Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11661Q35439 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

O auxiliar de biblioteca é solicitado por um estudante/usuário para ajudá-lo a elaborar uma estratégia de busca que amplie a sua pesquisa, visando recuperar o termo “arte” (raiz), com diferentes terminações. Qual será o caractere a ser utilizado nesta estratégia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11662Q33974 | Direito Processual Penal, Defensor Público, DPE PB, FCC

Em relação à prisão temporária,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11663Q33426 | Direito Processual Penal, Defensor Público, DPE CE, FCC

Para efetivar garantia existente na Convenção Americana de Direitos Humanos, o sistema processual penal infra-constitucional deve prever a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11664Q33409 | Direito Processual Civil, Procedimento Ordinário, Defensor Público, DPE CE, FCC

Em relação à contestação e à reconvenção,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11665Q33273 | Direitos Humanos, Defensor Público, DPE BA, UNEB

Segundo a Constituição Federal de 88, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos serão equivalentes às emendas constitucionais, se aprovados em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11666Q33188 | Direito Processual Penal, Defensor Público, DPE MG, FUNDEP

A respeito da prisão e medidas cautelares, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11667Q31977 | Medicina, Assistente Administrativo, CRM PR, QUADRIX

A renda dos Conselhos Regionais será constituída de: 

I. 20% (vinte por cento) da totalidade do imposto sindical pago pelos médicos. 
II. 1/3 (um terço) das anuidades percebidas pelos Conselhos Regionais. 
III. Taxa de inscrição. 
IV. 2/3 (dois terços) da taxa de expedição de carteiras profissionais. 
V. 2/3 (dois terços) da anuidade paga pelos membros inscritos no Conselho Regional.

Estão corretos apenas os incisos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11668Q28361 | Direito Civil, Procurador, Prefeitura de Araguaína TO, COPESE

É anulável o negócio jurídico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11669Q28130 | Legislação Municipal, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP

Segundo o disposto na Lei Orgânica Municipal de São José dos Campos, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos e mediante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11670Q28126 | Informática, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP

O sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, permite que o ícone de uma pasta seja alterado. Para tanto, deve-se efetuar a troca de ícone após selecionar a pasta com o botão direito domouse, e clicar, na sequência, em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11671Q25956 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

O Decreto Federal nº 1.171/94 elenca deveres éticos do servidor público. Nos termos da norma, são deveres éticos do  servidor, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11672Q24025 | Português, Auditor, CGE MA, FGV

Texto associado.
Utopias e distopias

       Todas as utopias imaginadas até hoje acabaram em distopias, ou tinham na sua origem um defeito que as condenava. A primeira, que deu nome às várias fantasias de um mundo perfeito que viriam depois, foi inventada por sir Thomas Morus em 1516. Dizem que ele se inspirou nas descobertas recentes do Novo Mundo, e mais especificamente do Brasil, para descrever sua sociedade ideal, que significaria um renascimento para a humanidade, livre dos vícios do mundo antigo. Na Utopia de Morus o direito à educação e à saúde seria universal, a diversidade religiosa seria tolerada e a propriedade privada, proibida. O governo seria exercido por um príncipe eleito, que poderia ser substituído se mostrasse alguma tendência para a tirania, e as leis seriam tão simples que dispensariam a existência de advogados. Mas para que tudo isso funcionasse Morus prescrevia dois escravos para cada família, recrutados entre criminosos e prisioneiros de guerra. Além disso, o príncipe deveria ser sempre homem e as mulheres tinham menos direitos que os homens. Morus tirou o nome da sua sociedade perfeita da palavra grega para “lugar nenhum”, o que de saída já significava que ela só poderia existir mesmo na sua imaginação. 
   Platão imaginou uma república idílica em que os governantes seriam filósofos, ou os filósofos governantes. Nem ele nem os outros filósofos gregos da sua época se importavam muito com o fato de viverem numa sociedade escravocrata. Em “Candide”, Voltaire colocou sua sociedade ideal, onde havia muitas escolas mas nenhuma prisão, em El Dorado, mas “Candide” é menos uma visão de um mundo perfeito do que uma sátira da ingenuidade humana. Marx e Engels e outros pensadores previram um futuro redentor em que a emancipação da classe trabalhadora traria igualdade e justiça para todos. O sonho acabou no totalitarismo soviético e na sua demolição. Até John Lennon, na canção “Imagine”, propôs sua utopia, na qual não haveria, entre outros atrasos, violência e religião. Ele mesmo foi vítima da violência, enquanto no mundo todo e cada vez mais as pessoas se entregam a religiões e se matam por elas. 
    Quando surgiu e se popularizou o automóvel anunciou-se uma utopia possível. No futuro previsto os carros ofereceriam transporte rápido e lazer inédito em estradas magnetizadas para guiá-los mesmo sem motorista. Isso se os carros não voassem, ou se não houvesse um helicóptero em cada garagem. Nada disso aconteceu. Foi outra utopia que pifou. Hoje vivemos em meio à sua negação, em engarrafamentos intermináveis, em chacinas nas estradas e num caos que só aumenta, sem solução à vista. Mais uma vez, deu distopia.  

(Veríssimo, Luiz Fernando. O Globo, 22/12/2013)
Um texto é uma estrutura cheia de compromissos. Assim, por exemplo, ao escrever “A primeira (utopia), que deu nome às várias fantasias de um mundo perfeito...”, o autor se compromete em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11673Q23603 | Arquivologia, Analista Administrativo, CEMIG

A organização de arquivos consiste, em qualquer instituição, no desenvolvimento de determinadas etapas de trabalho.

A etapa que se inicia pelo exame dos estatutos, regimentos, regulamentos, normas, organogramas e demais documentos que compõem a instituição mantenedora do arquivo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11674Q22881 | Governança de TI, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL, julgue o item abaixo.

O componente núcleo da ITIL fornece orientações a respeito das melhores práticas aplicáveis a todos os tipos de organizações que prestam serviços de TI para um negócio.
  1. ✂️
  2. ✂️

11675Q22454 | Português, Técnico de Enfermagem do Trabalho, CBTU, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto
1º/4/1964 – Cena de rua


    Minha filha chega da escola dizendo que há revolução na rua. Em companhia de Carlos Drummond de Andrade, meu vizinho no Posto 6, fui ver o que estava se passando.
    Vejo um general comandar alguns rapazes naquilo que mais tarde um repórter chamou de “gloriosa barricada”. Os rapazes arrancam bancos e árvores impedem o cruzamento da av. Atlântica com a rua Joaquim Nabuco. O general destina-se a missão mais importante: apanha dois paralelepípedos e concentra-se na façanha de colocar um em cima do outro. Vendo-o em tarefa tão insignificante, pergunto-lhe para que aqueles paralelepípedos tão sabiamente colocados um sobre o outro. “Isso é para impedir os tanques do 1º Exército!”
    Acreditava, até então, que dificilmente se deteria um exército com dois paralelepípedos ali na esquina da rua onde moro. Ouço no rádio que a medida do general foi eficaz: o 1º Exército, em sabendo que havia tão sólida resistência, desistiu do vexame: aderiu aos que se chamavam de rebeldes.
    Nessa altura, há confusão na av. N. S. de Copacabana, pois ninguém sabe o que significa “aderir aos rebeldes”. A confusão é rápida. Não há rebeldes e todos, rebeldes ou não, aderem, que a natural tendência da humana espécie é aderir. Erguem o general em triunfo. Vejo o bravo general passar em glória sobre minha cabeça.
    Olho o chão, os dois paralelepípedos lá estão, intactos, invencidos, um em cima do outro. Vou lá, com a ponta do sapato tento derrubá-los. É coisa fácil. Das janelas, cai papel picado. Senhoras pias exibem seus pios lençóis e surge uma bandeira nacional. Cantam o hino e declaram todos que a pátria está salva.
    Minha filha, ao meu lado, pede uma explicação para aquilo tudo. “É carnaval, papai?” “Não.” “É Copa do Mundo?” “Também não.”
    Ela fica sem saber o que é. Eu também. Recolho-me ao sossego e sinto na boca um gosto azedo de covardia.

(Carlos Heitor Cony. Cena de rua. Folha de São Paulo. 01/04/2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/carlosheitorcony/2014/04/1433846-141964---cena-de-rua.shtml.)
Quando escrevem textos, os autores podem optar entre dois modos diferentes para ordenar o tempo: instalar um marco temporal no texto ou usar o próprio momento de produção (momento da escrita: agora) como ponto de referência temporal. No caso da crônica lida, o autor optou por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11676Q21186 | Informática, Técnico de Nível Médio Administrativa, AL BA, FGV

Com relação aos drivers instalados em um microcomputador, analise as afirmativas a seguir.

I. São softwares de terceiros instalados na máquina, que protegem a integridade do sistema instalado contra possíveis tentativas de acesso indesejado.
II. São utilitários que viabilizam o funcionamento normal dos dispositivos de entrada e saída, tendo como principal característica a total independência do sistema operacional instalado no computador.
III. São programas necessários aos componentes de hardware instalados, que propiciam o funcionamento adequado, sem problemas de desempenho e de incompatibilidade.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11677Q19437 | Inglês, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

Texto associado.
TEXT 1
                                    When was the first computer unvented?


            The word "computer" was first recorded as being used in 1613 and was originally used to describe a human who performed calculations or computations. The definition of a computer remained the same until the end of the 19th century when people began to realize machines never get tired and can perform calculations much faster and more accurately than any team of human computers ever could.
            In 1822, Charles Babbage began developing the Difference Engine, which was considered to be the first automatic computing engine. It was capable of computing several sets of numbers and making hard copies of the results. Unfortunately, because of funding he was never able to complete a full-scale functional version of this machine. In June of 1991, the London Science Museum completed the Difference Engine Nº 2 for the bicentenni- al year of Babbage"s birth and later completed the printing mechanism in 2000.

Fonte: http://www.computerhope.com/issues/ch000984.htm Acesso em: 15/10/2013
Write True (T) or False (N).

( ) The meaning of a computer changed a lot from 1613 to the 19th century.
( ) Only after the 19th century it was understood people calculate less quickly than machines.
( ) An updated version of the first automatic computer can be found at the London Science Museum.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11678Q18931 | Informática, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Um adaptador gráfico de um computador trabalhando na resolução máxima de 1920x1200 pixels, 24-bit por pixel e com taxa de atualização de 75 quadros/segundo precisa de aproximadamente __________ de memória RAM para armazenar uma única tela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11679Q18747 | Português, Aluno Oficial, ETAM, BIO RIO

Texto associado.
TEXTO 2

Um livro de ensino de Geografia, da autoria de Demétrio Magnoli, ensina o seguinte:

       “A água é um recurso que se renova constantemente por meio do ciclo natural que envolve a atmosfera, a hidrosfera e a crosta. Mas é um recurso finito. Cerca de 97,5% de toda a água do planeta se encontra em oceanos e mares salgados. Do total de água doce, 69% encontram- se congelados em glaciares das montanhas e das altas latitudes e cerca de 30% estão em aquíferos. Os rios e lagos contêm menos de 1% do total de água doce.
      A contaminação de mananciais, o uso excessivo e o desperdício do recurso essencial provocam escassez de água. Ao longo do século XX, a demanda global de água doce dobrou a cada 20 anos. Se mantidos os padrões de consumo atuais, em 2025 cerca de dois terços da população mundial experimentarão escassez moderada ou severa de água.”
Das palavras abaixo, aquela que é formada por um processo diferente das demais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11680Q18711 | Contabilidade Geral, Contador, CP PCNS, MB

Como se denomina o método utilizado para registrar qualquer operação e que visa debitar uma ou mais contas e creditar uma ou mais contas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.