Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6501Q33461 | Direito Civil, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Assinale a alternativa correta acerca da usucapião de bem imóvel, de acordo com as disposições do Código Civil de 2002 e legislação de registros públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6502Q30650 | Informática, Banco de Dados, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, QUADRIX

Aplicações que se utilizam de banco de dados administrados por SGBD necessitam realizar operações básicas para a manipulação de dados. Dentre essas operações há o que chamamos de CRUD. Qual alternativa descreve as operações dessa abreviação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6503Q30344 | Português, Tecnólogo em Eletrotécnica, CPOS, NOROESTE

Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentem nove fonemas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6504Q30194 | Matemática, Analista em TI, COREN BA, QUADRIX

Sejam dadas as proposições p e q:

p: Em São Paulo chove,
q: O Rio de Janeiro é quente.

Assinale a alternativa que contém a tradução para a LINGUAGEM SIMBÓLICA da seguinte proposição:

"Em São Paulo chove se e somente se o Rio de Janeiro é quente".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6505Q29079 | Português, Assistente Técnico de Informática, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Quem fará essa escola?”, o pronome demonstrativo essa foi usado para indicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6506Q28080 | Administração Geral, Assistente Administrativo Legislativo, Câmara de Recife PE, FGV

Uma empresa de grande porte do setor farmacêutico redefiniu sua estratégia de negócios, expandindo-se para novos mercados e lançando novos produtos. O diretor de operações recebeu a incumbência de propor uma nova estrutura para a empresa, mais adequada à execução da estratégia recém definida.

Ao realizar essa incumbência, o diretor estará exercendo a seguinte função administrativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6507Q25912 | Recursos Humanos, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

A  gestão  de  pessoas  nas  organizações  compreende  um  conjunto  integrado  de  processos  dinâmicos  e  interativos. 

Segundo Chiavenato, o processo de aplicar pessoas significa 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6508Q23847 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor, CGE MA, FGV

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento a seguir

As informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta sua opinião define _____.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6509Q22827 | Direito Administrativo, Agências Reguladoras, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o próximo item, acerca das agências reguladoras e das teorias da regulação.
A criação das agências reguladoras advém da política econômica adotada no Brasil na década de 90 do século XX, quando ocorreram privatizações decorrentes do Plano Nacional de Desestatização.
  1. ✂️
  2. ✂️

6510Q22644 | Português, Assistente de Manutenção, CBTU, CONSULPLAN

Texto associado.
A reconstrução da democracia

A sociedade brasileira acorda para os 50 anos de um trauma que viveu em sua história democrática. O golpe de 1964 atrasou a consolidação das bases da democracia brasileira e o alargamento de suas vias de desenvolvimento político, socioeconômico e cultural. É extremamente oportuno trazer à memória os eventos arbitrários que levaram à destituição do presidente João Goulart, que cumpria legítimo mandato democrático. Tais eventos abriram ao país os terríveis anos de chumbo, fechando as portas da liberdade com a instalação de 21 anos de ditadura.

Todos os desdobramentos, danos e reflexos daquele fatídico 31 de março devem ser lembrados como aprendizado, como antídoto a eliminar, de pronto, eventuais sinais de ameaça que venham a pairar sobre o Estado democrático de Direito.

Regimes de exceção perpetuam privilégios, disseminam a injustiça, atrasam o desenvolvimento, comprometem as perspectivas de emancipação do povo e fecham as janelas do futuro de uma nação.

As sociedades atuais encontraram nas legislações de caráter democrático a referência para estabilizar a convivência entre os homens, sob a base ampla de direitos e deveres comuns a todos. Nesse contexto está a advocacia, profissão com status constitucional que defende os direitos dos cidadãos junto ao Estado, exercendo extraordinária função de caráter social. Na moldura arbitrária e sombria imposta aos brasileiros entre 1964 e 1985, a advocacia emergiu como principal defensora da cidadania, a despeito de pressões, prisões, ameaças e abusos de toda a espécie que se abateram sobre seus quadros.

A seccional paulista e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enfrentaram corajosamente os governos militares pela salvaguarda das prerrogativas dos advogados em seu papel de defesa dos presos e perseguidos políticos, procurando-os em delegacias, quartéis e em centros clandestinos de detenção e tortura. Pesava aí não apenas a demanda pela legalidade processual, mas a urgência da preservação da vida. É sabido que centenas de brasileiros, vítimas de prisões arbitrárias, acabaram mortos sob tortura.

A advocacia emergiu na linha de frente pela reconstrução da ordem democrática, mesmo nos anos mais duros da repressão. Conduziu as bandeiras libertárias a um Congresso que atuava com direitos mínimos e controlados, aos representantes do Judiciário, à imprensa, às entidades organizadas da sociedade civil, às praças. Viveu-se nesse tempo sob a imposição de atos institucionais, como o AI-5, que estabeleceu o estado de sítio, suspendeu direitos políticos e cassou o habeas corpus daqueles acusados de crimes contra a Lei de Segurança Nacional.

Momento digno de nota, porque memorável, foi a leitura da “Carta aos Brasileiros” pelo jurista Goffredo Telles Júnior. Em 8 de agosto de 1977, sob as arcadas da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ele conclamou a volta da democracia, do “Estado de Direito, já”. Goffredo justifica o brado dizendo-se representante da família do Direito, uma “família indestrutível, espalhada por todos os rincões da pátria”.

Nos duros anos do regime militar, os advogados, em todos os espaços do país, assumiram com destemor seu papel em defesa dos cidadãos e da normalidade institucional. Alguns desses nomes ainda permanecem à frente de ações que, hoje, buscam promover o resgate da memória nacional e da verdade, em uma demonstração de que o caminho mais viável para o Brasil superar seus imensos desafios passa, necessariamente, pela democracia.

(Marcos da Costa. Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/04/1434430-marcos-da-costa-a- reconstrucao-da-democracia.shtml. Adaptado.)
Assinale a alternativa que explicita um dos argumentos usados pelo articulista para sustentar a tese apresentada no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6511Q21114 | Informática, Agente de Guarda Portuária, APSFS, IESES

Com relação aos conceitos básicos da planilha eletrônica Microsoft Excel, identifique a afirmação correta:

I. Célula ativa é a célula exibida com uma borda em negrito, que indica que a célula está selecionada. Os próximos dados digitados serão inseridos nesta célula, ou o próximo comando escolhido será aplicado nesta célula.

II. Na planilha eletrônica Excel as colunas são identificadas com números no canto esquerdo da tela, que vai de 1 a 65.536. Ou seja, em cada planilha podemos ter até 65536 colunas.

III. As linhas são identificadas com letras de A a Z e combinações de letras (AB, AC, etc.) até totalizarem 256 linhas. Podemos tornar uma linha tão larga quanto à janela da planilha (255 caracteres) ou tão estreita quanto à fração de um caractere.

IV. Toda célula é indicada por intermédio de um endereço. O endereço é formado pela letra (ou letras) da coluna e o número da linha. Por exemplo, a célula formada pelo encontro da coluna (C), com a linha (12), possui o endereço C12.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6512Q17237 | Direito Sanitário, Médico Psiquiatra, Polícia Militar RO, FUNCAB

A Lei nº 8.080/1990 prevê a criação de Comissões Intersetoriais que deverão ser subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde. Essas comissões têm a finalidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6513Q16842 | Direito Penal, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos crimes contra a incolumidade pública.

Em se tratando de crimes de incêndio e explosão, admite-se o concurso de crimes, afastando-se a aplicação do princípio da consunção.
  1. ✂️
  2. ✂️

6514Q15930 | Recursos Humanos, Assistente de Gestão, CELG GT GO, CS UFG

Uma questão tratada na função liderança é a motiva­ção. Alguns estudiosos classificaram as necessidades que devem ser atendidas para que a sobrevivência dos colaboradores e o bem-estar destes sejam alcançados e, consequentemente, ocorra maior motivação. Maslow identificou cinco necessidades. A mais básica de­las é a necessidade conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6515Q15729 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Civil, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Considerando que P seja a proposição “Se os seres humanos soubessem se comportar, haveria menos conflitos entre os povos”, julgue os itens seguintes

Se a proposição “Os seres humanos sabem se comportar” for falsa, então a proposição P será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “Há menos conflitos entre os povos”.
  1. ✂️
  2. ✂️

6516Q15340 | Matemática, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Uma quantidade de livros pode ser disposta de forma que eles fiquem agrupados de dois em dois, independentemente da ordem, formando, então, 10 agrupamentos. Diante do exposto, é correto afirmar que a quantidade de livros desta condição é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6517Q14809 | Serviço Social, Assistência Social, Assistente Social, UFF, COSEAC

O Conselho Nacional de Assistência Social está ligado diretamente ao(à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6518Q14415 | Conhecimentos Específicos, Contabilidade Pública, Analista Financeiro, CAU RJ, IADES

Acerca da proposta orçamentária elaborada pelo Ministério Público, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6519Q14406 | Contabilidade Geral, Analista Financeiro, CAU RJ, IADES

De acordo com o princípio da prudência, conforme Resolução CFC nº 750/1993, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6520Q14283 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

O Estatuto da Criança e do Adolescente prescreve que a colocação de criança ou adolescente em família substituta estrangeira constitui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.