Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q13905 | Português, Advogado, COREN PB

Texto associado.
Um Apólogo
Machado de Assis

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo? — Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
— Mas você é orgulhosa.
— Decerto que sou.
— Mas por quê?
— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
— Também os batedores vão adiante do imperador.
— Você é imperador?
— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nisto, quando a costureira chegou a casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile. Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
— Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá. Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou a pobre agulha:
— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico. Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

Texto extraído do livro "Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos", Editora Ática - São Paulo, 1984, pág. 59.
Quando o alfinete aparece no apólogo, é dito que ele é “de cabeça grande e não menos experiência”. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao sentido dessa relação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q328000 | Pedagogia, Pedagogo, IFB BA, FUNRIO

Avaliar não é medir. A avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e acertos. A concepção de ensino e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável, compreende a avaliação como um processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q23277 | Noções de Saúde, Doenças Ocupacionais, Enfermeiro, CEFET RJ, CESGRANRIO

Identifica-se como uma doença pulmonar ocupacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q23286 | Redação Oficial, Assistente em Administração, CEFET RJ

A ordem sequencial correta em um MEMORANDO deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q13983 | Raciocínio Lógico, Advogado, CRM PR, QUADRIX

Qual letra vem a seguir na seqüência abaixo:

U D T Q C
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q174395 | Direitos Humanos, Defensor Público, DPE PB, FCC

A respeito da dignidade humana, considere as seguintes afirmações:

I. Na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é possível identificar usos habituais da dignidade humana na fundamentação da criação jurisprudencial de novos direitos, na formatação da interpretação adequada das características de um determinado direito, na criação de limites à ação do Estado e na fundamentação do juízo de ponderação e escolha da prevalência de um direito em prejuízo de outro.

II. Segundo o iluminista John Locke, a dignidade humana consiste que cada indivíduo é um fim em si mesmo, com autonomia para se comportar de acordo com seu arbítrio, nunca um meio ou instrumento para a consecução de resultados, não possuindo preço por ser insubstituível. Assim, o ser humano tem o direito de ser respeitado pelos demais e também deve reciprocamente respeitá-los.

III. O imperativo categórico de São Tomás de Aquino reconhece a dignidade como qualidade inerente ao ser humano que nos separa dos demais seres e objetos, na medida em que a pessoa é uma substância individual de natureza racional e centro da criação pelo fato de ser imagem e semelhança de Deus.

IV. A dignidade da pessoa não deve ser considerada exclusivamente como algo inerente à natureza humana, na medida em que possui também um sentido cultural fruto do trabalho de diversas gerações e da humanidade em seu todo, de modo que as dimensões natural e cultural se complementam e interagem.

V. Hannah Arendt, ao refletir sobre a trágica experiência dos totalitarismos do século XX, verificou que a política de supressão de nacionalidade alemã a grupos minoritários excluía as vítimas de toda a proteção jurídica com a privação das qualidades concretas do ser humano, reduzindo a dignidade humana a puro conceito. Arendt concluiu que a essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos.

Estão corretas APENAS as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q22468 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, CBTU, CONSULPLAN

Determinado paciente revela a um profissional técnico em enfermagem que é portador de uma doença infectocontagiosa de notificação compulsória e pede segredo sobre este assunto. Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, qual deverá ser a atitude do técnico em enfermagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

648Q13726 | Direitos Humanos, Noções de Direitos Humanos, Agente de Ação Social, SJC SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q10543 | Conhecimentos Específicos, Logística, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um fornecedor envia componentes para uma indústria de produtos eletrônicos. A remessa fica 5 dias em trânsito.

Como a demanda anual dessa indústria é de 520 unidades, tomando-se por base o ano com 365 dias, a média do estoque anual em trânsito, em unidades, está compreendida entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q18913 | Português, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Associação 2. Conexão

3. Reiteração

4. Substituição

(    ) Recurso gramatical caracterizado pela retomada de informações no interior do texto por meio do uso de estruturas linguísticas como pronomes e advérbios.

(    ) Mecanismo linguístico que se caracteriza pela seleção de palavras que fazem parte de um mesmo campo semântico ou de campos semânticos afins.

(    ) Recurso linguístico que contribui para assegurar a continuidade de um texto por meio da retomada de elementos lexicais e gramaticais.

(    ) Mecanismo responsável por estabelecer relações sintáticas e semânticas entre termos, orações períodos e até mesmo parágrafos de um texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q28818 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q12354 | Matemática, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

A bula de um medicamento informa que cada 25 gotas contêm 75 mg do ingrediente ativo. Além disso, a bula também informa que a dose máxima diária do ingrediente ativo é de 465 mg. Assim, de acordo com as informações da bula, a dose máxima diária desse medicamento, em gotas, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q11541 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, MAPA, CONSULPLAN

Para preparar um sanduíche, uma pessoa dispõe de 3 tipos de carne, 4 tipos de queijo e 5 vegetais. De quantas maneiras pode-se montar o sanduíche com 1 carne, 2 fatias de queijos iguais ou diferentes e 3 vegetais distintos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

655Q176303 | Criminologia, Delegado de Polícia, Polícia Civil CE, VUNESP

Sobre a teoria da “anomia”, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q11124 | Filosofia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

“A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito de minha dieta, etc., então não preciso esforçar-me eu mesmo. Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis”.

(Immanuel Kant, Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Em: Textos seletos. São Paulo: Vozes, 2005)

Considerando a argumentação do autor, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q237222 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Promotor de Justiça, MPE MG, MPE MG

A respeito dos contratos administrativos, considere as seguintes afirmativas:

I. Admitem a existência ou o estabelecimento de prerrogativas especiais em prol da administração pública.
II. Admitem sua extinção unilateral nos casos admitidos em lei.
III. A garantia do contratado ao equilíbrio econômico-financeiro do contrato administrativo não pode ser afetado nem mesmo por força de lei.
IV. Somente o prazo de entrega do contrato administrativo admite prorrogação e, mesmo assim, quando expressamente justificada e autorizada.

É CORRETO o que se assevera apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

658Q6805 | Português, Almoxarife, Prefeitura de Silvânia GO, NOROESTE

Texto associado.
Leia o texto para responder as questões de 1 a 5.

                A barca da tartaruga

Caiu chuva tão forte, tão forte, que durou dias e
noites¹. A água subiu, saltou dos rios, encobriu
os campos, a matas e, por fim, os montes². Não
se via árvore, bicho, uma ave que fosse3. Todos
haviam fugido ou sido levados pela enchente4.
A tartaruga, não5. Ela não foi boba6. Não fugiu
para o monte como fizeram os outros7.
O que fez foi estar sossegada em cima de uma
árvore caída na floresta8. Levou para lá as suas
coisas e comida para muitos dias9. A água
chegou e foi levando o tronco e a tartaruga em
cima do tronco10. E lá iam, de um lado pra o
outro, o tronco sobre a água e a tartaruga sobre
o tronco11.

DONATO, Hernâni. Contos dos meninos índios. São Paulo:
Melhoramentos, 2005. p. 85.
Quantos fonemas tem a palavra chique?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q29905 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CONAB, IADES

Dentro das organizações, as pessoas estão em constante interação social. Nesse contexto, o conflito invariavelmente está presente. Do ponto de vista da eficácia dos relacionamentos interpessoais e de acordo com as teorias mais recentes acerca do tema, assinale a alternativa correta quanto ao conflito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q45364 | Administração Geral, Auxiliar Pericial, IGP SC, IESES

Sobre liderança é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.