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Questões de Concursos 2006

Resolva questões de 2006 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


192Q164057 | Segurança e Saúde no Trabalho, OIT, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

O Brasil ratificou a Convenção n. 136 da OIT, por intermédio do Decreto n. 1.253, de 27 de setembro de 1994. Baseado nesse documento, é incorreto afirmar:

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193Q165902 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 32, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Com base na NR-32, avalie as proposições transcritas a seguir e indique a opção correta.
I. Risco Biológico é a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos, representados por microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.

II. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA - NR-9 deverá contemplar, na fase de reconhecimento dos riscos biológicos, a identificação dos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores.

III. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT.

IV. Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha e lixeira com sistema de abertura com ou sem contatomanual.

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194Q541752 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Posição Central, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

O conjunto de notas dos alunos de uma determinada prova é: {10, 5, 3, 4, 5, 10, 3, 8, 9, 3}. Assim, podemos dizer que a moda, média e mediana deste conjunto são, respectivamente:

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196Q115989 | Inglês, Significação Contextual de Palavras, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Texto associado.

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Match the columns with words of opposite meanings:
a- Evil ( ) Generosity
b- Inside ( ) Kindness
c- Cruelty ( ) Truth
d- Hate ( ) Loser
e- Despair ( ) Outside
f- Anger ( ) Good
g- Greed ( ) Serenity
h- Lies ( ) Enemy
i- Winner ( ) Love
j- Friend ( ) Hope

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197Q329945 | Segurança e Transporte, Primeiros socorros, Agente Condutor de Veículos, TCE PB, FCC

No caso de um acidente veicular com vítima, em local ermo e afastado, em que o resgate seguramente tardará a chegar, segurar a cabeça da vítima pressionando a região das orelhas é procedimento para

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198Q222322 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios Coletivos, Procurador, PGT, PGT

A respeito do dissídio coletivo, assinale a alternativa INCORRETA:

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199Q351751 | Artes, Elementos da linguagem visual, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que diz respeito aos elementos de visualidade e suas relações compositivas, é correto afirmar:

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200Q365349 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

O cateter mais indicado para rápida administração de fluidos na reposição de volume em adultos, aplicados pelo profissional de enfermagem, é:

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202Q116896 | Português, Acentuação Gráfica, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Texto associado.

Imagem 001.jpg

A alternativa em que as três palavras são acentuadas pela mesma razão é:

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203Q335790 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Protocolo e Tramitação, TCE PB, FCC

Considere que os números que compõem a seqüência seguinte obedecem a uma lei de formação.

 (414, 412, 206, 204, 102, 100, ...)

 A soma do nono e décimo termos dessa seqüência é igual a

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204Q338176 | Matemática, Geometria, Assistente de Administração, CEFET SC, ESAG

As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do Equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6.370 km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito, voando em média 800 km/h, leva para chegar a Cingapura, aproximadamente (não considerando as escalas):
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205Q5185 | Português, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Texto associado.
Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

O cipreste inclina-se em fina reverência
e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
A grande amendoeira consente que balancem
suas largas folhas transparentes ao sol.
Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
com o mesmo tremor das samambaias
debruçadas nos vasos.
Fremem os bambus sem sossego,
num insistente ritmo breve.
O vento é o mesmo:
mas sua resposta é diferente em cada folha.
Somente a árvore seca fica imóvel,
entre borboletas e pássaros.
Como a escada e as colunas de pedra,
ela pertence agora a outro reino.
Seu movimento secou também, num desenho inerte.
Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
O vento que percorre o jardim
pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
ela não responderá mais nada,
hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

(Cecília Meireles. O Vento)
Observe a concordância verbal nos períodos abaixo.

I. Fazem dois meses que não chove.
II. Da minha casa até a de Anacleto é cinco quadras.
III. Falta dois minutos para começar a partida.
IV. A pátria não é ninguém: são todos.

Dos períodos apresentados acima, SOMENTE:
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207Q325211 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.

Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir.

A criança é capaz de formular várias hipóteses de escrita.
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208Q337896 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Na reta final de uma corrida verificou-se, em determinado instante, que a distância entre os dois corredores que lideravam a corrida era de 2,5m, e que a distância do segundo colocado até a linha de chegada era 10% a mais que a distância do primeiro colocado até a linha de chegada. Nessas condições podemos dizer que a soma das distâncias dos dois corredores até a linha de chegada é igual a:

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210Q173054 | Direito Civil, Direito das Coisas, Defensor Público, DPE SP, FCC

Considere as afirmações:

I. Os direitos reais e os pessoais integram a categoria dos direitos patrimoniais, sendo o primeiro exercido sobre determinada coisa, enquanto o segundo exige o cumprimento de certa prestação.

II. Os direitos reais não podem ser classificados como direitos absolutos.

III. O direito real, quanto à sua oponibilidade, é absoluto, valendo contra todos, tendo sujeito passivo indeterminado, enquanto que o direito pessoal (ou obrigacional) é relativo e tem sujeito passivo determinado.

IV. Os direitos reais obedecem ao princípio da tipificação, ou seja, só são direitos reais aqueles que a lei, taxativamente, denominar como tal, enquanto que os direitos pessoais podem ser livremente criados pelas partes envolvidas (desde que não seja violada a lei, a moral ou os bons costumes), sendo portanto o seu número ilimitado.

SOMENTE estão corretas as afirmações

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