Início

Questões de Concursos 2014

Resolva questões de 2014 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


8101Q34666 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRT SP, FCC

É competência

I. material exclusiva da União cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.
II. privativa da União legislar sobre direito do trabalho e sobre seguridade social.
III. legislativa concorrente entre União, Estados, Distrito Federal e municípios legislar sobre previdência social, proteção e defesa da saúde.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8102Q31181 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CREF BA SE, CEFET BA

Um medicamento, vendido em frascos contendo 120cm3, foi receitado a uma pessoa que deve tomar quatro doses diárias de 8ml, durante oito dias.

O número mínimo de frascos desse medicamento necessários para cumprir o estabelecido no tratamento é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8103Q30861 | Direito Civil, Profissional de Direito, CREA MG, MS CONCURSOS

Assinale a alternativa em desconformidade com as disposições do Código Civil acerca da sociedade limitada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8104Q28822 | Conhecimentos Específicos, Técnicas em Construção Civil, Mestre de Obras, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Quando se fala em administrar pessoas, é preciso ter em mente que é necessário ter habilidade para isso.

Com relação às habilidades esperadas do mestre de obras, cujo trabalho inclui lidar com subordinados, é INCORRETO afirmar que dentre elas está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8105Q28139 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Oficial Legislativo, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Um relatório elaborado por investigadores da Organização das Nações Unidas (ONU) e publicado nesta quarta-feira, 11.09.13, destaca que o governo cometeu “crimes contra a humanidade” e que a oposição cometeu “crimes de guerra”.
Ainda de acordo com o relatório da ONU, “as forças gover- namentais continuaram com os ataques de grande magnitude contra a população civil, cometendo assassinatos, torturas, violações e sequestros, considerados como crimes contra a humanidade”.
Já as “forças antigovernamentais cometeram crimes de guerra, assassinatos, execuções sumárias e sequestros”, segundo a instituição.

(http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/relatorio-da-onu-fala-em- -crimes-contra-a-humanidade. Adaptado)

O texto refere-se aos problemas que ocorreram ao longo de 2013
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8106Q26981 | Matemática, Consultor Legislativo, Câmara de Acaraú CE, FUNCEPE

A caixa d"água de uma casa tem 2 m3 de volume. Quantos litros de água pode conter essa caixa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8107Q26924 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que P seja a proposição “Se o bem é público, então não é de ninguém”, julgue os itens subsequentes.
A proposição P é equivalente à proposição “Se o bem é de alguém, então não é público”.
  1. ✂️
  2. ✂️

8108Q25908 | Administração de Recursos Materiais, Assistente Administrativo, CNEN, IDECAN

*Baseado nos conceitos fundamentais de gestão de materiais e Administração Pública, responda à questão. 

Assinale a alternativa em que a gestão de materiais em uma organização privada difere-se da gestão de materiais na  Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8109Q25051 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8110Q23836 | Contabilidade Geral, Auditor, CGE MA, FGV

A Demonstração do Valor Adicionado deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas.

Assinale a alternativa que apresenta, na elaboração da DVA, exemplos de valor adicionado recebido em transferência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8111Q22932 | Raciocínio Lógico, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Para utilizar o autoatendimento de certo banco, o cliente deve utilizar uma senha silábica composta por três sílabas distintas. Para que possa acessar a sua conta em um caixa eletrônico, o cliente deve informar a sua senha silábica da seguinte maneira:
• primeiramente, é apresentada uma tela com 6 conjuntos de4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém aprimeira sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionaresse conjunto;

• em seguida, é apresentada uma segunda tela com 6 novos conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a segunda sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar esse conjunto;

• finalmente, é apresentada uma terceira tela com 6 novos conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a terceira sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar esse conjunto.

A informação da senha silábica só será considerada correta se cada uma das 3 sílabas que compõem essa senha for informada na ordem solicitada: a primeira sílaba deverá estar no conjunto selecionado na primeira tela; a segunda sílaba, no conjunto selecionado na segunda tela; e a terceira sílaba, no conjunto selecionado na terceira tela.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Se um cliente esquecer completamente a sua senha silábica, a probabilidade de ele acertá-la em uma única tentativa, escolhendo aleatoriamente um conjunto de sílabas em cada uma das três telas que forem apresentadas pelo terminal de autoatendimento, será inferior a 0,005.
  1. ✂️
  2. ✂️

8113Q20590 | Administração Pública, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere a gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla GESPUBLICA, sempre que utilizada, refere-se a Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Nas organizações, a gestão de pessoas direcionada às questões da diversidade representa um desafio para os administradores devido ao fato de eles terem de administrar diferentes culturas, sexualidades, espiritualidades, linguagens e idades.
  1. ✂️
  2. ✂️

8114Q19520 | Português, Auditor, AL BA, FGV

Texto associado.
  Sai a energia limpa, entra o pré-sal 

     Vivemos um tempo em que o fantasma do apagão assombra o já inseguro, pouco competitivo e bamboleante setor industrial brasileiro. Pouco a pouco esse fantasma começa também a assustar os incautos cidadãos comuns de nosso país.
     Por um lado, o Brasil possui uma das matrizes elétricas consideradas uma das mais limpas do mundo. Entre 80% e 90%da nossa geração elétrica vêm de fontes renováveis. Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – da Agência Nacional de Águas – o país tem cerca de mil empreendimentos hidrelétricos, sendo que mais de 400 deles são pequenas centrais hidrelétricas.
     Por outro lado, se olharmos nossa matriz energética como um todo, veremos que estamos muito longe de sermos exemplo na área de energias limpas.Mais de 52% da energia que move o Brasil vêm do petróleo e seus derivados, empurrando a energia hidrelétrica para um modesto terceiro lugar, com apenas 13% do total, ficando também atrás da energia gerada através da cana (álcool +biomassa, com 19,3%).
     Se você vivia no país antes de 2007, deve ter lido ou ouvido falar que o Estado brasileiro estava investindo pesadamente em biocombustíveis e em fontes energéticas renováveis e limpas.Pelo discurso oficial, o Brasil se tornaria a potência energética limpa do terceiro milênio e um país exportador dessas tecnologias.
     Mas em 2007, Deus – talvez por ser brasileiro – resolveu dar uma mãozinha e nos deu de presente o pré‐sal, rapidamente vendido (sem trocadilhos) como a redenção de todos os nossos problemas. O que se viu a partir daí foi uma verdadeira batalha política entre os estados “com pré‐sal” e os estados “sem pré‐sal”pelos royalties do tesouro recém‐descoberto.
     A face menos perceptível desse fenômeno foi que, como mágica, sumiram os projetos de desenvolvimento tecnológico e de inovação para aprimoramento e popularização de fontes energéticas limpas.
     (....) É muito triste constatar que vivemos em um país de discursos, sem nenhum planejamento estratégico para a área de energia e, pior, que o Brasil fez uma clara opção pelo caminho da poluição e da ineficiência energética.
     Quanto ao fantasma do apagão, justiça seja feita, o Estado brasileiro tem feito sua parte para espantá‐lo definitivamente.Mas, como não há planejamento, faz isso como pode, rezando todos os dias – e com muita fé – para que São Pedro mande o único antídoto que pode, de fato, impedir que esse espectro da falta de planejamento provoque um colapso energético no país: a chuva.

(José Roberto Borghetti e Antonio OstrenskyO Globo, 27/03/2014) 
Assinale  a  opção  em  que  os  prefixos  dos  vocábulos  possuem  o  mesmo valor semântico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8115Q18932 | Informática, Sistemas Operacionais, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Considerando um serviço de vídeo sob demanda em um sistema operacional multimídia, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. No esquema de vídeo quase sob demanda o usuário tem momentos pré-definidos para iniciar o recebimento do fluxo de vídeo.
II. Num esquema de vídeo quase sob demanda, se um fluxo se iniciar a cada dois minutos serão necessários 60 fluxos para que um usuário espere no máximo dois minutos para começar a assistir um filme de duas horas.
III. Não é possível ter controles de pausa e reinício no esquema de vídeo quase sob demanda.
IV Servidores de arquivo para sistemas vídeo sob demanda devem operar com sistemas de arquivo no paradigma pull.
V. Servidores de arquivo para sistemas vídeo sob demanda operam com os mesmos requisitos dos servidores de arquivos para sistemas de banco de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8116Q18914 | Português, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(    ) A composição é caracterizada como um processo de formação de palavras em que o vocábulo criado possui significado único e constante.
(    ) A derivação é um processo de formação de palavras a partir da combinação de afixos a outras palavras classificadas como primitivas.
(    ) As palavras livraria, padaria, reter, dentista e muralha são exemplos que servem para ilustrar o processo de formação por derivação sufixal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8117Q18065 | História, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESP

Sobre a Força Pública na Primeira República brasileira, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8118Q17635 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Sobre a Crise econômica norte-americana de 1929 e suas consequências é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8119Q17270 | Direito Constitucional, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Quanto às chamadas “ações constitucionais”, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8120Q16105 | Português, Assistente em C T 3 I, AEB, CETRO

Assinale a alternativa em que a preposição “a” não deva ser empregada, de acordo com a regência nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.