Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q13150 | Recursos Humanos, Administrador, CBTU, CONSULPLAN

“O conflito é condição geral do mundo animal. O ser humano sobressai-se dentre os animais pela capacidade de atenuar o conflito, embora nem sempre possa eliminá-lo. A sociedade e a civilização – requisitos básicos da vida humana – são viáveis graças ao grau de congruência de objetivos entre as pessoas por meio de mecanismos ou regras que imponham ordem e acomodação.”

(Chiavenato, 2003, p. 305.)

Em relação ao conflito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Conflito significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses harmônicos e coordenados, que podem se conduzir à unidade e cooperação.
( ) As fontes de cooperação residem nas semelhanças de interesses – reais ou supostas – entre indivíduos e organizações. As fontes de conflitos localizam-se em alguma divergência real ou suposta de interesses.
( ) Conflito e cooperação são elementos integrantes da vida de uma organização; atualmente, são considerados como dois aspectos da atividade social, sendo que ambos estão inseparavelmente ligados entre si.
( ) O conflito impede as mudanças, medida em que as soluções são alcançadas, devendo ser disfarçado e sufocado para que não aumente situações como abandono do emprego ou aumento de acidentes.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1262Q10303 | Direito Penal, Analista Judiciário, DPE DF, FGV

Jorge pretendia matar sua irmã, Ana, para passar a ser o único beneficiário de herança que ambos receberiam. No dia do crime, Jorge fica à espreita enquanto Ana sai da garagem em seu carro. Ocorre que, naquele dia não era Ana que estava ao volante, como ocorria diariamente, mas sim seu namorado. Ana se encontrava no banco do carona. Jorge sabia que sua irmã sempre dirigia seu próprio carro e, assim, tinha certeza de que estaria mirando a arma na direção de Ana, ainda que não conseguisse enxergar o interior do veículo devido aos vidros escuros. Jorge atira no veículo, mas o projétil atinge o namorado de Ana, que vem a falecer.
É correto afirmar que Jorge praticou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1263Q860154 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Dos Direitos do Advogado, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Agnaldo é advogado na área de Direito de Empresas, tendo como uma de suas clientes a sociedade Cobradora Eficiente Ltda., que consegue realizar os seus atos de cobrança com rara eficiência. Por força de sua atividade, a sociedade é convidada a participar de reunião com a Associação dos Consumidores Unidos e envia o seu advogado para dialogar com a referida instituição.

Consoante o Estatuto da Advocacia, deve o advogado comparecer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1264Q386642 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. O Comitê de Bioética constitui-se de profissionais de saúde, bem como de outras áreas, e de representantes da comunidade. Entre seus objetivos incluem auxiliar na reflexão de dilemas morais que surgem na atenção individual de pacientes, prestar consultorias, ensinar, pesquisar e sugerir normas institucionais em assuntos que envolvam questões éticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1266Q154513 | Psicologia, Psicologia Social, Analista Judiciário Psicologia, TRT 13a Região, FCC

A percepção social está entre os principais conceitos da Psicologia Social, que ao estudar a interação social, aponta que a percepção do outro é uma forma de comunicação que depende da atribuição de significado à situação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1267Q49525 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendente, SABESP, FCC

Considere as afirmações abaixo: 

I. “A primeira impressão é a que fica”. Seja cordial e prestativo, saiba ouvir e falar na hora certa 

PORQUE 

II. o cliente observa a vestimenta, por isso é recomendável roupas discretas. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros devem ser evitados, sob pena de perder a seriedade. 

Neste caso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1268Q23602 | Recursos Humanos, Analista Administrativo, CEMIG

A empresa Alpha vem enfrentando diversos problemas com seu pessoa,l como elevado índice de desmotivação, absenteísmo e rotatividade. Ao investigar a causa dessa insatisfação de seus funcionários, a diretoria de Recursos Humanos buscou ouvir suas ponderações e, repetidas vezes, ouviu reclamações como: “eu trabalho bem mais do que meu colega e recebo bem menos”; “tenho mais tempo de casa, porém o novato contratado semana passada é mais bem pago do que eu”; ”eu e meu colega fomos contratados na mesma época, temos o mesmo cargo, mas ele ganha mais do que eu”. Diante de relatos como esses, foi necessário adotar uma medida para reverter a situação.

ASSINALE a alternativa que contém a(s) principal(is) ação(s) que deve(m) ser adotada(s) pela Diretoria de Recursos Humanos da empresa Alpha para solucionar o problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1269Q18463 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Os dados da tabela referem-se às porcentagens de aumento salarial aplicadas nos últimos 6 anos em uma determinada empresa.

                 2008     2009    2010     2011   2012    2013
                   8%        9%     11%      10%      8%      8% 

Os percentuais que correspondem à moda e à média desses dados, respectivamente, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1270Q17629 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Um estudante precisa fazer um intercâmbio, embarca em uma viagem às 13:00 horas, do dia 23 de maio, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 12 horas. Qual o dia e o horário de chegada do estudante ao ponto B?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1271Q266134 | Química, Vestibular, ITA, ITA

São feitas as seguintes afirmações sobre o que Joule demonstrou em seus experimentos do século XIX:

I. A relação entre calor e trabalho é fixa.
II. Existe um equivalente mecânico do calor.
III. O calor pode ser medido.

Das afirmações acima, está(ão) CORRETA(S) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1272Q373118 | Português, Crase, Técnico Administrativo, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Assinale a alternativa que, em conformidade com a norma-padrão, preenche adequadamente as lacunas do período “Nas próximas semanas, o plantão da enfermeira será, de quarta-feira domingo, das 8h 14h”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q240432 | Português, Sargento, EEAR, Aeronáutica

Atentando para a acentuação gráfica, assinale a alternativa que completa corretamente os espaços do texto abaixo.
Dias vão, dias ____,
E nada consegue apagar
A dor que deles _____.
E vou seguindo meu caminho
Buscando em vago _________
Driblar as mágoas que a contêm.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1274Q164087 | Português, Numerais, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

      Este ano marca o 20.º aniversário do genocídio em Ruanda.
Em exatos cem dias, de abril a julho de 1994, entre 800 mil e
um milhão de ruandeses, predominantemente da etnia tutsi,
foram massacrados, quando um governo extremista liderado por
outra etnia, a hutu, lançou um plano nacional para basicamente
exterminar a minoria tutsi e qualquer outra que fizesse oposição
a suas políticas, até mesmo hutus moderados. Foi um cenário
infernal no qual assassinatos brutais – inclusive de crianças e
bebês – eram realizados por pessoas que poucos dias antes eram
vizinhas, colegas ou mesmo amigas
      O genocídio só chegou ao final quando a Frente Patriótica
de Ruanda (RPF, na sigla em inglês), movimento tutsi liderado
por Paul Kagame, saiu da vizinha Uganda e derrubou o governo
hutu. Kagame tornou-se presidente em abril de 2000 e continua
sendo até hoje.
      As coisas mudaram muito em Ruanda desde então, e para
melhor. Foi a partir de 2006 que a evolução do país passou a
mostrar dados impressionantes: mais de um milhão de ruandeses
saíram da pobreza; o acesso à saúde e à educação está em
expansão; um boom imobiliário transformou a capital Kigali; e
pelo menos dois terços da população do país estão abaixo dos 25
anos, tornando o potencial para a força de trabalho de Ruanda
extremamente promissor..
      Apesar disso, o austero e exigente Kagame reconhece que
do vírus do ódio, da raiva e do desejo de vingança não é fácil de
se livrar.

(http://revistasamuel.uol.com.br, 28.03.2014. Adaptado)

Em relação à classificação dos numerais, os fracionários indicam a parte de um inteiro, como se comprova com a expressão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1275Q36126 | Direito Civil, Técnico Judiciário, TJ AP, FCC

A respeito do contrato de empreitada, considere:

I. Em regra, extingue-se o contrato de empreitada em caso de falecimento de quaisquer das partes.
II. Se o empreiteiro, por imperícia ou negligência, deteriorar os materiais que recebeu do proprietário, inutilizando-os, é obrigado a pagar por eles.
III. O empreiteiro responde por perdas e danos se suspender a execução da empreitada sem justa causa.
IV. O proprietário pode, como regra, alterar o projeto da obra, mesmo sem a anuência de seu autor.

De acordo com o Código Civil, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1276Q26980 | Matemática, Consultor Legislativo, Câmara de Acaraú CE, FUNCEPE

A fração equivalente a 7/15, cuja soma dos termos é 198, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1277Q12463 | Matemática, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, FAFIPA

O preço de um computador com um desconto de 20% é de R$ 960,00. Quanto custa o computador sem o desconto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1278Q11684 | Conhecimentos Específicos, Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

A qualidade na prestação de serviços é um elemento diferencial nas empresas públicas e privadas, sabendo que qualidade deve ser vista dentro do ambiente organizacional como um todo. Nessa perspectiva de promoção da qualidade na prestação de serviços, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1279Q166382 | Contabilidade Geral, Custo de Produção, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ PI, FCC

A Cia. Alfa produz três produtos e as seguintes informações sobre eles são conhecidas:

                                                                                                 A                B                C 
Unidades produzidas e vendidas por mês                             900           1.400           800

Preço líquido de venda unitário                                      R$ 12,00     R$ 22,50     R$  15,00
Custos variáveis unitários                                               R$   5,00     R$   7,00      R$  14,00
Despesas variáveis unitárias (fretes sobre vendas)         R$   3,00      R$  2,00      R$    2,00
Custos fixos por unidade                                                R$   3,50      R$  4,00      R$    2,00
Despesas fixas por unidade                                           R$   1,00      R$   2,50     R$    0,50 


Considerando que a Cia. Alfa NÃO consegue alterar a sua estrutura de custos e despesas fixos, é correto afirmar que se a empresa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q12340 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

A medição do perímetro cefálico até os 3 anos de vida é de grande importância para a monitorização do crescimento craniano.

A respeito dessa medida, analise as afirmativas a seguir.

I. Um recém-nascido apresenta o perímetro cefálico maior que o torácico.

II. Aos 3 meses de vida a criança tem aproximadamente 45 cm de perímetro cefálico.

III. Com um ano de idade a criança deve ter aumentado cerca de 15 a 20 cm de perímetro cefálico.

Assinale:
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.