Início

Questões de Concursos 2010

Resolva questões de 2010 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


10481Q155944 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Jurídico Direito e Legislação, PG DF, IADES

O Distrito Federal é um ente político sui generis, visto desfrutar de competências administrativas próprias de Estados-Membros, bem como de Municípios, dentre elas a de normatizar o seu processo administrativo. Além disso, a União tem deveres constitucionais no Distrito Federal que, em qualquer Estado- Membro, seriam encargo dos cofres estaduais, como a organização e a manutenção da polícia civil e militar. Ocorre que, em face das competências administrativas próprias, a União legisla, não só para o Distrito Federal, mas como para todos os demais Entes políticos acerca de algumas matérias, dentre elas, as normas gerais de licitações e contratos administrativos. Nesse cenário, a União, a fim de disciplinar essas normas gerais editou a Lei nº 8666, de 1993. E o Distrito Federal, no exercício de sua competência legislativa, editou a Lei Distrital nº 2834, de 2001, a qual, para a regulação de seu processo administrativo próprio, recepcionou a Lei Federal nº 9784, de 1999. Assim, quer em se tratando de licitações e contratos administrativos, quer versando sobre processo administrativo, o efeito prático é que, a despeito das competências distintas para a normatização dessas matérias, o Distrito Federal observa aquelas leis editadas pela União. Assinale a alternativa correta em relação às Leis nº 8666, de 1993, e 9784, de 1999, esta recepcionada no Distrito Federal pela Lei Distrital nº 2834, de 2011.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10482Q155682 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o aspecto essencial do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (F42) são pensamentos obsessivos ou atos compulsivos recorrentes, sendo que os pensamentos obsessivos são ideias, imagens ou impulsos que entram na mente do indivíduo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10483Q151070 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Jurídico, PG DF, IADES

Em um sistema de gerenciamento de bibliotecas, o controle de autoridade, de entrada de dados e de importação de registros de outras bases de dados são funções básicas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10484Q149272 | Direito Ambiental, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Analista Jurídico Direito e Legislação, PG DF, IADES

A Administração Pública exige, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. De acordo com o art. 1º da Resolução nº 1/86 do CONAMA, assinale a alternativa que conceitua corretamente impacto ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10485Q145547 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social RGPS, Analista Judiciário Contabilidade, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, acerca da INSRP n.º 3/2005, que dispõe sobre normas gerais de tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais destinadas à previdência social.

Caso um cidadão estrangeiro não domiciliado no Brasil seja contratado para prestar serviços eventuais, mediante remuneração, em Salvador - BA, nessa situação, salvo acordo internacional entre o Brasil e o país de origem desse cidadão, este não será considerado contribuinte obrigatório do regime geral de previdência social.
  1. ✂️
  2. ✂️

10486Q138241 | Direito Processual do Trabalho, Execução no Processo do Trabalho, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 9a REGIÃO, FCC

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, tratando- se de prestações sucessivas por tempo indeterminado, a execução compreenderá inicialmente as prestações devidas até

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10487Q134183 | Biblioteconomia, Normas Técnicas, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos aos objetivos e às
aplicações das normas técnicas para a área de documentação.

A NBR 10518:2005 estabelece requisitos para a elaboração e organização de guias de unidades informacionais e determina a ordem de apresentação das sessões principais e subdivisões desses guias.

  1. ✂️
  2. ✂️

10488Q131644 | Redes de Computadores, NAS, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

Você está avaliando uma infraestrutura para consolidar vários servidores de armazenamento ultrapassados em um único servidor. Seu primeiro passo é determinar se o acesso ao armazenamento de recursos será baseado em blocos (block-level) ou em arquivos (file-level). Tendo como base o cenário acima, quais as afirmativas abaixo são corretas?

I. Se alta vazão de acesso (access throughput) é um requisito necessário, então uma solução de armazenamento conectado à rede NAS (network attached storage) é adequada.
II. Se acesso baseado em blocos é um requisito necessário para a solução, então a tecnologia de armazenamento conectado à rede NAS tradicional seria inaceitável.
III. Se acesso baseado em arquivos é aceitável, então uma solução de armazenamento conectado à rede NAS pode ser utilizada, uma vez que é mais econômica que uma solução de redes de área de armazenamento SAN (storage area network).
IV. Se backups baseados em Ethernet são inaceitáveis, porém backups são um requisito necessário, então a utilização de armazenamento conectado à rede NAS será inaceitável.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10489Q117120 | Redes de Computadores, Protocolo, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Quando um dispositivo gerenciado sofre ou detecta algum tipo de anomalia, e esse tenta alertar a única estação gerenciadora da rede sobre aquela condição, é executada a operação (PDU - Protocol Data Unit) do protocolo SNMPv2 denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10490Q116868 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Texto associado.

A cor do invisível

Certo autor famoso dividiu um livro seu em duas partes: na primeira, contos realistas, na segunda, contos fantásticos. Resultado: tem-se a frustrada impressão de que ficou cada uma das partes amputada da outra, quando na realidade os dois mundos convivem. Por que chamar de invisível ou fantástico a esse mundo de que faz parte a caneta esferográfica com que vou abrindo caminho pelo papel como um esquiador sobre o gelo? Este é o mundo que se vê... e no entanto pertence ao mesmo mundo espiritual que está movendo a minha mão.
Um dia, num poema, ante esse frêmito que às vezes agita quase imperceptivelmente a relva do chão, eu anotei: são os cavalos do vento que estão pastando.
Invisíveis? Disse Ambrosio Bierce que, da mesma forma que há infrassons e ultrassons inaudíveis ao ouvido humano, existem cores no espectro solar que a nossa vista é incapaz de distinguir. Ele disse isso num conto seu, para explicar os estragos e as estrepolias de um monstro que "ninguém nãoviu".
Mas deixemos de horrores e de monstros - coisas de velhas e crianças - e acreditemos na cor dos seres por enquanto invisíveis para nós, como é chamado invisível este oceano de ar dentro do qual vivemos. Há muitas cores que não vêm nos dicionários. Há, por exemplo, a indefinível cor que têm todos os retratos, os figurinos da última estação, a voz das velhas damas, os primeiros sapatos, certas tabuletas, certas ruazinhas laterais: ? a cor do tempo...


(Adaptado de Mário Quintana, Na volta da esquina)

Considerando as coisas que são e as que não são visíveis, o autor mostra-se convicto de que ambos grupos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10491Q115283 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Assinale a opção que indica uma afirmação verdadeira a respeito da conceituação e classificação da receita orçamentária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10493Q113704 | Redes de Computadores, Equipamentos de Redes, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação aos equipamentos de conectividade utilizados em
redes de comunicação, julgue os itens de 124 a 128.

Switch é equipamento que agrega as funções do hub e da ponte, com várias portas que interligam os ativos de rede, de modo que mais de uma comunicação possa ser estabelecida simultaneamente em portas de origem e destino que estejam livres.

  1. ✂️
  2. ✂️

10494Q113368 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Gestão Corporativa Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Dentre as ações ou atitudes apontadas abaixo, qual NÃO é considerada pelo autor como uma possível vantagem da tecnologia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10495Q112430 | Direito Administrativo, Licitação, Analista de Gestão, EPE, CESGRANRIO

A teor do disposto na Lei nº 8.666/93, configura hipótese típica de dispensa de licitação a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10496Q102839 | Administração Geral, Administração Geral, Analista Administrativo, CFA, IADES

No âmbito das organizações, o período entre 1900 a 1950 que ocorreu a intensificação do fenômeno da industrialização iniciada anteriormente com a Revolução Industrial, ficou conhecido por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10497Q58454 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma paciente gestante, no primeiro trimestre de gestação, foi submetida à laparotomia exploradora por dor abdominal intensa. Encontrou-se tumoração anexial direita de 10 cm de diâmetro com cápsula bosselada e consistência esponjosa. Histologicamente observou-se proliferação anormal das células germinativas básicas.

Nesse caso clínico, o diagnóstico histopatológico mais provável é disgerminoma.
  1. ✂️
  2. ✂️

10498Q49925 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico de Informática, UDESC, FEPESE

Assinale a alternativa que indica como abrir o utilitário do Windows Server 2003 que permite criar novos usuários do sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10499Q46009 | Informática, Médico veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Acerca de informática, julgue os itens a seguir.

A memória cache do computador é um tipo de memória intermediária que guarda as informações oriundas da memória principal, com a finalidade de agilizar o acesso do processador a essas informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

10500Q45862 | Direito Previdenciário, Advogado, IPAJM, CESPE CEBRASPE

A respeito do regime constitucional de aposentadoria dos servidores públicos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.