Início

Questões de Concursos 2008

Resolva questões de 2008 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


8941Q417101 | Direito Civil, União Estável, Oficial de Justiça, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a tópicos diversos de direito civil, julgue os próximos itens.

O vínculo da afinidade é extensível à união estável.

  1. ✂️
  2. ✂️

8942Q415299 | Direito Civil, Empresário, Analista Técnico, SEBRAE, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação comercial, tributária, trabalhista, previdenciária e societária, julgue os itens a seguir.

Pessoa jurídica pode tomar parte na sociedade em nome coletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

8944Q388361 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Levando em consideração a estruturação da democracia e a reorganização da administração pública e do sistema federativo a partir da Constituição de 1988, julgue os itens a seguir.

Desde a independência do Brasil, a administração pública foi estruturada sob o modelo burocrático, fundado na idéia de uma administração profissional cujos quadros são compostos por meio de concursos públicos que avaliam o mérito dos candidatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

8946Q379616 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às características dos seres vivos, julgue os itens seguintes.

As células dos organismos pertencentes ao reino protista são capazes de executar funções que, nos seres pluricelulares, são realizadas por células ou por órgãos especializados.

  1. ✂️
  2. ✂️

8947Q376349 | Administração Pública, Novas formas de gestão de serviços públicos, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

O mundo está constantemente em processo de mutação. A administração pública, inserida como está nesse mundo sistematicamente renovado, não pode deixar também de evoluir e apresentar novas facetas. Com relação esse assunto, julgue os itens de 113 a 117.

Entre os fatores que dificultam as mudanças nas relações entre a administração pública e os usuários dos serviços públicos está a resistência à adoção de ferramentas necessárias à melhoria do atendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

8948Q369784 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Conselho Federal da OAB Estrutura e Funcionamento, CESPE CEBRASPE

Entre as competências do Conselho Federal, inclui-se a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8949Q363176 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 42 anos de idade, que tem diabetes melito tipo 2 e suspendeu a insulinoterapia por conta própria, foi atendida em um pronto-socorro com sinais e sintomas de cetoacidose diabética. Os sinais vitais indicavam hipotensão, hiperventilação, pulso rápido e fraco. Apresentava-se sonolenta e letárgica. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona eram elevados. Foram prescritas reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.

Considerando o caso clínico relatado acima, julgue os itens subseqüentes.

A reidratação prescrita deve ser feita com cautela, sendo necessário monitorar os sinais vitais, a função pulmonar e o débito urinário.

  1. ✂️
  2. ✂️

8950Q319692 | Pedagogia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

A organização do mobiliário em sala de aula deve ser mantida, a despeito das diferentes atividades pedagógicas realizadas pelos alunos, visto que a mudança de disposição do mobiliário pode ser um fator gerador de desordem, ocasionando estresse nas crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

8951Q268855 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria do hipertexto é um exemplo de aplicação dos modelos de Newcomb e Jacobson, ambos de base behaviorista.

  1. ✂️
  2. ✂️

8952Q262882 | Teoria e Normas de Segurança, Planejamento de Segurança, Técnico Judiciário Segurança, TRT 18a Região, FCC

O Tribunal planeja comemorar a inauguração de sua nova sede com uma grande festa, com a presença de autoridades públicas, juízes, familiares e convidados. No planejamento da segurança deve-se, prioritariamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8953Q252281 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho Generalidades, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 1a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Artur desenvolveu atividade de pedreiro em obra residencial ao longo de três meses ininterruptos, segundo avençado pelas partes e mediante paga, sem, contudo, ter sido feito registro em sua CTPS.

De acordo com a CLT e os princípios do direito do trabalho, na situação descrita,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8954Q235982 | Direitos Difusos e Coletivos, Institutos de defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, Promotor de Justiça, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao Decreto-Lei n.º 25/1937 e às suas previsões
acerca do instituto do tombamento, julgue os itens que se seguem.

Conforme previsto no decreto-lei em questão, o tombamento provisório equipara-se, para todos os efeitos, ao tombamento definitivo, exceto em relação ao fato de que o tombamento definitivo dos bens de propriedade particular deve ser transcrito em livro de registro de imóveis e averbado ao lado da transcrição do domínio.

  1. ✂️
  2. ✂️

8955Q230810 | Direito Processual Penal, Mandado de Segurança, Promotor de Justiça, MPE RO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao mandado de segurança em matéria penal, assinale a opção correta à luz do entendimento do STJ.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8956Q228292 | Direito Tributário, Obrigação Principal e Acessória, Procurador, TCE AL, FCC

Considera-se ocorrido o fato gerador da obrigação tributária principal, com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8957Q209582 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

A respeito da competência, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8958Q206530 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria geral dos recursos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8959Q199378 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

O transporte _______________ tem como uma de suas principais características a grande flexibilidade. Esse meio permite o fácil acesso aos diversos lugares através do transporte de mercadorias desde os pontos de distribuição até os de consumo. Geralmente, nos países de pequena extensão territorial, esse modal de transporte predomina. Assinale a única opção que contém o meio de transporte que completa corretamente a lacuna do texto acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8960Q188969 | Administração Pública, Gestão Pública, Administrador, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos processos participativos de gestão pública, julgue
os próximos itens.

Algumas das críticas relacionadas às experiências com o orçamento participativo dizem respeito às restrições aos poderes do Legislativo, à falta de cumprimento das decisões adotadas e às distorções na legitimidade dos instrumentos e processos referentes às assembléias populares.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.