Início

Questões de Concursos 2010

Resolva questões de 2010 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3841Q22369 | Administração Geral, Administrador, CAERN, FGV

Considere as seguintes afirmações em relação aos tipos de planos presentes no planejamento organizacional de uma empresa:

I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos.

II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de longo prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos.

III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado.

Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3842Q21542 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

Apesar da necessidade de imparcialidade e objetividade no processo de avaliação de desempenho organizacional, percebe-se que a cultura paternalista faz com que avaliadores, às vezes, favoreçam pessoas

1. de que gostam, independente da sua competência profissional e de seus resultados;
2. que vinham apresentando maus desempenhos, mas que, perto do período da avaliação, "mostraram serviço".

Esse erro de propensão, causado em geral porque os avaliadores não conseguem ficar emocionalmente desligados, pode ser qualificado, nos exemplos acima, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3843Q20472 | Direito Civil, Temporário Superior 1, ANS, FEC

As energias que tenham valor econômico e os direitos reais sobre objetos móveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3844Q20057 | Conhecimentos Específicos, Gestão de Conflitos, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.

O diretor que busca reduzir o nível do conflito com uma reação cooperativa está adotando uma abordagem processual.
  1. ✂️
  2. ✂️

3845Q10121 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Considerando um ensino tradicional, de posição neoliberal positivista, utiliza-se a avaliação escolar “como instrumento de coerção e controle social, muitas vezes justificando-se naturalmente a seleção social, a discriminação e até a punição de determinados grupos.” (Loch, 2003, p.131) Em outro extremo desta questão está a “avaliação formativa”. Esta segunda, em termos de representação social, “é muitas vezes percepcionada como uma modalidade de avaliação subjetiva, querendo isto significar, para alguns, que ela é a modalidade de avaliação menos rigorosa ou mais sujeita a fatores não controláveis por parte dos diferentes atores escolares.” (Afonso, 2003, p.93). Resgatando o conceito da avaliação formativa, afirma-se que fazem parte de suas características ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3847Q3992 | Conhecimentos Específicos, Noções de Direito, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3848Q3707 | Informática, Alunos Público Nível Médio, PROMINP, CESGRANRIO

O mouse é um componente que se conecta ao microcomputador por meio de portas, dentre as quais NÃO se inclui a porta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3849Q2799 | Direito Penal, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta com relação ao tratamento que o Código Penal dá à falsificação do título ao portador ou transmissível por endosso e do testamento particular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3850Q1948 | Informática, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A Internet é composta de inúmeros sites com as mais diversas funcionalidades e, entre os mais acessados, estão os sites de busca, cuja função é localizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3851Q924247 | Direito Tributário, Impostos de Competência dos Municípios, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Semprônio dos Santos é proprietário de um sítio de recreio, local destinado ao lazer, na área de expansão urbana, na região serrana de Paraíso do Alto.

A área é dotada de rede de abastecimento de água, rede de iluminação pública e esgotamento mantidas pelo município, embora não existam próximos quer escola, quer hospitais públicos. Neste caso Semprônio deve pagar o seguinte imposto:

Neste caso Semprônio deve pagar o seguinte imposto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3852Q814342 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Arquiteto, ASTC SC, UNESC

Assinale a alternativa correta. O Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01) é uma lei complementar de regulamentação da Constituição Federal de 1988. Os artigos que esta lei regulamenta são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3853Q385791 | Biologia, Biologia Molecular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos princípios da PCR em tempo real como ferramenta de utilização na biologia molecular, julgue os itens que se seguem.

Supondo-se 100% de eficiência de reação e levando-se em consideração as fases da PCR, é correto afirmar que a PCR em tempo real detecta a PCR na fase exponencial.

  1. ✂️
  2. ✂️

3854Q253813 | Enfermagem, Saúde e segurança no trabalho, Técnico Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

Os profissionais da área da saúde podem ter a saúde e segurança ameaçadas no trabalho, quando expostos a agentes físicos como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3855Q253050 | Direito do Trabalho, Intervalo intrajornada, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 8a Região, FCC

Hércules trabalha na empresa H com jornada de trabalho de cinco horas diárias; César trabalha na empresa C com jornada de trabalho de oito horas diárias. Nestes casos, em regra, para Hércules será obrigatório a concessão de intervalo intrajornada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3856Q251203 | Turismo, Legislação Específica, Técnico Especializado II, EMBRATUR, FUNIVERSA

Para o enquadramento como prestador de serviço turístico, a Lei n.º 11.771/2008 instituiu o cadastro junto ao Ministério do Turismo como requisito essencial. Acerca do referido cadastro, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3857Q246539 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, ofício, aviso e memorando diferenciam-se mais pela finalidade do que propriamente pelo aspecto formal. O ofício tem como finalidade a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3858Q242758 | Conhecimentos Bancários, Conselho Monetário Nacional, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

O CMN possui diversas competências. Segundo diretrizes estabelecidas pelo presidente da República, é competência do CMN
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3859Q237527 | Direito Civil, Legislação Especial, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

Considere as proposições abaixo e, em seguida, indique a alternativa que contenha o julgamento devido sobre elas:

I - O atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência ocorrerá preferencialmente na rede especial de ensino, atendendo ao melhor interesse da criança.

II - Segundo a legislação que regula o Sistema Único de Saúde, os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos não poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do referido sistema.

III - A pessoa portadora de deficiência, desde que beneficiária do Regime Geral de Previdência Social, tem direito às prestações de habilitação e reabilitação profissional para capacitar-se a obter trabalho, conservá-lo e progredir profissionalmente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3860Q229506 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, COPEL, PUC PR

A andragogia define que a educação de adultos deve ser diferenciada da educação das crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento das técnicas vivenciais de dinâmica de grupo. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.