Início

Questões de Concursos 2011

Resolva questões de 2011 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


10741Q162516 | Português, Ortografia, Auditor, INFRAERO, FCC

Analise as frases abaixo do ponto de vista da redação.

I. A Gestão por Competências, alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações, propõem-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes niveis da organização, as competências
necessárias à consecussão de seus objetivos.

II. A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê- las junto ao quadro de funcionários internos.

III. Na Gestão por Competências, direcionam-se as ações prioritariamente para o gerenciamento da lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando suprimi-la ou minimizá-la.

IV. Minimizar eventuais lacunas de competências significam orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepânsias entre o que eles são capazes de fazer e o que a organização espera que eles façam.

(Adaptado de Gestão por competências, http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_compet%C3% AAncias, acessado em 01/04/2011)

Estão redigidas de acordo com a norma culta APENAS as frases

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10742Q156897 | Português, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Texto associado.

Texto para as questões de 01 a 10

TEXTO I
Todos temos amigos e não é difícil falar de suas qualidades. No Brasil que, na minha obra, eu tenho definido como um país marcado pela casa, pela família e pelos laços sagrados da hospitalidade e da cortesia, os amigos se dividem em muitas categorias. Há amigos "próximos", "íntimos" e "do peito", com quem compartilhamos segredos e nos quais depositamos uma confiança ilimitada. E há também, como uma espécie de compensação a nos prevenir contra os riscos da estima e da ternura devotada às pessoas, os "amigos da onça" e os "falsos amigos", aqueles que, ao lado dos "amigos distantes", estão próximos dos inimigos "íntimos" e "cordiais". No Brasil, não seria exagero dizer, há amigos para tudo e sem eles a vida social estaria provavelmente paralisada, pois o que seria de nós sem esses "amigos" (ou "amigões") que temos na padaria, na condução, na academia de ginástica, no banco, nas repartições públicas, no consultório médico, na praia, piscina, colégio, bar e praças que frequentamos?
Dir–se–ia que, onde há um grupo de pessoas, existem amigos potenciais ou virtuais, ou seja: aquelas criaturas com as quais simpatizamos e descobrimos afinidades especiais e singulares.
É mais fácil, entretanto, falar dessa rede de amigos que todos possuímos e que, num sentido muito preciso, são o sal da nossa vida, do que discernir as linhas daquilo que chamamos de "amizade", ultrapassando o plano do lugar–comum, que aprisiona a amizade dentro de um quadro de escolhas pessoais, passando por cima de sua importância política e social.
Sei que sou amigo de Maria ou de João porque gosto deles. Mas como definir esse "gostar" política ou sociologicamente? Que implicações sociais tem essa afeição? Que deveres e coerções ela apresenta e demanda?
Falar disso é discorrer sobre as teias da amizade. E a amizade, ao fim e ao cabo, está contida no afeto como obrigação e como dever. Um afeto que, uma vez testado e estabelecido, vai além das escolhas, obrigando a tomar partido. O amigo de um amigo é, por definição, um amigo; a mulher de um amigo é homem; aos inimigos a lei, aos amigos tudo. Eis três princípios que ajudam a entender a amizade, pelo menos no caso do Brasil. Neles temos um eixo comum que ajuda a compreender o seu sentido.
Refiro–me, é claro, às obrigações impostas pela norma mais importante da vida social: a reciprocidade (que obriga a dar, receber e retribuir). Dar e receber, para depois retribuir, são marcas mais claras da amizade como um princípio moral sem o qual a própria sociabilidade deixaria de existir. Damos aos amigos e deles esperamos receber. As amizades fazem parte do momento, mas se prolongam no futuro: o amigo dos meus pais é meu amigo, o que seria do nosso famoso clientelismo sem essa regra que nos obriga a ter redes de amizade ou "turmas"? Ademais, as amizades não se medem de forma instrumental: um presente dado hoje pode ser retribuído muitos anos depois, o que distingue a amizade da relação instrumental típica dos elos comerciais.
Finalmente, vale considerar o perturbador princípio que submete o inimigo à lei e aos amigos dá todas as regalias. Para além de um cinismo fácil de condenar, esse axioma, que tem marcado por tantos séculos o nosso sistema político, distingue interesses imediatos de amor; separa a vida social como feita de contratos visando ao lucro, da existência marcada pelo afeto e pelo carinho. Se a sociedade é governada por regras que a todos submetem, como as leis do mercado e os códigos legais, ela também tem como base esses elos inscritos no coração que constituem as grandes amizades.
Falar da amizade, portanto, é refletir sobre essas correntes de presentes, palavras e gestos que se situam aquém (ou além) dos deveres e obrigações legais e econômicas. Não fosse assim e ninguém seria capaz de realizar o gesto supremo da amizade que constitui o "dar de graça", o presente impossível que, sendo sinal de carinho e amor, não deseja retorno.
(DaMatta, Roberto. Em torno dos amigos e da amizade. In: Borja, Maria Isabel; Vassalo, Márcio, orgs. Valores para viver. Rio de Janeiro: Guarda–Chuva, 2005, p.159–161)

"Ademais, as amizades não se medem de forma instrumental: [ ...] ." (6º§ ) Em que opção o sentido da expressão sublinhada está correto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10743Q156867 | Inglês, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Which of the alternatives below completes the sentence correctly?
After the referee (1)the whistle, the match will start.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10744Q156696 | Contabilidade Geral, Depreciação, Analista Ministerial Controle Interno, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de orçamento e procedimentos contábeis no setor
público, julgue os itens subsequentes.

A depreciação de um veículo deve ser lançada no sistema de informações patrimoniais, no qual é debitada a conta do subgrupo variação patrimonial diminutiva e creditada a conta redutora do subgrupo imobilizado depreciação acumulada.

  1. ✂️
  2. ✂️

10746Q153096 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia, TRE PR, FCC

Paciente com 59 anos de idade, sexo feminino, submetida à radioterapia e ao uso de quimioterápicos para tratamento de neoplasia uterina, apresenta mucosite bucal, que

I. mostra aspecto de eritema recoberto por pseudomembrana, sem sintomatologia dolorosa.

II. não está associada com o quadro neoplásico, devido ao sítio de localização do carcinoma.

III. pode predispor a paciente mielossuprimida a uma bacteremia letal.

IV. constitui efeito colateral clínico agudo da terapia antineoplásica, causando
desconforto e dor à paciente.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10747Q152210 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia, TRT 20a REGIÃO, FCC

Texto associado.

Paciente com 22 anos de idade, sexo feminino, apresenta como
queixa o hálito fétido e dor intensa na região gengival dos dentes anteriores
do arco inferior. A paciente relata estar vivenciando momentos de estresse,
devido a conflitos familiares. O exame clínico mostra ulceração das papilas
interdentais e margens gengivais, com aspecto característico de crateras e
presença de eritema.

Para o tratamento desta afecção, nesta consulta, são indicados alguns procedimentos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10748Q147832 | Direito Constitucional, Poder Executivo, Analista Judiciário Taquigrafia, TRF 2a, FCC

Considere a seguinte situação hipotética:

O Presidente da República Federativa do Brasil comete crime de responsabilidade. Neste caso, admitida a acusação contra o Presidente da República

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10749Q143847 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRE AP, FCC

A doença de von Willebrand, o mais comum distúrbio congênito de hemostasia decorre primariamente de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10750Q143783 | Regimento Interno, Tribunal Regional Federal da 1a Região, Analista Judiciário Contadoria, TRF 1a, FCC

Ocorrendo infração à lei penal na sede ou nas dependências do Tribunal, envolvendo autoridade, ou pessoa sujeita à jurisdição do Presidente, deverá ser instaurado inquérito pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10751Q140618 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Analista Judiciário Enfermagem, TRE AP, FCC

Em 2004, foram notificados 30 casos de uma determinada doença na região Y. A doença já tinha sido detectada em outras regiões do país, mas nunca nessa região. O termo epidemiológico que define a situação descrita é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10753Q133338 | Português, Pontuação, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Texto associado.

       As perspectivas mais sombrias sobre a sustentabilidade do planeta não levam em conta a extraordinária capacidade de recuperação da natureza – e a do próprio ser humano para superar as adversidades. A Terra já passou por cinco grandes extinções em massa, e a vida sempre voltou com ainda mais força. Disse à revista VEJA a geógrafa Susana Hecht, professora de planejamento urbano da Universidade da Califórnia e especialista em desenvolvimento sustentável: Os recursos da terra Terra são limitados, temos de tomar cuidado para não acabar com eles, ainda mais porque não existe perspectiva de quando poderemos colonizar outro astro. Só que a natureza tem um enorme poder de se reabilitar e a humanidade dispõe de tempo para usar a tecnologia em favor de um desenvolvimento sustentável.”
        Enquanto se procuram soluções para o equilíbrio entre o crescimento populacional e preservação dos recursos, a natureza manda suas mensagens de socorro. A espaçonave Terra é uma generosa arca de Noé, mas ela tem limites

(Revista VEJA, n. 44, 2 de novembro/2011, p. 132).


Considerando aspectos da gramática normativa, é correto afirmar a respeito do período do texto: “Os recursos da Terra são limitados, temos de tomar cuidado para não acabar com eles”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10754Q118871 | Programação , Java, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

No Java, um tipo inteiro (int) utiliza quatro bytes para armazenamento. A faixa máxima possível de valores inteiros para se armazenar em uma variável do tipo primitivo int é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10755Q118810 | Redes de Computadores , Modelo OSI, Analista de Sistemas Rede e Suporte, INFRAERO, FCC

Em relação ao funcionamento da camada de enlace é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10756Q115471 | Sistemas Operacionais, Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Qual comando Linux constrói e executa linhas de comando a partir da entrada padrão (stdin)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10757Q112197 | Raciocínio Lógico, Operações com quantificadores, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

Considerando as seguintes proposições em que N simboliza, o conjunto dos números naturais,
2014_08_22_53f7b2b404062.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.
é CORRETO afrmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10758Q106314 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 79 e 80 referem-se ao PMBOK, 4º ed.

Envolve a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis, para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho. Trata-se de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10759Q103854 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

As competências, relacionadas principalmente à vivência dos profissionais, agregam valor econômico e social a indivíduos e organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

10760Q102330 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.

Os rodízios e as ampliações do conteúdo das tarefas tornaram-se mais sofisticados por meio da multifuncionalidade e da pluriespecialização, dada a necessidade de manutenção do fluxo de produção nos níveis mínimos exigidos para a acumulação de capital.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.