Início

Questões de Concursos 2011

Resolva questões de 2011 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5421Q593939 | Química, Técnico em Operação Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação à estrutura atômica e à natureza elétrica da matéria, analise as afirmativas abaixo.

I - O átomo é constituído por um núcleo muito pequeno com carga neutra, contendo prótons e elétrons, enquanto os nêutrons orbitam em torno dele, na chamada neutrosfera.

II - O átomo é uma estrutura contínua, na qual, prótons e elétrons estariam misturados continuamente como num bolo recheado de passas.

III - A massa do átomo está praticamente concentrada no núcleo, uma vez que os elétrons são muito mais leves que os prótons e os nêutrons.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5422Q561700 | Informática, Photoshop, Web Designer, COFEN, CONSULPLAN

A extensão de arquivo padrão do Photoshop CS3 é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5423Q555351 | Informática, Excel, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

Em relação às fórmulas disponíveis no Microsoft Office Excel 2003, versão português, analise os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva Verdadeira e com (F) a assertiva Falsa.

( ) CONT.NÚM: calcula o número de células em um intervalo que contém números.

( ) SE: verifica se uma condição foi satisfeita e retorna V, se a condição for verdadeira, ou F, se a condição for falsa.

( ) SOMASE: adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição.

( ) ARRED: arredonda um número eliminando as suas casas decimais.

Assinale a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5425Q464059 | Direito Penal Militar, Aplicação da Lei Penal Militar, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito penal militar, julgue os itens de 66 a 70 à luz do Código Penal Militar (CPM).

Considere que um militar em atividade se ausente de sua unidade por período superior a quinze dias, sem a devida autorização, sendo que, no decorrer de sua ausência, lei nova, mais severa e redefinindo o crime de deserção, entre em vigor. Nessa situação, será aplicada a lei referente ao momento da conduta de se ausentar sem autorização, porquanto o CPM determina o tempo do crime de acordo com a teoria da atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

5426Q388363 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à globalização e à história do sindicalismo no Brasil, julgue os itens a seguir.

No período caracterizado pelo mercantilismo, grandes cidades da América Latina exerceram importante papel na economia e na organização política mundial, situação análoga à da globalização atual.

  1. ✂️
  2. ✂️

5427Q364766 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca das práticas de enfermagem em saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.

As ações de atenção à saúde devem-se voltar para a promoção, prevenção e assistência ao indivíduo trabalhador e, ao mesmo tempo e de forma integrada, ao conjunto de trabalhadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

5428Q363745 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Numa petroquímica, o enfermeiro do trabalho, durante exame periódico de saúde, identifica no trabalhador infertilidade masculina. Qual substância, dentre as abaixo listadas, está relacionada a essa doença ocupacional?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5429Q361898 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

O objetivo da ergonomia nas empresas é buscar um melhor ajustamento entre o trabalhador e as condições laborais, tendo como resposta o conforto, a segurança e a produtividade. Acerca da ergonomia, julgue os itens subsecutivos.

A avaliação do custo no trabalho está diretamente ligada às exigências cognitivas e às formas de reações afetivas, aos sentimentos e ao estado de humor do trabalhador.

  1. ✂️
  2. ✂️

5430Q323046 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCC

Para Andy Hargreaves (2004), cada vez mais governos, empresas e educadores estão exigindo que os professores, na sociedade do conhecimento, se comprometam com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5431Q263425 | Português, Redação Reescritura de texto, Técnico Judiciário Segurança, TRT 4a REGIÃO, FCC

Texto associado.
Saudade de Waterloo

É famosa – ou não tão famosa, pois não me lembro do
autor – a história da mulher que se queixava de um dia particu-
larmente agitado nas redondezas da sua casa e do que o movi-
mento constante de cavaleiros e carroças fizera à sua roupa es-
tendida para secar, sem saber que estava falando da batalha de
Waterloo*, que mudaria a história da Europa. Contam que fa-
mílias inteiras da sociedade de Washington pegaram suas ces-
tas para piquenique e foram, de carruagem, assistir à primeira
batalha da Guerra Civil americana, em Richmond, e não tiveram
baixas. A Primeira Grande Guerra, ou a primeira guerra moder-
na, mutilou uma geração inteira, mas uma geração de homens
em uniforme de combate. Mulheres e crianças foram poupadas.
Só 5 por cento das mortes na Primeira Guerra foram de civis.
Na Segunda Guerra Mundial, a proporção foi de 65 por cento.
Os estragos colaterais da Segunda Guerra se deveram
ao crescimento simultâneo de duas técnicas mortais, a do bom-
bardeio aéreo e a da guerra psicológica. Bombardear popula-
ções civis foi adotado como uma “legítima” tática militar, para
atingir o moral do inimigo. Os alemães é que começaram, com
seus ataques aéreos sobre Londres, que tinha importância
simbólica como coração da Inglaterra, mas nenhuma importân-
cia estratégica. Mas ingleses e americanos também se dedi-
caram com entusiasmo ao bombardeio indiscriminado, como o
que provocou a tempestade de fogo que arrasou a cidade de
Dresden**, por nenhuma razão defensável salvo a do terror. E
os “estragos colaterais” chegaram à sua apoteose tétrica, claro,
em Hiroshima e Nagasaki***.


* Batalha de Waterloo = Histórica batalha em 1815, entre as forças
britânicas e as de Napoleão Bonaparte, da qual os franceses saíram
derrotados.

** Dresden = Cidade da Alemanha, capital do estado da Saxônia.

*** Hiroshima e Nagasaki = Cidades japonesas dizimadas por bombas
atômicas em1945.

(Luis Fernando Veríssimo. O mundo é bárbaro. Rio de Ja-
neiro: Objetiva, 2008, p. 123-124)


Está inteiramente correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5432Q262426 | Informática, PL SQL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 19a Região, FCC

Sobre as formas de execução de funções (functions) do PL/SQL, considere:

I. Pode-se executar uma função como parte de uma instrução SELECT.

II. Pode-se atribuir o valor de uma função a uma variável.

III. Não é possível passar parâmetros para uma função quando ela é executada dentro de um trigger.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5434Q237967 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

O objetivo da consolidação da informação contábil é apresentar aos usuários, principalmente acionistas e credores, os resultados das operações e a posição financeira da sociedade controladora e de suas controladas.


Essas informações devem ser apresentadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5435Q237945 | Direito Ambiental, Política Nacional do Meio Ambiente, Promotor de Justiça, MPE MG, FUNDEP

A Lei nº 6.938/81 dispôs sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação. Dentre as questões normativas inseridas, tem-se:

I. O IBAMA é órgão executor, com a finalidade de executar e fazer executar, como órgão federal, a política e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente.

II. Compete ao CONAMA determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional.

III. Mediante anuência do órgão ambiental competente, o proprietário rural pode instituir servidão ambiental, pela qual voluntariamente renuncia, em caráter permanente ou temporário, total ou parcialmente, a direito de uso, exploração ou supressão de recursos naturais existentes na propriedade. A servidão ambiental aplica-se às áreas de preservação permanente e de reserva legal.

IV. São alguns dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; o zoneamento ambiental; a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas; o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente; o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental.

Está INCORRETA a afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5436Q230695 | Programação, JAVA JSF, Programador de Computador, TJ PE, FCC

Em uma aplicação que utiliza JSF, para configurar o fluxo de comunicação presente na servlet de controle, é utilizado um arquivo de configuração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5438Q204475 | Engenharia Elétrica, Circuitos CC, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Uma bateria ideal (de resistência interna desprezível) de 12 V alimenta um circuito elétrico composto por quatro resistores de resistências desconhecidas. Por meio de um wattímetro, mede-se a potência absorvida por cada resistor e obtêm-se os seguintes valores: 0,6 W, 1,2 W, 2,3 W e 3,1 W. Levando em consideração os dados apresentados, é correto afirmar que a corrente elétrica que circula pela bateria é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5439Q204002 | Matemática, Juros e Descontos Simples, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Um capital foi aplicado a juros simples, à taxa anual de 36%. Para que seja possível resgatar-se o quádruplo da quantia aplicada, esse capital deverá ficar aplicado por um período mínimo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5440Q197624 | Engenharia de Software, Processo de Software, Analista Administração de Sistemas, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue
os itens a seguir.

No desenvolvimento em cascata, os passos são ordenados em sequência e executados até a etapa final de teste, mesmo que o cliente esteja insatisfeito com determinado resultado intermediário.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.