Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q25955 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

“A  interpretação  de  valores  éticos  pode  ser  absoluta  ou  relativa.  O  comportamento  ético  relativo  baseia-se  na  premissa  de  que  as  normas  de  conduta  dependem  da  situação,  da  cultura,  do  tempo,  do  local  e  dos  costumes.” 

Observado  o  contexto  brasileiro,  assinale  a  alternativa  em  que  o  comportamento  é,  em  regra,  permitido  na  vida  social e vedado no âmbito do serviço público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q9170 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

“É uma vertente do ambientalismo. Seus seguidores atuam na busca do uso racional dos elementos dos ambientes naturais da Terra. Embasados no conhecimento científico e tecnológico dos sistemas naturais, eles defendem uma apropriação humana cautelosa dos recursos naturais, que respeite a capacidade de reprodução e/ou reposição natural das fontes de recursos”.

[RIBEIRO, Wagner Costa. A Ordem AmbientalInternacional. São Paulo: Contexto, 2010. p. 62]

A vertente ambientalista a que se refere o texto é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

683Q23787 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Técnico em Contabilidade, CFP

De acordo com a NBC TG 16 (R1) – Estoques, os estoques devem ser mensurados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

685Q49510 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Saneamento, SABESP, FCC

Texto associado.
Atenção: Para responder às questão, considere o texto abaixo. 

    Comparado ao tamanho dos rios amazônicos, o Tietê é um regato. Nas estatísticas, porém, é uma catarata de superlativos. Estudo mostra que o Tietê e seus afluentes formam a bacia hidrográfica mais populosa, mais rica e mais poluída do Brasil. É também a de maior desenvolvimento humano do país. Às suas margens ou perto delas moram 30 milhões de pessoas, a maior população ribeirinha do país, com médias de 10,6 anos de estudo e 75,3 anos de vida. 
    O rio Tietê nasce acima dos mil metros de altitude, nas encostas da Serra do Mar, em Salesópolis, a leste da capital. Corre 1.136 quilômetros para o interior, por 73 municípios paulistas. Deságua no rio Paraná, a 300 metros acima do nível do mar. São apenas 740 metros de desnível da nascente à foz, ou um metro de declive a cada quilômetro e meio de percurso, em média. 
    Mesmo assim, as quedas do Tietê são famosas desde antes dos bandeirantes. Para fugir desse trecho inicial tortuoso e cheio de corredeiras, a navegação rio abaixo entre os séculos XVIII e XIX começava em Araritaguaba, atual Porto Feliz, com destino às minas de ouro de Cuiabá. Por só poderem ser feitas em parte do ano, no período de cheia do rio, as expedições eram chamadas de monções
    As canoas, escavadas em troncos derrubados ao longo das margens do rio e de seus afluentes, levavam mantimentos, ferramentas e escravos para as minas, e traziam ouro. Hoje, a hidrovia Tietê-Paraná percorre 2,6 mil quilômetros e transporta 6 milhões de toneladas de carga anualmente, entre insumos e grãos. Um comboio de seis barcaças carregadas tira 210 carretas das estradas, gastando um quarto do combustível e emitindo um terço da quantidade de carbono. 
    O rio foi determinante na fundação da maior cidade do hemisfério sul e na ocupação do território ao seu redor. Nas últimas décadas, o desenvolvimento se estendeu do alto ao baixo Tietê. O desenvolvimento econômico e demográfico custou caro ao rio. A qualidade de suas águas, cristalinas em Salesópolis, passa de apenas "boa", para "ruim" e "péssima", à medida que avança pelo interior, e só volta a ficar boa em Barra Bonita. Nos últimos 30 quilômetros antes de chegar à sua foz, as águas do rio voltam a ter a mesma excelência dos primeiros 40 quilômetros de seu curso. O rio mais poluído do país se recupera e termina tão limpo quanto começou. 

(Adaptado de: TOLEDO, José Roberto de; MAIA, Lucas de Abreu e BURGARELLI, Rodrigo. O Estado de S. Paulo, 22 de setembro de 2013, A26)
Até o século passado, as margens e várzeas do Tietê ...... pela população, ...... das enchentes e do risco de doenças que ...... depois delas. 

Os espaços da frase acima estarão corretamente preenchidos, na ordem dada, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q41839 | Raciocínio Lógico, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Marisa foi ao mercado com R$ 100,00 e gastou 120% de 35% dessa quantia. Nessas condições o valor que Marisa recebeu de troco foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q17645 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Considerando o tema “Direitos Humanos”, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

688Q9195 | Raciocínio Lógico, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Uma pesquisa realizada com N moradores da cidade do Rio de Janeiro verificou que:

- 96 moradores não conheciam o Cristo Redentor;
- 129 não conheciam o Pão de Açúcar;

- 14 conheciam estes dois pontos turísticos;
- 63 conheciam pelo menos um desses dois lugares.

O valor de N é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

689Q27402 | Português, Interpretação de Textos, Telefonista, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Texto associado.
A vida dá voltas

     Sou um tipo meio fatalista. Acho que a vida dá voltas. Um amigo meu, Luís, casou-se com Cláudia, uma mulher egoísta. Ele era filho único, de mãe separada e sem pensão. Durante algum tempo, a mãe de Luís foi sustentada pelo próprio tio, um solteirão. Quando este faleceu, começaram as brigas domésticas: Cláudia não admitia que Luís desse dinheiro à mãe. Ele era um rapaz de classe média. Por algum tempo, arrumou trabalhos extras para ajudar a idosa.
     Convencido pela esposa, ele mudou-se para longe. Visitava a mãe uma vez por ano. Para se livrar da questão financeira, Luís convenceu a mãe a vender o apartamento. Durante alguns anos, ela viveu desse dinheiro. Muitas vezes, lamentava a falta do filho, mas o que fazer? Luís, sempre tão ocupado, viajando pelo mundo todo, não tinha tempo disponível. Na casa da mãe, faltou até o essencial. E ela faleceu sozinha.
     O tempo passou. Hoje, Luís, antes um profissional disputado, está desempregado. Foi obrigado a se instalar com a família na casa dos sogros, onde é atormentado diariamente. A filha de Luís e Cláudia cresceu e saiu de casa. Quer seguir seu próprio rumo!
     Luís não tem renda, nem bens. Está quase se divorciando. Ficou fora do mercado de trabalho. O que vai acontecer? A filha cuidará dele? Tenho dúvidas,porque ele não a ensinou com seu próprio exemplo.
     A vida é um eterno ciclo afetivo. Em uma época todos nós somos filhos. Em outra, tornamo-nos pais: é a nossa vez de cuidar de quem cuidou de nós.

(Walcyr Carrasco. http://vejasp.abril.com.br. Acesso em 30.12.2013. Adaptado)
No trecho – Luís casou-se com Cláudia, uma mulher egoísta. –, a palavra destacada apresenta sentido contrário de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q18226 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça: ̶ Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária! (“Um apólogo”)
Adeus, meu caro senhor. Se achar que esses apontamentos valem alguma coisa, pague-me também com um túmulo de mármore, ao qual dará por epitáfio esta emenda que faço aqui ao divino Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os que possuem, porque eles serão consolados.” (“O enfermeiro”)

Esses são os parágrafos finais de contos do livro Várias histórias (1896), de Machado de Assis. Sobre essa obra, considere as afirmativas abaixo: 

1. Todos os contos de Várias histórias terminam com algum ensinamento moral, conforme preconizava a estética realista.
2. Na obra machadiana, a competição acirrada que caracteriza a vida humana tende a se resolver após a morte, que serve de consolo e apaziguamento.
3. A agulha de “Um apólogo” identificou-se com a reflexão do professor de melancolia: os que abrem caminho nem sempre são premiados por seus esforços.
4. O protagonista de “O enfermeiro”, que cogitou não receber a herança do homem que ele matou, termina a história rico e sem arrependimentos.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q13146 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CBTU, CONSULPLAN

“O conteúdo e o significado da Administração sofreram uma grande ampliação e aprofundamento por meio das diferentes escolas de pensamento, sendo que cada tipo de variável provocou, em seu tempo, uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da Teoria Geral da Administração." (Chiavenato, 2003.)

Em relação às Teorias Clássica, de Fayol, e às da Burocracia, de Weber, é correto afirmar que enfatizaram a variável
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q136081 | Serviço Social, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FGV

A orientação neoliberal assumida pelos Governos no Brasil nos últimos 25 anos repercutiu sobre as políticas sociais (notadamente aquelas vinculadas à Seguridade Social) e também sobre o exercício profissional do assistente social no âmbito dessas políticas. A partir da análise deste contexto, muitos autores vinculados à teoria crítica avaliam que há uma tendência à redefinição no próprio trabalho profissional do assistente social, que passa a ser requisitado para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q214212 | Medicina, Médico Clínico Geral, TJ GO, FGV

Paciente masculino de 60 anos de idade procurou o clínico porque foi alertado por seus amigos sobre a necessidade de se prevenir contra o câncer de próstata. Como não tem contato com seus familiares, não sabe informar se há história de câncer na família. Relata que é totalmente assintomático. Em relação ao rastreamento de câncer, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q49483 | Segurança e Saúde no Trabalho, Agente de Saneamento, SABESP, FCC

Para a proteção completa da face do empregado contra a projeção de partículas, é obrigatório o uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q153211 | Administração de Recursos Materiais, Gestão de Estoques, Analista Legislativo Administração, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

O sinal de demandas de materiais utilizados nas fábricas, o qual consiste em disparar o processo de compras quando o estoque de um item atinge um nível previamente determinado, calculado com base no consumo médio e no prazo de atendimento, é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q60857 | Enfermagem, Saúde Mental, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

Em relação aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I - Os CAPS são dispositivos extra-hospitalares que visam substituir o hospital no atendimento à pessoa portadora de transtorno mental.
II - O atendimento nos CAPS deve incluir o acompanhamento familiar e a participação nas atividades comunitárias.
III - Embora a equipe do CAPS seja multiprofissional, não é obrigatória a presença do técnico de enfermagem nesse serviço.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q34962 | Matemática, Auxiliar em Administração, IFAC, MS CONCURSOS

Para que a equação mx2 + 3x + 4m =  possua duas raízes reais iguais, o(s) valor(es) que m deve(m) assumir é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

699Q551681 | Informática, URL, Médico do Trabalho, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Ao digitar a URL http://170.66.11.10:50 na barra de endereços de um navegador, um usuário está tentando conectar-se a um servidor Web utilizando a porta (do servidor)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q821697 | Legislação Federal, Lei 9099 1995, Oficial de Justiça, TJ RS, FAUGRS

Considere as afirmativas abaixo em relação à fase preliminar do processo do Juizado Especial Criminal.

I - Na audiência preliminar, presente o representante do Ministério Público e as partes acompanhadas por seus advogados, o Juiz esclarecerá sobre a possibilidade da composição dos danos e da aceitação da proposta de aplicação imediata de pena privativa de liberdade.

II - A conciliação será conduzida pelo Juiz ou por conciliador sob sua orientação.

III - Nos crimes de ação penal pública condicionada à representação, o não oferecimento desta na audiência preliminar implica decadência do direito.

IV - A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrência lavrará termo circunstanciado e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.