Início

Questões de Concursos 2010

Resolva questões de 2010 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


9801Q241672 | Direito Administrativo, Técnico Programação de Sistemas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da
União, julgue os itens a seguir.
O gozo de férias do servidor pode ser interrompido, entre outros motivos, por convocação de júri, serviço eleitoral ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade em que o servidor desempenhe suas funções.
  1. ✂️
  2. ✂️

9802Q233230 | Direitos Difusos e Coletivos, Processo Coletivo, Promotor de Justiça, MPE SE, CESPE CEBRASPE

Com referência à ação popular e às ações coletivas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9803Q232211 | Direitos Difusos e Coletivos, Idoso, Promotor de Justiça, MPE ES, CESPE CEBRASPE

As entidades governamentais e não governamentais de assistência ao idoso estão sujeitas à inscrição de seus programas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9804Q222730 | Direito Administrativo, Conceito, Procurador, TCE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de licitação e bens públicos, julgue os itens que se
seguem.
Pela Lei de Licitações do Estado da Bahia - Lei n.º 9.433/2005 -, a existência de preços registrados por meio do sistema de registro de preços obriga a administração pública, inclusive o TCE/BA, a firmar as contratações que deles poderão advir.
  1. ✂️
  2. ✂️

9805Q218579 | Psicologia, Psicanalise, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.

De acordo com as teorias da psicanálise, a região psíquica denominada id, responsável pelo contato direto da mente com a realidade, busca o prazer pela intensificação da tensão.

  1. ✂️
  2. ✂️

9806Q217064 | Governança de TI, Instrução Normativa N 4, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à contratação de bens e serviços de TI no âmbito da
administração pública, julgue os itens de 101 a 105.

Segundo o TCU, o problema não é terceirizar e sim terceirizar mal. Uma das deficiências detectadas nesse tipo de procedimento é deixar de avaliar os riscos e não criar mecanismos de controle relativos. Ainda de acordo com o TCU, a estratégia de terceirização é decisiva para uma boa governança de TI.

  1. ✂️
  2. ✂️

9807Q216844 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Considerando-se os movimentos involuntários anormais, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9808Q216497 | Medicina, Psiquiatria, Médico do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma mulher de cinquenta anos de idade relatou durante
consulta médica que, há três semanas, após a separação conjugal,
vem apresentando, ao longo de quase todo o dia, humor deprimido,
perda de energia, capacidade de pensar reduzida, vontade de dormir
por várias horas (inclusive no período diurno) e sensação de culpa
excessiva pelo processo de separação. Negou ter outras doenças. O
exame clínico realizado não revelou alterações fisiológicas
relevantes.

Considerando essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.

O uso de medicamento inibidor seletivo da recaptação de serotonina, como citalopram, é uma opção terapêutica nesse caso, apesar de esses medicamentos causarem efeitos colaterais associados a alterações em algumas propriedades elementares do coração, a exemplo de automatismo, condutibilidade e contratilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

9809Q211378 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Direitos e Deveres do advogado, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Tertúlio, advogado, testemunha a ocorrência de um acidente de trânsito sem vítimas, envolvendo quatro veículos automotores. Seus dados e sua qualificação profissional constam nos registros do evento. Posteriormente, em ação de responsabilidade civil, o advogado Tertúlio é arrolado como testemunha por uma das partes. No dia designado para o seu depoimento, alega que estaria impossibilitado de realizar o ato porque uma das pessoas envolvidas poderia contratá-lo como profissional, embora, naquele momento, nenhuma delas tivesse manifestado qualquer intenção nesse sentido. A respeito do tema, é correto dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9810Q206445 | História Econômica, Produção cafeeira, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Os estoques de café, que se avolumam ano a ano, pesam sobre os preços, provocando uma perda permanente de renda para os produtores e para o país. A ideia de retirar do mercado parte desses estoques amadurece cedo no espírito dos dirigentes dos estados cafeeiros, cujo poder político e financeiro fora amplamente acrescido pela descentralização republicana. No convênio celebrado em Taubaté, em fevereiro de 1906, definem-se as bases do que se chamaria política de valorização do produto.

(Celso Furtado. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1969, p. 189) A política a que o texto se refere consistia em que

I. os efeitos da crise de superprodução deveriam ser absorvidos por meio da depreciação externa da moeda nacional e de uma política de recuperação da taxa cambial pelos governos estaduais.

II. o governo interviria no mercado para comprar os excedentes, que seriam financiados com empréstimos estrangeiros, cobertos com um novo imposto cobrado em ouro sobre cada saca de café exportada.

III. os governos dos estados cafeicultores deveriam desencorajar a expansão das plantações de café, a fim de solucionar o problema de superprodução a mais longo prazo.

IV. os governos dos estados produtores de café ficariam submetidos à política econômica central que criaria instrumentos efetivos de recuperação do produto no mercado externo.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9811Q198144 | Psicologia, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCC

Segundo Agostinho Minicucci, os métodos de agrupamento, por meio de técnicas de ação, podem ser agrupados em técnicas de reunião ou sessão, também chamadas discussões em pequenos grupos; nos chamados grupos grandes ou reuniões de longa duração (dias ou semanas); e nos chamados métodos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9812Q198046 | Arquivologia, Princípios, Analista Arquivologia, CVM, ESAF

O princípio da ordem original pode ser definido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9814Q193002 | Direito Tributário, Processo Administrativo Tributário PAT, Agente de Fazenda, SMF RJ, ESAF

Em tema de Processo Contencioso, julgue os itens a seguir. Em seguida, assinale a opção que corresponda às suas respostas:

I. a impugnação do interessado deverá ser apre- sentada, por escrito à repartição por onde tramitar o processo, já instruída com os documentos em que se fundamentar, nos prazos fixados, e sustará a cobrança do crédito até decisão administrativa final;

II. durante o prazo de impugnação, o processo permanecerá no órgão lançador, onde o interessado ou seu representante dele poderá ter vista, sendo vedada a retirada dos autos;

III. verificando a autoridade julgadora que a impug- nação não preenche os requisitos exigidos, ou apresentando defeitos ou irregularidades capazes de dificultar o julgamento, determinará que o impugnante a regularize dentro do prazo fixado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9815Q190999 | Informática, E mag, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

No contexto do e-MAG ? Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico, considere:
A padronização do layout, ou seja, um mesmo estilo de apresentação em cada página permite aos usuários encontrar facilmente os botões de navegação, assim como, procurar o conteúdo anterior em cada página. Enquanto isto ordena logicamente, resulta em grande benefício para pessoas com incapacidade de leitura e aprendizagem. Torna também previsível a localização da informação necessária em dada uma das páginas, maximizando desta forma sua localização.

O texto acima refere-se à recomendação e-MAG

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9816Q188926 | Direito Econômico, Precatórios, Advogado, CASAL, COPEVE UFAL

Quanto à disciplina constitucional dos precatórios, atualmente modificada pela Emenda Constitucional nº 62, de 9 de novembro de 2009, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9817Q186295 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Penedo AL, COPEVE

A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Diante das seguintes proposições,

I. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um mínimo de informações com um máximo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto.
II. A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.
III. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida de que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.
IV. A clareza não deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza é algo que se atinje por si só: ela não depende estritamente das demais características da redação oficial.
V. As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9818Q184381 | Saúde Pública, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Sobre a identificação dos perfis e fatores de risco utilizados através da epidemiologia nos serviços de saúde, analise:

I. Desenvolvem programas de saúde eficientes que permitem maior impacto das ações implementadas, voltadas a assistência integral à saúde.

II. Identificam fatores de risco em grupos de população mais vulnerável a certos agravos à saúde.

III. Buscam avaliações mais pertinentes capazes de responder a desafios que permeiam os condicionantes do processo saúde/doença.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9819Q170839 | Informática, Word, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Para alterar orientação do papel (retrato ou paisagem) no Microsoft Word, devemos usar os seguintes comandos da Barra de Menu:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9820Q163856 | Português, Sintaxe, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Assinale a opção que corresponde a palavra ou expressão destacada no texto abaixo que foi empregada de acordo com as regras de concordância.

Como nunca antes, a ordem e a cultura do capital mostram inequivocamente o seu rosto inumano, revelam a lógica perversa que as(1) dominam(2) internamente e que, antes, podiam ser escamoteadas(3) a pretexto do confronto com o socialismo: criam, por um lado, grande riqueza e concentração de poder à custa da devastação da natureza, da exaustão da força de trabalho e de uma estarrecedora pobreza. A utilização crescente da informatização e da robotização criam(4), ao dispensar o trabalho humano, os desempregados estruturais, hoje, totalmente descartáveis. E soma-se(5) aos milhões só nos países do Primeiro Mundo.

(Adaptado de Leonardo Boff. Depois de 500 anos: que Brasil queremos? Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p.41.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.