Início

Questões de Concursos 2013

Resolva questões de 2013 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q18271 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar TO, CONSULPLAN

Em relação à hierarquia e disciplina, é correto afirmar que a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1382Q7703 | Matemática, Analista Administrativo, Cobra Tecnologia, ESPP

O apótema de um hexágono inscrito numa circunferência é igual a 8 √3 cm. A diagonal de um quadrado inscrito nesta mesma circunferência é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1383Q224731 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

A respeito dos exercícios abdominais, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1384Q203588 | Conhecimentos Bancários, Garantia, Escriturário, Banco do Brasil, BB

O penhor mercantil é modalidade de garantia que pode ser exigida por operadores do Sistema Financeiro Nacional na formalização de operações de crédito em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1385Q165220 | Informática, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ RJ, FCC

Com o advento da tecnologia de Data Warehousing, os ambientes de apoio à decisão passaram a ser denominados ambientes de Data Warehouse (DW).

Em relação à tecnologia DW, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q18833 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece ordem de prevalência na sinalização. Assinale a alternativa que expressa essa hierarquia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1387Q14969 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

O tipo de linha empregado para representar, em planta baixa, uma esquadria de janela cuja base se situa a 2,20 m do piso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1388Q14963 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Sabe que a altura do pé direito do primeiro pavimento é igual a 2,92 m, a espessura do piso superior (laje e revestimentos) é de 0,14 m e que a altura do espelho é de 0,18 m.

Aplicando-se a fórmula de Blondell: 2h + p = 0,64, em que h é a altura do espelho e p é a largura do piso, calcule a projeção horizontal de uma escada, desenvolvida em um único lance, para acesso ao segundo pavimento de uma edificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1389Q484986 | Geografia, Geoprocessamento, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando a importância do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica (SIG) como recurso pedagógico no ensino de geografia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1390Q106056 | Informática, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.

Em relação às opções do item de menu “Dados” ? “Importar dados externos” do Microsoft Excel, versão português do Office 2003, correlacione as colunas a seguir, numerando os parênteses:

imagem-001.jpg
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1391Q26682 | Informática, Windows, Auxiliar de Informática, CODATA, FUNCAB

Analise as seguintes sentenças em relação ao Windows XP na configuração (de fábrica).

I. É possível compartilhar diretórios, unidades de disco e impressoras.
II. Ao compartilhar uma pasta, você permite que os usuários acessem todos os arquivos daquela pasta, mas não permite que eles acessem as subpastas.
III. É possível aplicar o compartilhamento diretamente emumarquivo.

É (são) verdadeira(s), somente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1392Q19796 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente Legislativo, AL PB, FCC

Em 1574 aconteceu um incidente conhecido como "Tragédia de Tracunhaém", no qual índios mataram todos os moradores de um engenho chamado Tracunhaém em Pernambuco. Esse episódio ocorreu devido ao rapto e posterior desaparecimento de uma índia, filha do cacique potiguar, no Engenho de Tracunhaém. Com base no conhecimento da História da Paraíba, é correto afirmar que essa Tragédia contribuiu para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q740212 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista, MPE MS, FGV

Em relação ao Plano Cruzado, analise as afirmativas a seguir.

I. Nesse plano não houve metas fixadas para a política monetária e fiscal.

II. Adotou?se uma política de desvalorização cambial em consequencia do nível baixo das reservas.

III. Logo após a implementação do plano houve uma forte elevação da inflação, gerando uma grande frustração por parte do governo.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1394Q537391 | Engenharia Civil, Analista Engenharia, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. A NR 21 diz que, nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries. Serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes. Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, serão imperativas as medidas de profilaxia de endemias, de acordo com as normas de saúde pública.

II. A NR 18 estabelece que todos os canteiros de obras devem dispor de instalações sanitárias; vestiário; alojamento; local de refeições; cozinha, quando houver preparo de refeições; lavanderia; área de lazer e ambulatório. Nas áreas de vivência devem ser previstos locais para recreação dos trabalhadores alojados, podendo ser utilizado o local de refeições para esse fim. As áreas de vivência devem possuir local próprio, coberto, ventilado e iluminado para que o trabalhador alojado possa lavar, secar e passar suas roupas de uso pessoal. É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores, por meio de bebedouro de jato inclinado ou outro dispositivo equivalente, sendo proibido o uso de copos coletivos.

III. A NR 20 define que um líquido inflamável tem o ponto de fulgor abaixo de 37,7ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados), ele se classifica como líquido combustível de Classe I. Quando o líquido inflamável tem o ponto de fulgor superior a 37.7ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados) e inferior a 70ºC (setenta graus centígrados), ele se classifica como líquido combustível da Classe II. Define-se líquido "instável" ou "líquido reativo", quando um líquido na sua forma pura, comercial, como é produzido ou transportado, se polimerize, se decomponha ou se condense, violentamente, ou que se torne auto reativo sob condições de choque, pressão ou temperatura.

IV. Antes de se iniciar a demolição, as linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor. As construções vizinhas à obra de demolição devem ser examinadas, antes e no final dos serviços de demolição, no sentido de ser preservada sua estabilidade e a integridade física de terceiros. Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo, a dois pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50m e inclinação de 45º (quarenta e cinco graus) em todo o perímetro da obra.

V. A NR 17 estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, ao transporte e à descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho. Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo dessas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1395Q479202 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as formas farmacêuticas líquidas de administração oral, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1396Q5700 | Português, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Texto associado.
Pedestre que bebe em excesso.
Assinale a alternativa que exprime a solução apontada pelo autor do texto para evitar os acidentes no trânsito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1397Q378432 | Conhecimentos Específicos, Autópsia, Técnico em Necropsia, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A remoção dos órgãos conforme o método de Letulle inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1398Q372072 | Direito do Trabalho, Estabilidade e garantias provisórias no emprego, FGV

Rodrigo foi admitido pela empresa Dona Confecções, a título de experiência, por 45 dias. No 35º dia após a admissão, Rodrigo foi vítima de um acidente do trabalho de média proporção, que o obrigou ao afastamento por 18 dias. De acordo com o entendimento do TST:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1399Q723267 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Tocantins, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar TO, CONSULPLAN

Sobre a população indígena do estado do Tocantins, é correto afirmar que

I. como berço da civilização Guarani, o estado conserva várias tribos desta etnia em terras protegidas, principalmente na região do rio Xingu.

II. na reserva Raposa Serra do Sol há um dos mais acirrados conflitos por posse de terras no Brasil, envolvendo indígenas e fazendeiros.

III. Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô-Canela, Apinajé e Pankararu são etnias indígenas distribuídas em mais de 8O aldeias existentes no estado.

IV. somente em reservas indígenas, o estado possui cerca de 2 milhões de hectares protegidos, onde uma população de 10 mil indígenas preserva suas tradições, costumes e crenças.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1400Q550763 | Informática, Autenticação, Assistente Técnico Administrativo, Sergás SE, FCC

Uma conta de usuário corresponde à identificação única de um usuário em um computador ou serviço. Para garantir que uma conta de usuário seja utilizada apenas pelo proprietário da conta, utilizam-se mecanismos de autenticação, como por exemplo, senhas.

É considerada uma senha com bom nível de segurança aquela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.