Início

Questões de Concursos 2010

Resolva questões de 2010 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q194442 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCC

O treinamento deve atender a três critérios de eficácia: relevância, transferibilidade e alinhamento sistêmico. O critério de alinhamento sistêmico refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q175600 | Filosofia e Sociologia do Direito, Filosofia do Direito, Defensor Público, DPE SP, FCC

Ao comentar a doutrina aristotélica da justiça, Tercio Sampaio Ferraz Júnior, em sua obra Estudos de Filosofia do Direito, indica aquele que seria o "preceito básico do direito justo, pois só por meio dele a justiça se revelaria em sua atualidade plena". Este preceito, que também pode ser definido como "uma feliz retificação do justo estritamente legal" ou ainda "o justo na concretude", é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q6080 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

“De uma hora para outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro”. (BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. São Paulo: Brasiliense,1956).

A modernização compulsória das cidades brasileiras foi um movimento que atingiu o país nas primeiras décadas da República. A respeito desse movimento é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q237906 | Informática, Editor de Textos, Profissional Júnior Direito, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma empresa, foi criada uma norma determinando que todos os documentos produzidos devem ter o nome e o endereço da empresa inseridos no início de cada página. Com o Microsoft Word 2003, é possível atender a essa nor- ma sem a necessidade de digitar essas informações a cada nova página incluída no documento, mas utilizando-se o comando Cabeçalho e rodapé que se encontra no menu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q32425 | Informática, Banco de Dados, Programador de Computador, Detran RN, FGV

Assinale a alternativa que melhor define a execução do seguinte código em SQL:

select *
from emprestimo
order by total desc, número_empréstimo asc
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q161426 | Direito Civil, Direito das Coisas, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Nero, residente na rua do Bispo nº 95, é vizinho de Tício, que reside no nº 105, da mesma rua. Nero constrói uma área de lazer, com churrasqueira e sauna, com chaminé encostada à parede divisória de sua casa com a do seu vizinho Ticio.

Após cerca de seis meses de uso intenso, vez que Nero convidava os seus amigos para festividades todos os finais de semana, começaram a surgir infiltrações na parede divisória, com prejuízos para o prédio vizinho, inclusive sob risco de desabamento não iminente, mas provável. Os fatos foram comprovados por engenheiro que visitou o local e forneceu a Tício laudo detalhado sobre o ocorrido. Nero foi comunicado dos fatos e quedou-se inerte na resolução do problema, continuando a realizar seus encontros etílicos, nos finais de semana.

Diante do exposto acima e à luz das regras do direito de vizinhança, analise as afirmativas a seguir:

I. os atos praticados por Nero estão albergados pelas regras legais, dado o uso regular da sua propriedade.

II. segundo as regras civis não é licito encostar à parede divisória chaminé, causando infiltrações, prejudicando o vizinho.

III. cabe a demolição da chaminé prejudicial.

IV. somente cabe a composição em perdas e danos.

V. nenhuma indenização é devida e a chaminé indicada é tida como ordinária, assim não passível de demolição.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q150432 | Engenharia Agronômica, Analista Jurídico, PG DF, IADES

O setor agrícola apresenta algumas características peculiares, que distingue este setor dos demais setores da economia. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, estas características.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q249409 | Teoria e Normas de Segurança, Técnico de Logística de Transporte Júnior Operação, Petrobras, CESGRANRIO

Um exemplo de agente extintor mau condutor de eletricidade, cuja ação característica sobre o fogo de um princípio de incêndio é o abafamento gerado pelo envolvimento do corpo em chamas, em uma atmosfera pobre em oxigênio, é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q115462 | Contabilidade Geral, Classificação dos Custos fixo, Analista de Processos Organizacionais Contabilidade, BAHIAGÁS, FCC

Texto associado.

BP = Balanço Patrimonial.
DRE = Demonstração de Resultado do Exercício.
DLPA = Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.
DMPL = Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
DOAR = Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos.
DFC = Demonstração do Fluxo de Caixa.
DFCL = Demonstração do Fluxo de Caixa Livre.
DVA = Demonstração do Valor Adicionado.
BS = Balanço Social.
NE = Notas Explicativas.
RA = Relatório da Administração.
LRF = Lei de Responsabilidade Fiscal.
IR = Imposto de Renda.
CSLL = Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
LAIRC = Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social.
IRPJ = Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
ICMS = Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
IPI = Imposto sobre Produtos Industrializados.
ISS = Imposto Sobre Serviços.

Os gastos com depreciação de equipamentos utilizados na fabricação de mais de um produto, salários de supervisores de produção, aluguel de fábrica e energia elétrica que não pode ser associada ao produto, devem ser classificados como custos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q185924 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

A chamada "escola sociológica de Chicago" se constitui como uma tradição de pesquisa na sociologia norte-americana na primeira metade do século XX. Considere as seguintes proposições:

I. O crescimento da estrutura urbana nas cidades apresenta dois padrões: o central e o axial.

II. A moderna cidade industrial pode ser caracterizada como um mecanismo psicofísico dotado concomitantemente de uma ordem moral e de uma estrutura física.

III. Uma das características típicas da moderna cidade industrial é a mobilidade propiciada aos indivíduos ou grupos, seja compreendida como locomoção espacial, seja como mobilidade vertical na ordem social.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q159479 | Matemática, Proporções, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Uma gráfica tem 5 máquinas iguais que imprimem 36.000 panfletos em 2 horas. Considerando que duas dessas máquinas não estejam funcionando, calcule em quanto tempo as restantes imprimiriam 27.000 exemplares do mesmo panfleto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

793Q929823 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Prima Julieta

Prima Julieta irradiava um fascínio singular. Era a feminilidade em pessoa. Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino, teria ela uns trinta ou trinta e dois anos de idade.
Apenas pelo seu andar percebia–se que era uma deusa, diz Virgílio de outra mulher. Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás, remando os belos braços brancos. A cabeleira loura incluía reflexos metálicos. Ancas poderosas. Os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca e ácida, em dois planos: voz de pessoa da alta sociedade.
MENDES, M. A idade do serrote. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.
Entre os elementos constitutivos dos gêneros, está o modo como se organiza a própria composição textual, tendo–se em vista o objetivo de seu autor: narrar, descrever, argumentar, explicar, instruir. No trecho, reconhece–se uma sequência textual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q543005 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Médico Legista, SECTEC GO, FUNIVERSA

Considere que a duração do tempo de uso de lâmpadas fluorescentes seja aproximadamente normal. O modelo M1 de uma lâmpada fluorescente tem duração média de 6.000 h, enquanto o modelo M2 tem duração média de 8.000 h, e ambos os modelos apresentam variância de 245.000 h². Assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de uma lâmpada do modelo M1 durar mais do que uma do M2.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q218671 | Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

A construção do Projeto Político-pedagógico somente se dá na perspectiva da gestão democrático-participativa, e para que esteja de fato voltada às necessidades de mudança na educação, no currículo e no processo ensino-aprendizagem, precisa nortear-se pelos pressupostos (I) filosófico- sociológicos, (II) epistemológicos e (III) didático- metodológicos. Relacione as afirmações aos pressupostos a que se referem.

( ) O conhecimento se constrói num processo de ensino- aprendizagem que precisa ser sistematizado por meio de métodos e técnicas que valorizam as relações solidárias e democráticas.

( ) Parte do princípio que a educação é direito de todos e deve ser um compromisso político do Poder Público.

( ) Por considerar o conhecimento como algo que é construído e transformado coletivamente, afirma que a produção deste conhecimento deve pautar-se na socialização e na democratização do saber.

Indique a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q115295 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

Imagem 018.jpg

Considerando os dados oferecidos no quadro acima, a referência correta, de acordo com a NBR 6023, da ABNT, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q477621 | Farmácia, Farmacologia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A metformina pertence ao grupo de agentes antidiabéticos orais. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q265690 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q186442 | Administração Geral, Organização e métodos, Administrador, EMBRATUR, FUNIVERSA

O fluxograma é uma representação do funcionamento de sistemas. Assinale a alternativa que se constitui em recomendação apropriada para a elaboração de um fluxograma.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q250515 | Administração Geral, Administração de Materiais e Suprimentos, Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que transitam pela cadeia logística das empresas. Sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.