Início

Questões de Concursos 2010

Resolva questões de 2010 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q238335 | Sociologia, Emile Durkheim, Sociólogo, CAERN, FGV

Um conceito importante na obra de Durkheim é o de anomia. O suicídio anômico é provocado pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q234404 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Psicólogo, UFPR, UFPR

Segundo B. F. Skinner, existem vários subprodutos derivados do controle exercido pelo grupo e pelas agências sociais. O campo da psicoterapia engloba alguns desses subprodutos que incapacitam o indivíduo ou que são perigosos para ele ou seu grupo social. Considerando as contribuições deste autor, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q3772 | Raciocínio Lógico, Alunos Público Nível Médio, PROMINP, CESGRANRIO

Juca saiu de sua casa com 39 bolinhas de gude no bolso e foi andando para a casa do seu amigo, Pedro. Infelizmente, um furo no bolso fez com que Juca perdesse algumas bolinhas durante a caminhada. Ao chegar à casa de Pedro, Juca descobriu que seu amigo já possuía 15 bolinhas. Juca resolveu dar 8 das suas bolinhas para Pedro, de forma que ambos acabaram ficando com a mesma quantidade. A quantidade de bolinhas que Juca perdeu é um múltiplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q101853 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio ambiente mudanças climáticas, Analista Tecnologia da Informação, IF SE, IF SE

O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que prevê aos países industrializados a redução de emissões de gases do efeito estufa até 2012 para níveis 5% inferiores aos 1990. Sobre o binômio meio ambiente e Protocolo de Kyoto, assinale a afirmativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q249318 | Teoria e Normas de Segurança, Técnico de Logística de Transporte Júnior Operação, Petrobras, CESGRANRIO

João, na ida para o interior do Estado, observou que ventava transversalmente à estrada. O pasto, seco, estava queimando somente em um lado da estrada. No dia seguinte, ao retornar pela mesma estrada, João observou que os dois lados estavam queimados. João concluiu, então, que o método da passagem do fogo de um lado da estrada para o outro foi devido ao método de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q243344 | Economia, Macroeconomia, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Quanto ao regime de política monetária no Brasil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q236931 | Psicologia, Dependência Química, Psicólogo, CAERN, FGV

Nina ficou muito feliz por conseguir ingressar no curso de engenharia de uma universidade pública. Para comemorar sua vitória, saiu com os amigos, ingeriu álcool em quantidade excessiva e voltou para casa dirigindo o carro de seu pai. O resultado dessa atitude insensata foi um grave acidente de trânsito.

Os efeitos comportamentais associados à ingestão do álcool são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q18632 | Geografia, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB

O Brasil possui um grande potencial hidrográfico, destacando-se, nesse contexto, a porção setentrional do país. Em função das I condições naturais que o território nacional apresenta, a Região Norte contribui com uma parcela singular junto a esse potencial, o qual pode ser utilizado de diversas formas. Sobre a bacia hidrográfica amazônica e suas potencialidades, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q3259 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Os depósitos à vista são os recursos captados dos clientes pelos bancos comerciais que, para facilitar livre movimentação desses recursos, disponibilizam o serviço bancário sem remuneração denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q185940 | Administração Financeira e Orçamentária, Planejamento e Orçamento Governamental, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere às características fundamentais do Planejamento Financeiro e Orçamentário, analise as afirmativas a seguir.

I - Bons modelos de planejamento financeiro devem apresentar a maior quantidade possível de pormenores.

II - Os objetivos estratégicos da empresa influenciam mais o planejamento financeiro de longo prazo que o de curto prazo.

III - O principal objetivo do planejamento financeiro é obter boas previsões do lucro da empresa nos próximos anos.

IV - Um dos objetivos das análises de sensibilidade realizadas no processo de orçamentação é a quantificação dos riscos assumidos pela empresa.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q184219 | Engenharia Civil, Instalações Hidráulicas Água Fria, Engenheiro, DETRAN PE, FUNCAB

A perda de carga ao longo de um tubo de uma instalação predial de água fria depende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q386910 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, UFCE CE, CCV UFC

Para esterilização e descarte de material microbiológico por autoclavagem é utilizado o seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q1102 | Técnicas de Vendas e Negociação, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança. Procurou um funcionário do banco, afirmando que não havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestação do serviço, tendo direito ao ressarcimento em razão da responsabilidade do Banco. Nessa situação, a responsabilidade do Banco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q154375 | Biblioteconomia, Recuperação da Informação, Analista Jurídico, PG DF, IADES

No planejamento da pesquisa bibliográfica, a fase de organização geral do trabalho e de sua redação, selecionando e colocando em ordem os dados obtidos de acordo com o esquema definitivo, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q29614 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Sistemas, CODENI RJ, MS CONCURSOS

Este tipo de rede consiste em muitas conexões entre pares de máquinas individuais. Para ir da origem ao destino, um pacote neste tipo de rede talvez tenha de visitar primeiro uma ou mais máquinas intermediárias. Como normalmente é possível haver várias rotas com diferentes tamanhos, encontrar boas rotas é importante nesta rede. A definição acima se refere a que tipo de rede?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q191289 | Administração Geral, Administração Estratégica, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

O conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) expressa o compromisso da empresa com a adoção e a difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais para que resultem em melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Com base nesse conceito, que pressupõe um estágio avançado de RSC, afirma-se que essas empresas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q162200 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Rondônia, Auditor, TCE RO, FCC

Em Porto Velho, na região do Alto rio Madeira, a ocupação se intensificou durante o ciclo da borracha, entre os anos de 1840 e 1910, atraindo milhares de migrantes, em sua maioria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q28689 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses.

Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q18998 | Português, Literatura, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Texto associado.
Responda às questões a seguir, referentes à Literatura Brasileira.
Quanto à Literatura Brasileira, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q194862 | Contabilidade Geral, Ciclo Operacional e Financeiro, Agente Técnico Legislativo Especializado Direito , AL SP, FCC

Uma empresa compra todas as suas matérias-primas a prazo, pagando em um período médio de 30 dias a partir da data da aquisição. A venda dos produtos acabados também é feita integralmente a prazo, e o recebimento ocorre em um período médio de 60 dias. Considerando que, em média, são decorridos 85 dias entre o momento em que as matérias-primas são adquiridas e o momento da venda do produto acabado, é correto afirmar que o ciclo de caixa médio dessa empresa é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.