Início

Questões de Concursos 2006

Resolva questões de 2006 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1271Q332474 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Num jogo de futebol compareceram ao estádio 52x7y torcedores. Contado-os de 8 em 8 ou de 9 em 9, não sobra torcedor em nenhuma das duas contagens. A soma 3x + 2y valerá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1272Q324108 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q134374 | Português, Pontuação, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRF 1a, FCC

Texto associado.

Orgulho ferido

Um editorial da respeitada revista britânica The Lancer
sobre o futuro de Cuba acendeu uma polêmica com
pesquisadores latino-americanos. O texto da revista sugeriu que
o país pode mergulhar num caos após a morte do ditador Fidel
Castro, que sofre de câncer, tal como ocorreu nos países do
Leste Europeu após a queda de seus regimes comunistas. E
conclamou os Estados Unidos a preparar ajuda humanitária
para os cubanos. De quebra, a publicação insinua que há
dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano fazer
frente a esse quadro.

"O editorial é um desrespeito à soberania de Cuba", diz
Maurício Torres Tovar, coordenador-geral da Alames (Associação
Latino-Americana de Medicina Social). "A atenção do
Estado cubano para com a saúde de sua população é um
exemplo para todos. Cuba tem uma notável vocação solidária,
ajudando, com remédios e serviços de profissionais, diversos
países atingidos por catástrofes", afirmou.Sergio Pastrana, da
Academia de Ciências de Cuba, também protestou: "Temos
condição de decidir se precisamos de ajuda e direito de
escolher a quem pedi-la."

(Revista Pesquisa Fapesp. Outubro 2006, n. 128)

Considere as seguintes frases:

I. O editorial calou fundo nos pesquisadores latinoamericanos, que a ele reagiram com firmeza.

II. O povo cubano deve decidir, por si mesmo, se precisa ou não de ajuda externa.

III. Ofertas de auxílio podem ser constrangedoras, quando não solicitadas.

A eliminação da(s) vírgula(s) altera o sentido SOMENTE do que está em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1274Q36599 | Português, Interpretação de Textos, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

Texto associado.
TEXTO 1 -  QUESTÕES 1, 2 e 3

Três idades

A primeira vez que te vi,
Eu era menino e tu menina.
Sorrias tanto... Havia em ti
Graça de instinto, airosa e fina.
Eras pequena, eras franzina...
(...)
Quando te vi segunda vez,
Já eras moça, e com que encanto
A adolescência em ti se fez!
Flor e botão... Sorrias tanto...
E o teu sorriso foi meu pranto...
(...)
Vejo-te agora. Oito anos faz,
Oito anos faz que não te via...
Quanta mudança o tempo traz
Em sua atroz monotonia!
Que é do teu riso de alegria?

Foi bem cruel o teu desgosto.
Essa tristeza é que mo diz...
Ele marcou sobre o teu rosto
A imperecível cicatriz:
És triste até quando sorris...

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. pp. 62-63.


TEXTO 2 - QUESTÕES 4, 5, 6 e 7

Um jogo de palavras

    Nunca a língua portuguesa esteve tão representada numa Copa do Mundo quanto nesta 18ª edição, na Alemanha. As presenças de Brasil, Angola e Portugal mobilizaram boa parte dos 205 milhões de falantes desses países.
    No Brasil, a influência do futebol é sentida na linguagem. Não só porque nosso vocabulário ficou elástico com as expressões do esporte que incorporamos no dia-a-dia. Nem pela movimentação inversa, com termos que tomam outro significado devido ao uso boleiro. O futebol está no léxico, mas também em nossa retórica, no espírito que sustenta a cultura, na música, na literatura, no cinema, enfim, na abordagem que fazemos do mundo.
    A relação criativa com as palavras é um dos diferenciais do nosso futebol. A começar pela idéia de que, quando o assunto é de fato importante para o brasileiro, como é a bola, nenhum estrangeirismo nos domina ̛ nós o dominamos. (...) Parte do inventário sociológico e cultural do país, o futebol imprime várias marcas na vida brasileira. A da linguagem não é menos notável.

Revista Língua Portuguesa Especial, Carta ao Leitor, abril 2006.
Identifique o comentário correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação, no segundo parágrafo do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1275Q809293 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9394/96), no que se refere à organização da educação nacional, define como competência específica dos Estados a oferta prioritária e a garantia, respectivamente, dos seguintes níveis de ensino:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1276Q561341 | Informática, Hardware, Técnico, BAHIAGÁS, CEFETBAHIA

Sobre as portas de comunicação serial e paralela, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1277Q541765 | Probabilidade e Estatística, Distribuição de Frequência, Recursos Energéticos, EPE, CESGRANRIO

A freqüência absoluta acumulada de um valor da variável é igual:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1278Q361608 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Docas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

No caso de socorro a vítima com parada respiratória, as vias respiratórias do socorrido deverão ser desimpedidas, se estiverem obstruídas, e a cabeça deve ser virada para o lado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1279Q356501 | Contabilidade Geral, Princípios orçamentários, Auditor, TCdosM CE, FCC

O princípio que estabelece que todas as receitas e despesas do ente público devem constar na elaboração do orçamento é denominado princípio da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q341020 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Oficial de Controle, TCE PR, UFPR

Um baralho comum tem 52 cartas e cada uma delas possui dois sinais essenciais. O principal é uma marcação que pode ser um número variando de 2 a 10, ou uma letra: J para os valetes, Q para as damas, K para os reis e A para os ases. A marcação secundária é chamada de naipe, que pode ser: paus, copas, espadas ou ouros. Retirando-se, ao acaso, uma carta desse baralho, qual a probabilidade de sair uma carta marcada com uma letra ou uma carta de paus?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1281Q330661 | Segurança e Transporte, Documentação de Veículos, Agente Condutor de Veículos, Tribunal de Contas Estadual PB, FCC

O condutor de um veículo deve portar, obrigatoriamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1282Q321770 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1283Q220804 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Procurador, PGT, PGT

A respeito da seguridade social, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1284Q197269 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"Sobre esses cordeiros dóceis [...] os espanhóis se arremessaram no mesmo instante em que os conheceram; e como lobos, como leões e tigres [...] não fazem ali se não despedaçar, matar [...] destruir esse povo por estranhas crueldades [...] de tal sorte que, de três milhões de almas que havia na Ilha Espanhola e que nos vimos, não ha hoje de seus naturais habitantes nem duzentas pessoas [...]. A causa, pela qual os espanhóis destruíram tal infinidade de almas, foi unicamente não terem como finalidade última se não o ouro, para enriquecer em pouco tempo".(LAS CASAS, Frei Bartolomeu de. 0 Paraíso Destruído. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.27) Diante da apresentação desses dados, podemos afirmar que algumas centenas de espanhóis conseguiram subjugar e aniquilar milhões de Índios em função do (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1285Q168217 | Direito Constitucional, Forças Armadas e Segurança Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Não se inclui entre as competências constitucionais da Polícia Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1286Q164132 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A partir dos anos 90, ganha ênfase o conceito de reengenharia, concebido como uma intervenção estratégica para adaptar as organizações ao ambiente em que atuam, o qual caracteriza-se por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1288Q6016 | Conhecimentos Específicos, Guarda Municipal, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH

De acordo com o Código Penal brasileiro, marque a opção verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1289Q782099 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação analógica e digital, Auxiliar Técnico, Petrobras, CESGRANRIO

Considere os sistemas de transmissão baseados nos esquemas de modulação M-FSK e M-ASK. Sobre eles é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1290Q554530 | Informática, Virus, Técnico, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, CESGRANRIO

Após instalar um antivírus em seu computador, uma medida adequada de segurança é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.