Início

Questões de Concursos 2012

Resolva questões de 2012 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q530227 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro I, SABESP SP, FCC

Costuma-se denominar evapotranspiração o conjunto de processos físicos e fisiológicos que provocam a transformação da água precipitada na superfície terrestre em vapor. Sobre a natureza dos processos de evapotranspiração, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q362051 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Atualmente a população está consumindo, cada vez mais, alimentos diet e light. É importante saber diferenciá-los porque o alimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q34764 | Administração Geral, Administração Geral, Analista Judiciário, TRF RJ, FCC

Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q169449 | Informática, Editor de Apresentações PowerPoint e Impress, Cargos de Nível Superior, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de edição de textos, planilhas e apresentações nos ambientes
Microsoft Office 2010 e BrOffice 3.0, julgue os itens a seguir.

Por intermédio do Microsoft PowerPoint 2010, é possível salvar uma apresentação como vídeo, sendo possível, ainda, visualizar a apresentação mesmo por meio de computador sem o PowerPoint instalado em seu sistema, e configurar a resolução e o tamanho desses arquivos de vídeo tanto para dispositivos móveis como para monitores de computadores de alta resolução HD.

  1. ✂️
  2. ✂️

705Q361892 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Enfermeiro, SES SC, UFSC

Em relação à terapia nutricional em pacientes adultos, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Para garantir a nutrição adequada a cada paciente e evitar a falta de nutrientes, são realizadas tanto a nutrição enteral quanto a parenteral, em situações clínicas nas quais a alimentação via oral é insuficiente ou ausente. Pode ser empregada por via digestiva, constituindo-se a terapia enteral ou, por via venosa, que constitui a terapia nutricional parenteral.

( ) São alguns dos cuidados importantes com o paciente em nutrição parenteral: observar diariamente o grau de hidratação do paciente, os sinais clínicos de distúrbios hidroeletrolíticos, a ocorrência de edema, as alterações do nível de consciência, a curva térmica, o número de evacuações e a propedêutica abdominal, o controle de diurese e o cálculo do balanço hídrico.

( ) A posição da sonda nasoenteral pode ser gástrica, duodenal ou jejunal.

( ) Manter controle de glicemia capilar a cada 6 horas, pelo menos, identificando, assim, ocorrência deletéria de hiperglicemia, bem como seu tratamento.

( ) A manipulação da terapia nutricional parenteral deve ser realizada com técnica asséptica, seguindo procedimentos escritos e validados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q4285 | Sociologia, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Assinale a alternativa incorreta em relação ao conceito de estratificação social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q473479 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Considerando que a promoção da educação para a saúde é um dos objetivos da Educação Física na escola, assinale a alternativa que contém conteúdos que o professor deve trazer para as aulas para atingir tal objetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q3453 | Português, Assistente Administrativo, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Texto associado.
Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares. Que forma verbal destacada abaixo está conjugada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q387432 | Biologia, Microbiologia, Biólogo, IF PI, IF PI

Os fungos são organismos heterotróficos que, tempos atrás, foram considerados plantas primitivas ou degeneradas, sem clorofila. Atualmente, está claro que a única característica em comum com as plantas é a forma de crescimento multicelular. Leia então as afirmativas a seguir sobre os fungos.

I Os fungos obtêm alimento secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. Essas enzimas catalisam a quebra de moléculas grandes em moléculas suficientemente menores para serem absorvidas pela célula fúngica.

II Os Basidiomycota distinguem-se dos demais grupos pela produção de basidiósporos, que nascem fora de uma estrutura produtora de esporos chamada basídio. Na natureza, a maioria dos Basidiomycota se reproduzem por meio da formação de basidiósporos.

III Uma levedura é um fungo unicelular que se reproduz principalmente por brotamento. A maioria dos fungos são unicelulares.

Marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q361056 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

Assinale a alternativa CORRETA. Durante o procedimento de entubação orotraqueal, são algumas das funções do técnico em enfermagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q229999 | Economia, Setor Financeiro, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Uma recessão econômica diminui a lucratividade das empresas e o valor dos ativos das pessoas jurídicas e físicas. Tal fato reduz o valor das garantias que podem ser oferecidas às instituições financeiras pelos seus empréstimos.
Sendo assim, em consequência, há um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q342798 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Nenhum universitário é estudioso. Alguns estudiosos são candidatos aprovados em concursos. Logo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q451019 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Administrativo, IAMSPE SP, VUNESP

Eusébio trabalha no almoxarifado do IAMSPE, cumprindo uma jornada de 08 (oito) horas diárias de trabalho, de segunda a sexta-feira, e com 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho. Durante esse período, faltou ao serviço por 14 (quatorze) dias intercalados. Ele já tem adquirido o direito a férias na proporção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q6117 | Português, Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Texto da prova de concurso correios cespe
São acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q5367 | Matemática, Agente Socioeducativo, Fundação Casa, VUNESP

Ao arrumar seu guarda-roupas, Daniel percebeu que a razão entre o número de bermudas e o número de camisetas era, nessa ordem, 4/7. Após a arrumação, Daniel retirou 3 camisetas para doação, o que fez com que a razão entre o número de bermudas e o número de camisetas ficasse 5/8. O número inicial de camisetas que havia no guarda-roupas era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q366725 | Enfermagem, Saúde, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Dentre as principais modalidades de indicadores de saúde, destacam-se os indicadores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q107881 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

Observe os dados abaixo e responda as questões de números 51 a 60:

2014_08_25_53fb3d928e2e5.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Sabe-se que o preço à vista de um imóvel é R$ 78.000,00. Na hipótese de se oferecer uma entrada de 40%, o saldo restante após um semestre, sabe-se que a taxa de inflação projetada para um ano atinge 21%, o valor desse pagamento é equivalente a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q479082 | Farmácia, Epidemiologia, Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico, CPRH PE, FCC

Considerando os conhecimentos sobre epidemiologia, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

720Q160910 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Auditor de Controle Externo Informática, TCM GO, INSTITUTO CIDADES

São consideradas metodologias ágeis de desenvolvimento:

I. Scrum

II. DSDM

III. XP (Extreme Programming Programação Extrema)

IV. FDD

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.