Início

Questões de Concursos 2006

Resolva questões de 2006 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q369109 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, COMPESA PE, IPAD

Em um hospital geral de médio porte a clínica cirúrgica tem 50 leitos, com taxa de ocupação de 80%, para o atendimento de pacientes com complexidade assistencial intensiva (Resolução COFEn - 189/1996). Compete ao enfermeiro gerente da unidade estabelecer a escala de distribuição de pessoal de enfermagem, considerando que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q205037 | Conhecimentos Bancários, Mercado Cambial, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Em relação ao mercado de câmbio, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q164695 | Economia, Oferta e demanda no mercado de trabalho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Suponha um modelo neoclássico de oferta de trabalho individual em que a utilidade do indivíduo dependa apenas do consumo (C) e do lazer (L) e que o indivíduo disponha de uma dotação inicial dos dois bens: C0 e L0. Suponha que L0=24 horas. Suponha também que a função utilidade seja U (C,L) = C a L 1-a, onde 0 < a < 1, que a restrição orçamentária seja linear e que o preço do bem de consumo C seja 1 por unidade do bem. Considere as seguintes afirmações:

I. Os indivíduos irão escolher as horas de trabalho a serem ofertadas de tal modo que a taxa de salário seja igual à razão das utilidades marginais do lazer e do consumo, dado que o salário de mercado é maior que o salário de reserva.

II. O salário de reserva é aquele que torna o indivíduo indiferente entre ofertar zero horas de trabalho ou ofertar horas positivas de trabalho.

III. A curva de oferta de trabalho individual pode ter um trecho negativamente inclinado, desde que a soma do efeito renda-ordinário e do efeito renda-dotação compense o efeito-substituição. Nesse trecho negativamente inclinado, a elasticidade da oferta de trabalho com relação ao salário é negativa. A opção correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q359632 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A Epilepsia é o transtorno cerebral mais freqüente na população geral. Sobre a Epilepsia, analise as afirmativas abaixo.

1. Caracteriza-se pela recorrência de ataques causados por descargas de atividade elétrica excessiva numa parte do cérebro ou em seu todo.

2. A maioria das pessoas com Epilepsia não apresenta qualquer anormalidade cerebral evidente ou demonstrável além das alterações elétricas

3. As causas de Epilepsia compreendem a predisposição genética, lesões cerebrais, intoxicação e tumores.

4. Os ataques epilépticos têm freqüência variada, de vários em um dia a uma vez de poucos em poucos meses.

5. A manifestação de Epilepsia depende das regiões do cérebro comprometidas. Via de regra.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q197814 | Português, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda o que se pede.

"Com que ânsia tão raiva
Quero aquele outrora!
E eu era feliz? Não sei:
Fuio outrora agora."
(Cancioneiro, Fernando Pessoa)

O termo sublinhado no fragmento acima exerce a função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q103433 | Economia, Economia Monetária, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Analise as seguintes afirmações, todas relativas ao sistema financeiro nacional:

I. Uma das atribuições do Banco Central do Brasil é estabelecer as diretrizes gerais da política monetária, cambial e creditícia do Brasil.

II. Os bancos de investimento estão autorizados a receber depósitos à vista e a prazo do público e utilizá-los para o financiamento do capital de giro das empresas.

III.A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem por objetivo, entre outros, a regulamentação, a orientação e a fiscalização dos fundos de investimento.

V. O Acordo de Basiléia foi assinado em 1998 e seu principal objetivo era o de regular a solvência das instituições financeiras por meio do aumento dos limites mínimos de capital próprio em função do total de aplicações de ativos de risco.

V.A CETIP Câmara de Custódia e Liquidação é clearing exclusiva de títulos públicos que é administrada pela ANDIMA Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q331436 | Matemática, Funções, Auxiliar Técnico de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Uma empresa calcula o salário mensal de seus vendedores da seguinte forma: uma parte fixa de R$ 450,00 e uma parte variável equivalente a uma comissão de 3% sobre o total de vendas efetuadas no mês.

Considerando-se (S) o salário mensal e (v) o total de vendas efetuadas no mês, a expressão que fornece o salário mensal dos vendedores em função do total de vendas efetuadas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q602539 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MinC, FGV

Um serviço de referência/informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. O primeiro passo nessa direção é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q552358 | Informática, Hardware, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Na linguagem da informática, um soquete de conexão para um periférico na placa-mãe de um computador é genericamente conhecido por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q404468 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas, ENAP, ESAF

Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir:

 “........... integra o contexto geral do sistema político do .......... e constitui-se de órgãos inseridos no ...........”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q360911 | Enfermagem, Assistente Administrativo, ELETRONORTE, NCE

Em relação à mudança de decúbito para prevenção de escaras, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q204204 | Conhecimentos Bancários, Fundos de Investimentos, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

É correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q342983 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Técnico, BACEN, FCC

Para um grupo de funcionários, uma empresa oferece cursos para somente dois idiomas estrangeiros: inglês e espanhol. Há 105 funcionários que pretendem estudar inglês, 118 que preferem espanhol e 37 que pretendem estudar simultaneamente os dois idiomas. Se 1/7 do total de funcionários desse grupo não pretende estudar qualquer idioma estrangeiro, então o número de elementos do grupo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q367110 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

É caracterizado como conceito de bioética a área do conhecimento que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q331882 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Trânsito e Transporte, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Quando Maria terminou de encher a piscina de sua casa constatou que foram gastas 48 horas para tal finalidade. Foi então que percebeu um vazamento no azulejo da piscina, pois normalmente a mesma fica totalmente cheia passadas 16 horas. Por conta desse vazamento, em quanto tempo a piscina se esvaziará completamente depois de cheia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q477643 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

São vantagens do sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária todas as abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q625636 | Informática, Arquitetura de Computadores, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE Prova 1, SEFAZ SP, FCC

O BIOS de um microcomputador é basicamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q362928 | Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Em situação de emergência em que há indicação de intubação endotraqueal, o paciente deverá ser colocado na seguinte posição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q336949 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente Administrativo, MinC, FGV

Em uma caixa havia chocolates. João abriu a caixa e comeu um terço dos chocolates que encontrou. Pedro chegou em seguida e comeu metade dos chocolates que encontrou. Sobraram 5 chocolates. Podemos concluir que a quantidade de chocolates que João comeu foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q258487 | Informática, Microsoft Word, Técnico Judiciário Obras e Metalurgia, TRT 4a REGIÃO, FCC

Num documento Word, estando o cursor posicionado na célula de uma tabela e clicando-se com o mouse em Inserir Tabela, será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.