Início

Questões de Concursos 2010

Resolva questões de 2010 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


10941Q430733 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico Superior, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos instrumentos de planejamento e orçamento constantes na Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir.

O plano plurianual deve definir orientações gerais ou critérios de ação que norteiem a captação, a gestão e os gastos de recursos ao longo do seu período de vigência, mas não deve determinar a quantificação física dos objetivos pretendidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

10942Q385217 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os indicadores que se apresentam como efetivos para análise dos sistemas de vigilância epidemiológica, julgue os itens seguintes.

Oportunidade é a rapidez com que o sistema detecta, notifica e investiga os casos.

  1. ✂️
  2. ✂️

10943Q384833 | Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As aneuploidias são uma causa importante de malformações fetais, sendo encontradas em mais de 35% dos abortos espontâneos e podem estar também associadas ao câncer. Com relação à descrição cariotípica das aneuploidias e com base no ISCN (International System for Human Cytogenetic Nomenclature) 2009, julgue os itens subsequentes.

45,XY,upd der (13;13)(q10;q10)pat se refere a um cariótipo masculino mostrando uma translocação robertsoniana entre dois cromossomos 13 herdada do pai. Como o pai é portador da mesma alteração infere-se que haja dissomia uniparental.

  1. ✂️
  2. ✂️

10944Q384753 | Biologia, Fisiologia Animal, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A capacidade de produzir energia varia consideravelmente entre os indivíduos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A economia de movimento refere-se ao menor consumo de oxigênio durante o exercício físico em ritmo estável. A eficiência mecânica permite avaliar a relação entre o trabalho realizado e a energia gasta para realizá-lo. Nesse sentido, é correto afirmar que a economia de movimento reflete a eficiência mecânica individualizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

10945Q383994 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As técnicas de imunoistoquímica (IHQ) detectam antígenos teciduais, sendo de grande valor nos diagnósticos anatomopatológicos e na investigação científica. O mecanismo básico é o reconhecimento do antígeno por um anticorpo associado a diversos tipos de processos de visualização. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens.

Atualmente, há disponibilidade de grande número de anticorpos para uso em tecidos fixados em formol e incluídos em blocos de parafina, permitindo o estudo de blocos arquivados por longos períodos.

  1. ✂️
  2. ✂️

10946Q361563 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

A equipe de enfermagem tem a função de preparar o paciente para exames e prestar cuidados de enfermagem que contribuam para o seu tratamento. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Um cuidado de enfermagem no tratamento da artrite reumatoide é utilizar talas e apoio prescritos para aliviar a dor e o espasmo muscular.

  1. ✂️
  2. ✂️

10947Q359532 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

homem de 54 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital com quadro de infarto agudo do miocárdio. Esse quadro teve início com dor súbita em região esternal e no abdome superior, a qual se agravou, impelindo-o a procurar o serviço médico, onde se apresentou consciente e preocupado. Foram realizados coleta de sangue para exames, eletrocardiograma e radiografia de tórax e iniciou-se terapia com estreptoquinase.

Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

Devido aos riscos de arritmias cardíacas, o paciente deve ser posicionado somente em decúbito dorsal, sem mudança de decúbito.

  1. ✂️
  2. ✂️

10948Q359296 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Um dos cuidados de enfermagem na fase trans-TCTH é infundir as células-tronco hematopoéticas criopreservadas no mínimo entre 20 a 30 min após o descongelamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

10949Q358943 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a medidas para se evitar o risco ocupacional durante manuseio de quimioterápicos.

Todo material contaminado, como roupas de cama, vestimentas do paciente, toalhas e roupas de uso pessoal devem ser manipulados com luvas de procedimento e acondicionado em saco plástico com o símbolo de material contaminante.
  1. ✂️
  2. ✂️

10950Q358837 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem em radioterapia e quimioterapia e no uso de cateteres venosos centrais, julgue os itens subsequentes.

Em cateteres venosos centrais totalmente implantados, o calibre e o comprimento da agulha Huber são determinados pela viscosidade da solução infundida, pela profundidade da colocação do port e pelo tipo de port implantado.

  1. ✂️
  2. ✂️

10951Q320755 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:

I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.

II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.

III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.

IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.

V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10952Q268469 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Analista Ciências Contábeis, SEPLAG DF, FUNIVERSA

A seguridade social no Brasil, conforme a Constituição Federal de 1988, compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10953Q264260 | Legislação de Trânsito CTB, Das Infrações, Técnico Judiciário Segurança, STM, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação de trânsito, julgue os itens de 86 a 95.

Considere que um motorista tenha se envolvido em acidente que acarretou a fratura da perna de um pedestre e que, em vez de prestar socorro à vítima, ele se evadiu do local. Nesse caso, a conduta do motorista caracteriza infração gravíssima e pode acarretar a perda definitiva do direito de dirigir.

  1. ✂️
  2. ✂️

10954Q263436 | Direito Constitucional, Supremo Tribunal Federal, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCC

Sobre o Supremo Tribunal Federal, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10955Q262744 | Legislação de Trânsito CTB, Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados, Técnico Judiciário Segurança, STM, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação de trânsito, julgue os itens de 86 a 95.

O ciclista, mesmo quando desmontado e empurrando sua bicicleta, não tem direito de circular pelos passeios, visto que estes são de uso exclusivo dos pedestres.

  1. ✂️
  2. ✂️

10957Q261437 | Mecânica, Mecânica de Automóveis, Técnico Judiciário Mecânica, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

Uma bateria é identificada por um conjunto formado de números e letras, sendo que o primeiro número indica a capacidade nominal, e o segundo, o tamanho da caixa.

  1. ✂️
  2. ✂️

10958Q257915 | Português, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

Na frase O gentil cidadão ofereceu um pastelzinho para o escrivão. A flexão correta dos termos sublinhados no plural é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10959Q256335 | Direito Constitucional, Poder Judiciário, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE RN, FCC

Os juízes gozam da garantia da vitaliciedade, que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10960Q252521 | Contabilidade Geral, Demonstrações contábeis DC, Técnico Judiciário Contabilidade, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens tendo como referência as resoluções do
Conselho Federal de Contabilidade.

Os objetivos das demonstrações contábeis incluem apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.