Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q34728 | Informática, Banco de Dados, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Considere a existência da seguinte tabela de um Banco de Dados relacional:

                              Produto (ID, Item, Tipo, Custo)

A consulta SQL para obter o Custo médio dos Itens de cada Tipo de Produto é

                        SELECT Tipo, AVG (Custo)
                        FROM Produto
                        Cláusula 3

O conteúdo da Cláusula 3 para completar a consulta e atender o especificado na questão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q31731 | Administração Geral, Administração Geral, Auxiliar Administrativo, CRMV RJ, BIO RIO

Em relação à função controle, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q650731 | Ciências Políticas, Analista, FINEP, CESGRANRIO

As políticas públicas percorrem quatro diferentes etapas: formulação, decisão, implementação e avaliação.

A fase de implementação corresponde à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q51658 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

Numa sala há 30 homens, o que corresponde a 60% do total de pessoas da sala, entre homens e mulheres. O número que representa 30% das mulheres dessa sala é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q18721 | Auditoria, Contador, CP PCNS, MB

Assinale a opção que apresenta três modalidades de fraude, segundo William Attie (2011)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q15148 | Geografia, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

Sobre ciclo hidrológico, analise as afirmativas abaixo:

1. Os vários reservatórios de água do planeta, como atmosfera, oceanos, rios, lagos, geleiras, aquíferos, dentre outros estão permanentemente interligados pelos processos de evaporação, precipitação, infiltração, transpiração e escoamento superficial, criando uma eterna circulação da água.
2. A energia solar é a fonte térmica responsável pela circulação da água no planeta.
3. O ciclo hidrológico é vital para a existência e manutenção de todos os tipos de vida no planeta.

Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q10456 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

No Brasil, a condução e a operação diárias da política monetária, com o objetivo de estabilizar a economia, atingindo a meta de inflação e mantendo o sistema financeiro funcionando adequadamente, são uma responsabilidade do(a).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q235019 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Uma campanha para a conquista de novos consumidores, baseada em uma segmentação demográfica, deve ser composta de anúncios para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q8200 | Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Um exame consiste de questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada questão, sendo somente uma correta. Um estudante sabe 60% das questões do exame. Quando o estudante sabe a questão, ele acerta, e, quando não sabe, ele escolhe a resposta aleatoriamente. Se o estudante acerta uma questão, qual a probabilidade percentual de que ele soubesse da questão? Indique o valor inteiro mais próximo do obtido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q22643 | Português, Assistente de Manutenção, CBTU, CONSULPLAN

Texto associado.
A reconstrução da democracia

A sociedade brasileira acorda para os 50 anos de um trauma que viveu em sua história democrática. O golpe de 1964 atrasou a consolidação das bases da democracia brasileira e o alargamento de suas vias de desenvolvimento político, socioeconômico e cultural. É extremamente oportuno trazer à memória os eventos arbitrários que levaram à destituição do presidente João Goulart, que cumpria legítimo mandato democrático. Tais eventos abriram ao país os terríveis anos de chumbo, fechando as portas da liberdade com a instalação de 21 anos de ditadura.

Todos os desdobramentos, danos e reflexos daquele fatídico 31 de março devem ser lembrados como aprendizado, como antídoto a eliminar, de pronto, eventuais sinais de ameaça que venham a pairar sobre o Estado democrático de Direito.

Regimes de exceção perpetuam privilégios, disseminam a injustiça, atrasam o desenvolvimento, comprometem as perspectivas de emancipação do povo e fecham as janelas do futuro de uma nação.

As sociedades atuais encontraram nas legislações de caráter democrático a referência para estabilizar a convivência entre os homens, sob a base ampla de direitos e deveres comuns a todos. Nesse contexto está a advocacia, profissão com status constitucional que defende os direitos dos cidadãos junto ao Estado, exercendo extraordinária função de caráter social. Na moldura arbitrária e sombria imposta aos brasileiros entre 1964 e 1985, a advocacia emergiu como principal defensora da cidadania, a despeito de pressões, prisões, ameaças e abusos de toda a espécie que se abateram sobre seus quadros.

A seccional paulista e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enfrentaram corajosamente os governos militares pela salvaguarda das prerrogativas dos advogados em seu papel de defesa dos presos e perseguidos políticos, procurando-os em delegacias, quartéis e em centros clandestinos de detenção e tortura. Pesava aí não apenas a demanda pela legalidade processual, mas a urgência da preservação da vida. É sabido que centenas de brasileiros, vítimas de prisões arbitrárias, acabaram mortos sob tortura.

A advocacia emergiu na linha de frente pela reconstrução da ordem democrática, mesmo nos anos mais duros da repressão. Conduziu as bandeiras libertárias a um Congresso que atuava com direitos mínimos e controlados, aos representantes do Judiciário, à imprensa, às entidades organizadas da sociedade civil, às praças. Viveu-se nesse tempo sob a imposição de atos institucionais, como o AI-5, que estabeleceu o estado de sítio, suspendeu direitos políticos e cassou o habeas corpus daqueles acusados de crimes contra a Lei de Segurança Nacional.

Momento digno de nota, porque memorável, foi a leitura da “Carta aos Brasileiros” pelo jurista Goffredo Telles Júnior. Em 8 de agosto de 1977, sob as arcadas da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ele conclamou a volta da democracia, do “Estado de Direito, já”. Goffredo justifica o brado dizendo-se representante da família do Direito, uma “família indestrutível, espalhada por todos os rincões da pátria”.

Nos duros anos do regime militar, os advogados, em todos os espaços do país, assumiram com destemor seu papel em defesa dos cidadãos e da normalidade institucional. Alguns desses nomes ainda permanecem à frente de ações que, hoje, buscam promover o resgate da memória nacional e da verdade, em uma demonstração de que o caminho mais viável para o Brasil superar seus imensos desafios passa, necessariamente, pela democracia.

(Marcos da Costa. Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/04/1434430-marcos-da-costa-a- reconstrucao-da-democracia.shtml. Adaptado.)
Sobre a estruturação sintática do período, “Regimes de exceção perpetuam privilégios, disseminam a injustiça, atrasam o desenvolvimento, comprometem as perspectivas de emancipação [...]” (4º§), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q197618 | Administração Geral, Administração Estratégica, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Em uma organização, a definição de metas e planos para o direcionamento de suas ações junto ao mercado favorece a identificação das pessoas com a organização, reduz incertezas e proporciona

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q168061 | Segurança da Informação, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

Na segurança da informação, a fragilidade de um ativo ou grupo de ativos, que pode ser explorada por uma ou mais ameaças, é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q35481 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

Texto associado.
Leia o texto abaixo, retirado do livro Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector, para responder à questão.

(...) Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser... Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhecem; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos – Quem somos? Não saberemos dizer ao certo! Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso? (...) Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la...
De acordo com o texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q42353 | Raciocínio Lógico, Contador, FHSTE RS, ASSCONPP

A idade de Pedro é o quíntuplo da idade de seu filho Marcelo. Daqui a 6 anos, a idade de Pedro será o triplo da idade de Marcelo. Pode-se afirmar que?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q163530 | Direito Empresarial e Comercial, Teoria Geral do Direito Empresarial, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) representa entidade personificada, constituída por um único titular. Analise as seguintes assertivas sobre essa entidade:

I. A empresa individual de responsabilidade limitada deverá constituir-se com capital, devidamente integralizado, que não será inferior a sessenta vezes o maior salário mínimo vigente no país.

II. A empresa individual somente poderá adotar firma, acrescida da expressão EIRELI, sendo vedada a utilização de denominação.

III. Aplicam-se à empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q49557 | Português, Atendente, SABESP, FCC

Texto associado.
Hermético e postiço, jargão incentiva ‘espírito de corpo’ 

Na maioria dos textos produzidos no universo corporativo, vê-se um registro muito particular da língua, nem sempre compreensível aos “não iniciados”. É o que se pode chamar de “jargão corporativo”, uma linguagem hoje dominada por grande quantidade de decalques do inglês - ou ingênuas traduções literais. 

O termo “jargão”, que em sua origem quer dizer “fala ininteligível”, guarda certa marca pejorativa, fruto de sua antiga associação ao pedantismo, ao uso da linguagem empolada.
Embora os jargões sejam coisa muito antiga, foi nos séculos 19 e 20 que proliferaram na Europa, fruto de uma maior divisão do trabalho nas sociedades industriais.

Na época, já figuravam entre as suas características o uso de termos de línguas estrangeiras como sinal de prestígio e o emprego de metáforas e eufemismos, exatamente como vemos hoje. 

Os jargões são alvo constante da crítica não só por abrigarem muitas expressões de outras línguas, o que lhes confere um ar postiço e hermético, como por seu viés pretensioso. 

A crítica a esse tipo de linguagem tem fundamento na preocupação com a “pureza” do idioma e com a perda de identidade cultural, opinião que, para outros, revela traços de xenofobia. 

Essa é uma discussão que não deve chegar ao fim tão cedo, mas é fato que os jargões têm claras funções simbólicas: por um lado, visam a incentivar o “espírito de corpo”, o que deve justificar o empenho das empresas em cultivá-los (até para camuflar as relações entre patrão e empregado), e, por outro, promovem a inclusão de uns e a exclusão de outros, além, é claro, de impressionar os neófitos. 

(Adaptado de: CAMARGO, Thaís Nicoleti de. Caderno “Negócios e carreiras”, do jornal Folha de S. Paulo. São Paulo, 24 de março de 2013. p. 7)
O verbo grifado que concorda com um sujeito composto está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q18060 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESP

Há um período da História que na Europa ficou conhecido como “La belle époque” (A bela época). Assinale a alterna­tiva correta a respeito deste período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q51551 | Raciocínio Lógico, Técnico Tributário da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

João possui 6 pares de meias, todos de cores diferentes. Sabe-se que ele guarda suas meias misturadas em uma gaveta, sem agrupá-las em pares. Certo dia, ele tentou retirar suas meias no escuro. Para garantir que ele pegou um par da mesma cor, qual foi a quantidade mínima de meias que ele retirou da gaveta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q930759 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal — eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo — também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério… mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.
LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.