Início

Questões de Concursos 2011

Resolva questões de 2011 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6021Q333516 | Matemática, Sistemas Lineares, Auxiliar Comercial, COPEL PR, UFPR

Sabendo que x × y = 25 e 5x + y = 27, o valor de (x + 1) × (y + 5) é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6022Q327447 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que está vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão encarregado pela sua execução. A respeito desse Programa é incorreto dizer que ele:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6023Q322691 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Alguns critérios devem orientar a disposição dos pictogramas na prancha. Sobre a composição da prancha de comunicação suplementar e alternativa, está correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6025Q248450 | Enfermagem, Técnico de enfermagem do trabalho, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Um trabalhador refere dor lombar em decorrência de atividade laboral diária de transporte de cargas.

Esse esforço físico gera uma agressão ao sistema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6026Q228140 | Direito Administrativo, Cargo, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6027Q222248 | Direito Econômico, Orçamento, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

Em relação ao orçamento, analise as afirmações abaixo.

I. O orçamento tem seu aspecto político, porque revela os desígnios sociais na destinação das verbas; econômico; porque manifesta a atualidade econômica; técnico, com o cálculo de receitas e despesas; e jurídico; pelo atendimento às normas constitucionais e legais.

II. O controle da execução orçamentária cabe ao Poder Judiciário, por meio de um dos seus órgãos, que é o Tribunal de Contas, ao qual cabe à fiscalização orçamentária não só sob o aspecto estritamente legal, mas segundo critérios de legitimidade e de economicidade.

III. O artigo 165 da Constituição dispõe que existirão três tipos de leis orçamentárias, todas de iniciativa do Poder Executivo, quais sejam: o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a de orçamento anual.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6028Q219530 | Direito Previdenciário, Planos de Benefício da Previdência Social Lei n8213 91, Perito Médico Previdenciário, INSS, FCC

Segundo a Lei no 8.213/91, a habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive. Conforme previsão legal, em relação a reabilitação profissional, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6029Q218743 | Odontologia, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

O acidente-tipo é caracterizado pelos seguintes elementos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6030Q209189 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Direitos e Deveres do advogado, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Mévio, advogado, é procurado por Eulâmpia, que realiza consulta sobre determinado tema jurídico. Alguns meses depois, o advogado recebe uma intimação para prestar depoimento como testemunha em processo no qual Eulâmpia é ré, pelos fatos relatados por ela em consulta profissional. No concernente ao tema, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6031Q205594 | Conhecimentos Bancários, Seguros, Escriturário, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos ao sistema de seguros
privados e previdência complementar.

Compete ao Conselho Nacional de Seguros Privados fixar as diretrizes e as normas dos seguros privados bem como prescrever critérios de constituição das sociedades seguradoras, de capitalização, entidades de previdência privada aberta e resseguradores e determinar limites legais e técnicos das respectivas operações.

  1. ✂️
  2. ✂️

6032Q198176 | Pedagogia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Assinale a alternativa que corresponde aos paradigmas considerados emergentes (ou inovadores) na educação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6033Q166655 | Administração Financeira e Orçamentária, Controle Interno, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

O controle exerce, na administração sistêmica, papel fundamental no desempenho eficaz de qualquer organização. É por meio dele que detectamos eventuais desvios ou problemas que ocorrem durante a execução de um trabalho, possibilitando a adoção de medidas corretivas para que o processo seja reorientado na direção dos objetivos traçados pela organização. A Lei 4.320/1964 estabelece que o controle da execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal será exercido pelos Poderes Legislativo e Executivo, mediante controles externo e interno, respectivamente. Acerca do controle, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6034Q138525 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A etapa do diagnóstico que permite estabelecer um cenário organizacional que encoraje a avaliação e assegure que o pessoal conheça os componentes básicos do processo de avaliação é a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6035Q137188 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19ª Região, FCC

Texto associado.

Atenção: Para responder às questões de números 18 a 20, considere a Lei nº 8.112/1990.

Sobre a redistribuição, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6036Q133092 | Português, Morfologia Pronomes, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Observe o uso dos pronomes demonstrativos em:

• Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular que não tem compromisso com a universalidade.
• A ética se move, historicamente, se amplia e se adensa. Para entendermos como isso acontece na história da humanidade, basta lembrarmos que, um dia, a escravidão foi considerada natural.

Dados os itens seguintes, em relação a esse uso

I. O uso de “isto” está errado, pois não se pode empregá para referir-se ao que foi dito.

II. Esses pronomes, como formas anafóricas, retomam o que foi dito.

III. O uso de “isso” está correto, pois se refere ao que foi dito. verifica-se que :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6037Q121321 | Lei Orgânica do DF, Fundamentos da Organização dos Poderes, Analista de Tecnologia da Informação, BRB, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos da organização do Distrito Federal (DF), julgue o seguinte item à luz da Lei Orgânica do DF (LODF).

Na execução de seu programa de desenvolvimento econômico-social, o DF deve buscar a integração com a região do seu entorno, um de seus objetivos prioritários expressos na LODF.

  1. ✂️
  2. ✂️

6038Q118165 | Matemática, Juros e descontos simples, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJ

Patrícia aplicou metade de seu capital a juros simples pelo prazo de 5 meses, e a outra metade, nas mesmas condições pelo período de 3 meses. Sabendo-se que, ao final das aplicações, os montantes eram de R$ 5.000,00 e 4.500,00, respectivamente, o capital inicial de Patrícia era de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6039Q115767 | Português, Flexão verbal de tempopresente, Analista de Sistemas Segurança da Informação, INFRAERO, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 9 a 12 referem-se ao texto
abaixo.

Imagem 007.jpg

... os princípios clássicos que proclamava ...

O verbo que se encontra flexionado nos mesmos tempo e modo que o da frase acima está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6040Q99976 | Gerência de Projetos, Gerenciamento de Projetos, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.

Estudo de viabilidade corresponde à etapa do projeto em que se avalia, com base na receita da empresa, a mesma capacidade de executar o projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.