Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4361Q10338 | Direito Civil, Estágio Jurídico, DPE BA

Sobre os direitos da personalidade, consoante o Código Civil Brasileiro, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Em todos os casos, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, podendo seu exercício sofrer limitação voluntária.

( ) É válida, com objetivo científico ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.

( ) O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome.

( ) Pode-se exigir que cesse a ameaça ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, salvo nos casos previstos em lei, visto que, em se tratando de morto, terá legitimação o inventariante ou qualquer parente em linha reta ou colateral até o terceiro grau.

( ) Havendo risco de vida, o Estado poderá obrigar qualquer pessoa natural à se submeter a intervenção cirúrgica.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4362Q8793 | Direito Penal, Juiz substituto, TJ RJ, VUNESP

Imagine que João e Pedro, ambos enfermeiros, são desafetos de longa data. Em determinado dia em que João estava concentrado, aplicando uma injeção em um paciente de nome José, Pedro aproxima-se sorrateiramente e desfere facada contra João, com o fim de provocar lesão. Posteriormente, descobre-se que João, no momento em que recebeu o golpe desferido por Pedro, estava inoculando em José poderoso veneno, intencionalmente, a fim de matá-lo – posto que fora “contratado” por familiares de José para tirar-lhe a vida. A ação criminosa de João foi interrompida pelo golpe de Pedro. Em suma: sem saber que José estava a sofrer atentado contra a vida, Pedro acabou salvando-o e, ao mesmo tempo, executou seu plano de ofender a integridade física de João, que sofreu lesão leve. Diante dessa hipótese, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4363Q8198 | Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

O cartão de crédito S cobra juros mensais e cumulativos de 17%. Em quanto tempo uma dívida não paga de R$ 1,00 neste cartão se transforma em um débito de R$ 1.000.000,00? Indique o valor mais próximo do obtido. Dado: use a aproximação 106 1,1788.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4364Q8079 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, SEAP DF, IADES

Durante o processo de reorganização do órgão, os responsáveis propuseram que a departamentalização levasse em consideração as atividades executadas, de forma que houvesse a criação de uma unidade organizacional. Assim, seria possível uma maior especialização nas atividades e um maior controle a respeito das tarefas executadas. Dessa forma, chegou-se aos departamentos de gestão de pessoas, de administração e de tecnologia da informação. Considerando esse tema e conceitos de departamentalização, é correto afirmar que o texto apresenta características da departamentalização
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4365Q7285 | Administração Geral, Administração Geral, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

A classificação do conceito de racionalidade em seis tipos (objetiva, subjetiva, consciente, deliberada, organizada, pessoal) foi gerada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4366Q561665 | Informática, Memória, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Os diferentes tipos de memórias encontrados nos computadores atuais apresentam características diversas em relação a tecnologia, velocidade, capacidade e utilização.

Uma característica válida é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4367Q266182 | História, Vestibular, USP, FUVEST

O tráfico de escravos africanos para o Brasil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4368Q255405 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE RR, FCC

A busca da vitória a qualquer preço não existe apenas no futebol.

A busca da vitória é sentimento difundido na sociedade capitalista.

A profissão dos futebolistas é conseguir vitórias celebradas por todos.

Sucessos e fracassos dos futebolistas despertam amores e ódios amplamente disseminados
.

As frases isoladas acima compõem um único período, com clareza e lógica, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4369Q251260 | Direito do Trabalho, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 16a REGIÃO, FCC

Por meio de acordo escrito, a empresa X acordou com

seus empregados, cuja jornada é de 8 horas diárias, que o

intervalo para repouso e alimentação será de 1 hora e cinquenta

minutos. Carmelita, sócia da empresa, indagou ao

departamento jurídico da empresa, afirmando que o horá-

rio de intervalo intrajornada não poderia ultrapassar 1 hora

por dia. Neste caso, de acordo com a Consolidação das

Leis do Trabalho, Carmelita está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4370Q249105 | Informática, Computação Gráfica, Técnico de Laboratório Informática, IF PE, IF PE

Qual das alternativas que seguem pode ser definida como um diagrama que representa todos os elementos de uma página, definindo esses elementos, a hierarquia entre eles, agrupamentos, sua importância relativa através de esboço e não possui elementos distrativos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4371Q235271 | Direito Constitucional, Medida Provisória, Promotor de Justiça, MPE BA, MPE BA

No que tange à disciplina normativo-constitucional expressa do processo legislativo (artigo 59 e seguintes da Constituição Federal de 1988), pode-se AFIRMAR que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4372Q197356 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Analista, SEFAZ PI, FCC

Os conceitos de descentralização e desconcentração englobam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4373Q194829 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

As necessidades humanas listadas a seguir foram hierarquizadas por A. Maslow,
à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4374Q169849 | Informática, Intranet e Extranet, Bibliotecário, AGU, IDECAN

O diretor de uma certa empresa de venda de seguros, visando uma maior interatividade dos seus colaboradores, contratou uma empresa de tecnologia da informação para desenvolver um portal onde serão divulgadas informações para todos colaboradores, como aniversariantes do mês, mural de avisos e emissão de contracheque. Ao realizar o contrato com a empresa, o diretor foi incisivo ao afirmar que o portal deveria ser de uso restrito aos colaboradores da sua empresa, que poderão acessá-lo através de um login/senha disponibilizado pela direção no ato da admissão. De acordo com as informações, afirma-se que o serviço contratado é para criar uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4375Q164644 | Português, Preposições, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

Chuvas com lembranças

      Começam a cair uns pingos de chuva. Tão leves e raros que
nem as borboletas ainda perceberam, e continuam a pousar, às
tontas, de jasmim em jasmim. As pedras estão muito quentes, e
cada gota que cai logo se evapora. Os meninos olham para o céu
cinzento, estendem a mão – vão fazer outra coisa. (Como deseja-
riam pular em poças d’água! – Mas a chuva não vem...)
      Nas terras secas, tanta gente a esta hora está procurando, também,
no céu um sinal de chuva! E nas terras inundadas, quanta
gente estará suspirando por um raio de sol!
      Penso em chuvas de outrora: chuvas matinais, que molham
cabelos soltos, que despencam as flores das cercas, que entram
pelos cadernos escolares e vão apagar a caprichosa caligrafia dos
exercícios!
      Chuvas de viagens: tempestade na Mantiqueira, quando nem
os ponteiros do para-brisa dão vencimento à água; quando
apenas se vê, na noite, a paisagem súbita e fosfórea mostrada pelos
relâmpagos.
      Chuvas antigas, nesta cidade nossa, de eternas enchentes:
a de 1811, que com o desabamento de uma parte do Morro do
Castelo soterrou várias pessoas, arrastou pontes, destruiu
caminhos e causou tal pânico em toda a cidade que durante sete dias
as igrejas e capelas estiveram abertas, acesas, com os sacerdotes
e o povo a pedirem a misericórdia divina.
      Chuvas modernas, sem igrejas em prece, mas com as ruas
igualmente transformadas em rios, os barracos a escorregarem
pelos morros; barreiras, pedras, telheiros a soterrarem pobre gente!
      Por enquanto, caem apenas algumas gotas aqui e ali, que
nem as borboletas percebem. Os meninos esperam em vão pelas
poças d’água onde pulariam contentes. Tudo é apenas calor e
céu cinzento, um céu de pedra onde os sábios e avisados tantas
coisas liam, outrora...
      “São Jerônimo, Santa Bárbara Virgem, lá no céu está escrito,
entre a cruz e a água benta: Livrai-nos, Senhor, desta tormenta!”

(Cecília Meireles, Escolha o seu sonho. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a preposição em destaque forma uma expressão indicativa de lugar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4376Q162051 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Analise as afirmativas a seguir a respeito das competências legislativa e material relativas à seguridade social e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Compete à União, por intermédio do Ministério da Previdência e Assistência Social, fiscalizar todos os regimes próprios de previdência social instituídos pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.

( ) Compete à União autorizar a instituição dos regimes próprios de previdência social dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

( ) Só a União pode legislar privativamente sobre matéria de seguridade social.

( ) Compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios efetuar os repasses das receitas que lhes cabem para o orçamento da previdência social.

( ) As receitas orçamentárias serão estabelecidas livremente pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4377Q113864 | Português, Analista de Gestão de Pessoas, COMPESA PE, FGV

Texto associado.

2015_07_17_55a90bcd57b2c.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

?No vertiginoso mundo dos computadores o meu, que devo ter há uns quatro ou cinco anos, já pode ser definido como uma carroça.?
Está implícito nessa frase do texto que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4378Q36490 | Direito Civil, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MS, IESES

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4379Q33470 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

No que se refere à eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4380Q23062 | Administração Pública, Reformas e Evolução da Administração Pública, Analista Técnico, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das reformas administrativas e da redefinição do papel do Estado, julgue os itens a seguir, considerando que DASP se refere ao Departamento Administrativo do Serviço Público.
O Decreto-lei n.º 200/1967, o qual embasou a reforma administrativa de 1967, estabeleceu mecanismos de avaliação de desempenho dos entes descentralizados.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.