito Processual Civil, Oficial de Justiça, TJ SC, UFPR

Assinale a alternativa INCORRETA. No procedimento comum, o juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se conheça a alegação e:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9958Q360700 | Enfermagem, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Com o objetivo de vincular os indivíduos portadores de hipertensão arterial e diabetes melito às unidades de saúde, a fim de garantir o acompanhamento e tratamento sistemático, o Ministério da Saúde criou o plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes melito. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes. Considere que um homem de 62 anos de idade apresenta hipertensão moderada (grau II), é obeso e sedentário, tem alto nível de estresse diário e mãe diabética e hipertensa. Nesse caso, a probabilidade de esse paciente vir a apresentar um evento cardiovascular em 10 anos é estimada em mais de 30%. Ele pertence ao grupo de risco muito alto, sendo indicada a instituição de imediata e efetiva conduta terapêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️

9959Q443134 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos direitos e garantias constitucionais, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Autoridade policial, munida do competente mandado judicial, adentra na residência de Carlos visando à apreensão de provas da prática de um crime. O cumprimento do mandado teve início às 21 h e término às 23 h 30 min.

Nessa situação, foi observado o direito constitucional de inviolabilidade do domicílio, visto que a autoridade policial encontrava-se resguardada por determinação judicial.

  1. ✂️
  2. ✂️

9960Q392197 | Direito Administrativo, Procedimento, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos registros cadastrais previstos na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens subseqüentes.

O registro cadastral deve ter divulgação ampla, por meio de jornal diário, e o responsável por sua manutenção está obrigado a realizar, semestralmente, chamamento ao público para atualização dos registros existentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.