Início

Questões de Concursos 2006

Resolva questões de 2006 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


571Q336889 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente Técnico de Telecomunicações, Petrobras, CESGRANRIO

Numa distribuidora de combustível há dois turnos de trabalho, A e B, totalizando 80 funcionários. Se quatro funcionários do turno B passassem para o turno A, os dois turnos passariam a ter o mesmo número de funcionários. Quantos funcionários há no turno B?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q135843 | Português, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 20ª REGIÃO, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem–se ao texto

seguinte.

Falamos o idioma de Cabral?

Se é que Cabral gritou alguma coisa quando avistou o

monte Pascoal, certamente não foi "terra ã vishta", assim, com

o "a" abafado e o "s" chiado que associamos ao sotaque

português. No século XVI, nossos primos lusos não engoliam

vogais nem chiavam nas consoantes – essas modas surgiram

no século XVII. Cabral teria berrado um "a" bem aberto e dito

"vista" com o "s" sibilante igual ao dos paulistas de hoje. Na

verdade, nós, brasileiros, mantivemos sons que viraram arcaísmos

empoeirados para os portugueses.

Mas, se há semelhanças entre a língua do Brasil de hoje

e o português antigo, há ainda mais diferenças. Boa parte delas

é devida ao tráfico de escravos, que trouxe ao Brasil um número

imenso de negros que não falavam português. "Já no século

XVI, a maioria da população da Bahia era africana", diz Rosa

Virgínia Matos, lingüista da Universidade Federal da Bahia.

"Toda essa gente aprendeu a língua de ouvido, sem escola",

afirma. Na ausência da educação formal, a mistura de idiomas

torna–se comum e traços de um impregnam o outro. "Assim os

negros deixaram marcas definitivas", diz Rosa.

Também no século XVI, começaram a surgir diferenças

regionais no português do Brasil. Num pólo estavam as áreas

costeiras, onde os índios foram dizimados e se multiplicaram os

escravos africanos. No outro, o interior, persistiam as raízes

indígenas. À mistura dessas influências vieram se somar as

imigrações, que geraram diferentes sotaques.

Mas o grande momento de constituição de uma língua

"brasileira" foi o século XVIII, quando se explorou ouro em

Minas Gerais. "Lá surgiu a primeira célula do português brasileiro",

diz Marlos Pessoa, da Universidade Federal de Pernambuco.

A riqueza atraiu gente de toda parte – portugueses,

bandeirantes paulistas, escravos que saíam de moinhos de

cana e nordestinos. Ali, a língua começou a uniformizar–se e a

exportar traços comuns para o Brasil inteiro pelas rotas

comerciais que a exploração do ouro criou.

(Super Interessante. Almanaque de férias 2003 . São

Paulo, Abril, 2003, pp. 50–51)

Considere as seguintes afirmações:
I. Atualmente, alguns sons que produzimos ao falar o português do Brasil não mais se produzem na língua falada pelos portugueses.
II. Escravos africanos e índios influenciaram, na mesma proporção e nas mesmas regiões, o falar do português brasileiro.
III. Apenas com a educação formal é que se constituiu o que se pode chamar de língua "brasileira".
Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q367250 | Enfermagem, Saúde Pública, Enfermeiro do Trabalho, COMPESA PE, IPAD

De acordo com a Portaria nº. 648/GM de 28 de março de 2006, é incorreto afirmar sobre a Atenção Básica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q523761 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Na emissão do Relatório de Auditoria realizada com base no processo de Tomada e Prestação de Contas do órgão ou entidades examinadas, é necessário que se atenda aos seguintes requisitos, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q454234 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Advogado, Companhia de Gás da Bahia BA, CEFETBAHIA

Sobre o contrato de trabalho, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q359177 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, SES CE, UECE

As fases do Planejamento Normativo (PN) ou tradicional são: diagnóstico, determinação dos objetivos, estabelecimento de prioridades, seleção dos recursos disponíveis, estabelecimento do plano operacional, desenvolvimento e aperfeiçoamento. É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

577Q205037 | Conhecimentos Bancários, Mercado Cambial, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Em relação ao mercado de câmbio, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q525198 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Os Papéis de Trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização. Neles são registrados dados da unidade/entidade auditada ou do programa fiscalizado, fatos e informações obtidas, as etapas preliminares e o trabalho efetuado pela equipe responsável, bem como suas conclusões sobre os exames realizados. Entre suas finalidades, excetua-se a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q331436 | Matemática, Funções, Auxiliar Técnico de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Uma empresa calcula o salário mensal de seus vendedores da seguinte forma: uma parte fixa de R$ 450,00 e uma parte variável equivalente a uma comissão de 3% sobre o total de vendas efetuadas no mês.

Considerando-se (S) o salário mensal e (v) o total de vendas efetuadas no mês, a expressão que fornece o salário mensal dos vendedores em função do total de vendas efetuadas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q166913 | Contabilidade Geral, Atos e fatos contábeis conceito, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A devolução pelo banco de uma duplicata descontada, cujo pagamento não foi honrado pelo devedor, deve ser contabilizada na escrituração da empresa emitente a débito da conta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

581Q103433 | Economia, Economia Monetária, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Analise as seguintes afirmações, todas relativas ao sistema financeiro nacional:

I. Uma das atribuições do Banco Central do Brasil é estabelecer as diretrizes gerais da política monetária, cambial e creditícia do Brasil.

II. Os bancos de investimento estão autorizados a receber depósitos à vista e a prazo do público e utilizá-los para o financiamento do capital de giro das empresas.

III.A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem por objetivo, entre outros, a regulamentação, a orientação e a fiscalização dos fundos de investimento.

V. O Acordo de Basiléia foi assinado em 1998 e seu principal objetivo era o de regular a solvência das instituições financeiras por meio do aumento dos limites mínimos de capital próprio em função do total de aplicações de ativos de risco.

V.A CETIP Câmara de Custódia e Liquidação é clearing exclusiva de títulos públicos que é administrada pela ANDIMA Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q602539 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MinC, FGV

Um serviço de referência/informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. O primeiro passo nessa direção é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q552358 | Informática, Hardware, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Na linguagem da informática, um soquete de conexão para um periférico na placa-mãe de um computador é genericamente conhecido por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q342983 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Técnico, BACEN, FCC

Para um grupo de funcionários, uma empresa oferece cursos para somente dois idiomas estrangeiros: inglês e espanhol. Há 105 funcionários que pretendem estudar inglês, 118 que preferem espanhol e 37 que pretendem estudar simultaneamente os dois idiomas. Se 1/7 do total de funcionários desse grupo não pretende estudar qualquer idioma estrangeiro, então o número de elementos do grupo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q404468 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas, ENAP, ESAF

Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir:

 “........... integra o contexto geral do sistema político do .......... e constitui-se de órgãos inseridos no ...........”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q197814 | Português, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda o que se pede.

"Com que ânsia tão raiva
Quero aquele outrora!
E eu era feliz? Não sei:
Fuio outrora agora."
(Cancioneiro, Fernando Pessoa)

O termo sublinhado no fragmento acima exerce a função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q164695 | Economia, Oferta e demanda no mercado de trabalho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Suponha um modelo neoclássico de oferta de trabalho individual em que a utilidade do indivíduo dependa apenas do consumo (C) e do lazer (L) e que o indivíduo disponha de uma dotação inicial dos dois bens: C0 e L0. Suponha que L0=24 horas. Suponha também que a função utilidade seja U (C,L) = C a L 1-a, onde 0 < a < 1, que a restrição orçamentária seja linear e que o preço do bem de consumo C seja 1 por unidade do bem. Considere as seguintes afirmações:

I. Os indivíduos irão escolher as horas de trabalho a serem ofertadas de tal modo que a taxa de salário seja igual à razão das utilidades marginais do lazer e do consumo, dado que o salário de mercado é maior que o salário de reserva.

II. O salário de reserva é aquele que torna o indivíduo indiferente entre ofertar zero horas de trabalho ou ofertar horas positivas de trabalho.

III. A curva de oferta de trabalho individual pode ter um trecho negativamente inclinado, desde que a soma do efeito renda-ordinário e do efeito renda-dotação compense o efeito-substituição. Nesse trecho negativamente inclinado, a elasticidade da oferta de trabalho com relação ao salário é negativa. A opção correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q111207 | Redes de Computadores , Topologias, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Em algumas topologias de rede, onde as estações estão ligadas a um elemento concentrador, com implementação interna desconhecida e com interface compatível com as estações, é possível que estes implementem arquiteturas que possibilitem a troca de mensagens entre várias estações simultaneamente. Assim, duas estações podem obter taxas efetivas de transmissão bem maiores que aquelas obtidas quando a taxa de transmissão nominal do elemento concentrador é compartilhada entre todas as estações. O elemento concentrador que permite esse tipo de configuração é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q359632 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A Epilepsia é o transtorno cerebral mais freqüente na população geral. Sobre a Epilepsia, analise as afirmativas abaixo.

1. Caracteriza-se pela recorrência de ataques causados por descargas de atividade elétrica excessiva numa parte do cérebro ou em seu todo.

2. A maioria das pessoas com Epilepsia não apresenta qualquer anormalidade cerebral evidente ou demonstrável além das alterações elétricas

3. As causas de Epilepsia compreendem a predisposição genética, lesões cerebrais, intoxicação e tumores.

4. Os ataques epilépticos têm freqüência variada, de vários em um dia a uma vez de poucos em poucos meses.

5. A manifestação de Epilepsia depende das regiões do cérebro comprometidas. Via de regra.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q204204 | Conhecimentos Bancários, Fundos de Investimentos, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

É correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.