Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4941Q538867 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

A curva S é a representação gráfica da evolução física e/ou financeira de um projeto e tem essa denominação devido ao seu formato, que lembra a letra “S”. É formada pelo somatório acumulado físico ou financeiro do projeto em cada unidade de tempo. Sobre a curva S, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4942Q341316 | Raciocínio Lógico, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Considere a afirmação: “Se passei no exame, então estudei muito e não fiquei nervoso”. Do ponto de vista lógico, uma afirmação equivalente a essa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4943Q336793 | Matemática, Função Linear e Linha Reta, VUNESP

O modelo de regressão linear pressupõe que entre a variável independente e a variável dependente há uma relação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4944Q197246 | Informática, Internet, Analista, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito de redes e Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4945Q181548 | Enfermagem, Enfermeiro, Câmara Municipal do Recife PE, FGV

Paciente atendido na unidade de saúde relata ter sofrido mordedura única e superficial no membro superior esquerdo de cão com suspeita de raiva. Conforme esquema profilático recomendado pelo Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

Deve ser iniciado o tratamento com uma dose diária da vacina anti-rábica, até completar uma série de 7 doses;
O tratamento deve ser iniciado com o soro anti-rábico seguido de uma dose diária da vacina até completar uma série de 10 doses;
Recomenda-se mais 2 doses de reforço da vacina anti-rábica, uma no 10º dia e a outra no 20º dia após a última dose da série inicial.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4946Q170276 | Matemática, Frações e porcentagem, Auxiliar Operacional, SP URBANISMO, VUNESP

Joaquim comeu dois décimos de uma barra de chocolate. Maria comeu três décimos do restante dessa barra. Pode-se afirmar que Maria comeu, da barra de chocolate, o equivalente a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4947Q163850 | Direito Tributário, Simples Nacional, Auditor Fiscal, SEFAZ MT, FGV

O Simples Nacional, sistema simplificado de tributação instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, compreende o pagamento unificado de um conjunto de tributos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Podem optar por tal recolhimento simplificado as microempresas e as empresas de pequeno porte.

Assinale a opção que apresenta tributo compreendido no recolhimento simplificado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4948Q159467 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Em meio às discussões entre Portugal e Espanha sobre os contornos de suas respectivas possessões, revisando o Tratado de Tordesilhas de 1494, a Coroa portuguesa fundou a capitania de Mato Grosso com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4949Q113023 | Contabilidade Geral, Analista de Gestão Corporativa Contabilidade, EPE, CESGRANRIO

De acordo com os elementos técnico-conceituais do método das partidas dobradas, na Contabilidade brasileira, os débitos são realizados, somente, nas contas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4950Q49500 | Matemática, Agente de Saneamento, SABESP, FCC

Uma piscina está vazia e tem capacidade de 65,4 m3 de água. A vazão da torneira que irá encher continuamente essa piscina é de 250 mL por segundo. Nessas condições, o tempo necessário e suficiente para encher essa piscina é de 

Dado: 1 m3 equivale a 1.000 litros
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4951Q46281 | Administração Geral, Assistente Administrativo, UFS, AOCP

A organização, como função administrativa, desdobra-se em três níveis organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta o nível que mostra a estrutura organizacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4953Q44859 | Administração Geral, Técnico Administrativo, ICMBIO, CESPE CEBRASPE

Acerca da abordagem clássica da administração, julgue os itens a seguir.

O fundador da Ford Motor Co., Henry Ford, introduziu o sistema de produção em massa por meio da padronização de máquinas e equipamentos, da mão de obra e das matérias primas e, consequentemente, dos produtos. A fim de atingir esses objetivos, Ford adotou os seguintes três princípios básicos: princípio do controle, princípio de economicidade e o princípio de produtividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

4954Q43330 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SP, VUNESP

Texto associado.
   A indústria tabagista pode ter descoberto um filão publicitário tão atraente quanto ilegal: a propaganda em festas universitárias. Voltados a jovens de classe média, os eventos atraem milhares de potenciais consumidores em uma faixa etária em que essa indústria vem perdendo terreno.
   “Qualquer forma de propaganda de produtos do tabaco é irregular”, informa, em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Apenas a exposição dos produtos nos pontos de venda está permitida.”
  No dia 7 de outubro, observou-se a presença de cartazes de uma marca de cigarros em todos os ambientes de uma festa na zona oeste da cidade de São Paulo, embora não houvesse venda no local. Segundo os organizadores do evento, que reuniu 2000 jovens, as empresas pagam até R$ 10 mil em patrocínio. A fabricante do cigarro confirma que patrocinou a festa, mas diz que “segue rigorosamente a legislação vigente”.

(Leandro Machado e Angela Boldrini. Folha de S.Paulo, 19.10.2010. Adaptado)
Considerando a concordância verbal e nominal da norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa que apresenta o trecho a seguir corretamente reescrito

. … observou-se a presença de cartazes de uma marca de cigarros… (3º parágrafo)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4955Q43122 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

São exemplos de navegador e de aplicativo de comunicação instantânea (bate-papo), respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4956Q41647 | Direito Constitucional, Agente de Polícia, Polícia Civil SC, ACAFE

A Constituição brasileira inicia com o Título I dedicado aos "princípios fundamentais”, que são as regras informadoras de todo um sistema de normas, as diretrizes básicas do ordenamento constitucional brasileiro. São regras que contêm os mais importantes valores que informam a elaboração da Constituição da República Federativa do Brasil.

Diante dessa afirmação, analise as questões a seguir e assinale a alternativa correta.

I - Nas relações internacionais, a República brasi­leira rege-se, entre outros, pelos seguintes princípios: autodeterminação dos povos, defe­sa da paz, igualdade entre os Estados, concessão de asilo político. 
II - Os princípios não são dotados de normatividade, ou seja, possuem efeito vinculante, mas constituem regras jurídicas efetivas. 
III - Violar um princípio é muito mais grave que transgredir uma norma qualquer, pois implica ofensa a todo o sistema de comandos. 
IV - São princípios que norteiam a atividade econômica no Brasil: a soberania nacional, a função social da propriedade, a livre concorrência, a defesa do consumidor; a propriedade privada.
V - A diferença de salários, de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil a qualquer dos trabalhadores urbanos e rurais fere o princípio da igualdade do caput do art. 5º da Constituição Federai.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4957Q41593 | História e Geografia de Estados e Municípios, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon é uma das personalidades icônicas no processo de interiorização do território brasileiro e no processo de integração nacional. Entre as alternativas a seguir, assinale a que indica a principal relação do Marechal Cândido Rondon no processo de interiorização, principalmente nas áreas onde hoje são os estados de Mato Grosso e Rondônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4958Q38949 | Administração Geral, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Sobre a comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4959Q34706 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Texto associado.
Calma, isso é só um filme...

    O menino estava morrendo de medo, tapando a cara para não ver a cena de terror na TV e o pai acudiu dizendo “Calma, isso é só um filme”. O que equivale a um “é tudo de mentirinha, seu bobo”. Bem que o filho poderia responder: “Mas o meu medo é de verdade!” - e estaria com isso reconhecendo o efeito vivo e material que as simulações, as representações e as simbolizações da arte e dos jogos têm sobre todas as criaturas.
    A convicção de que toda representação artística, por ser uma representação, é contrária a qualquer verdade, mostra-se muito bem, quando queremos escapar do poder real dos “fingimentos” da arte e apelamos para a “realidade do mundo” - como se esta só existisse numa autonomia plena, em si mesma, sem permitir se expressar de modo criativo. Quem se inicia, por exemplo, no universo mágico do escritor Guimarães Rosa, mergulhando no grande sertão cósmico-mineiro a que ele deu nova vida, em nova e surpreendente linguagem, e tem que suspender a leitura para ir ao mercado poderá pensar, na rua, invertendo a equação: “Mas isso é só o mundo...”
     Ao ouvirmos aquela sonata ou aquela canção especial, não deveríamos chorar, pois aquilo “é só música”. A ingênua alegação de que a arte é “só” arte, de que um símbolo é “apenas” um símbolo, pretende trabalhar contra nossa humanidade profunda, contra essa condição em que a disposição emocional se alia à nossa energia afetiva e inteligente, por vezes levando-nos num salto para a plataforma do sublime, esse estágio tão alto de beleza que parece não haver mais nada acima dele. Quando nos comovemos de verdade com qualquer manifestação artística, fica impossível acusar o artista de mentiroso: a linguagem que ele concebeu e que nos encantou passou a fazer parte da nossa verdade.

(Paulo Carini do Amaral, inédito)
Expressões como isso é só um filme, é só música, um símbolo é apenas um símbolo são utilizadas no texto para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4960Q21243 | Direito Constitucional, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

Considerando os elementos característicos da sociedade e do Estado, indicados por Dalmo de Abreu Dallari, estão corretas as afirmativas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.